ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Watts rms de 1 (altofalante/coluna)?

+3
Naré Cardoso
Schmeichel
port1001
7 participantes

Ir para baixo

Watts rms de 1 (altofalante/coluna)? Empty Watts rms de 1 (altofalante/coluna)?

Mensagem por port1001 Qui Abr 18 2013, 09:38

Existe forma simples de cálculo dos watts rms de 1 (altofante/coluna)???
E de saber se trabalha a 8, 16 ou 4 ohms?
Obviamente devido a falta do autocolante nas mesmo(a)s.
port1001
port1001

Post Count : 23
Idade : 49
Localização : idanha
Guitarra : ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 03/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Watts rms de 1 (altofalante/coluna)? Empty Re: Watts rms de 1 (altofalante/coluna)?

Mensagem por Schmeichel Qui Abr 18 2013, 10:23

A resistência medes com um multímetro.

A potência RMS pode ser calculada a partir da tensão é aplicada ao speaker (e que podes medir também com o multímetro). Basicamente tens:
P (média) = V (média)*V (média)*/R

P - Potência
V - Tensão (com "n")
R - Resistência

Podes ver a teoria na Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Audio_power#Power_calculations
Schmeichel
Schmeichel
ADMINISTRADOR

Post Count : 3529
Idade : 52
Localização : Portugal
Guitarra : G&L; Vintage; Epiphone
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 13/07/2009

http://schmeichel72.hi5.com

Ir para o topo Ir para baixo

Watts rms de 1 (altofalante/coluna)? Empty Re: Watts rms de 1 (altofalante/coluna)?

Mensagem por port1001 Seg Abr 22 2013, 07:54

Obg pela ajuda!
port1001
port1001

Post Count : 23
Idade : 49
Localização : idanha
Guitarra : ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 03/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Watts rms de 1 (altofalante/coluna)? Empty Re: Watts rms de 1 (altofalante/coluna)?

Mensagem por Naré Cardoso Seg Abr 22 2013, 08:29

Nao consegui entender um boi Razz
Entao se eu tiver um altifalante (e por acaso até tenho) "novo" para meter no meu amp novo (por acaso já está instalado) e se nao souber a potencia do gajo (e nao sei mesmo), como posso saber se é seguro meter o gajo no amp que debita 15WRMS? Nao quero saber apotencia do amp... Já sei! Quero saber é a potencia que o altifalante aguenta... Nao faço a minima ideia Neutral

No meu caso, a minha experiencia diz-me que o tamanho do iman, que é o dobro do tamanho do altifalante de origem, deve aguentar na boa os 15W do amp... Mas se eu tivesse um amp de 50W já nao arriscava meter um altifalante sem saber a potencia que aguenta...

Será que há alguma maneira simples de conseguir saber isso? O que me parece nesse artigo é para calcular os WRMS debitados pelo amp... mas nao é isso que eu quero saber Wink
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Watts rms de 1 (altofalante/coluna)? Empty Re: Watts rms de 1 (altofalante/coluna)?

Mensagem por Slider56 Seg Abr 22 2013, 08:56

Não é de todo impossível de determinar os limites aceitáveis que um altifalante tem de dissipar a corrente recebida.Em parte o íman é muito importante para contrariar a compliance do cone quando atravessado por uma determinada corrente eléctrica;por outro lado as características da bobine contam e muito.(resistência,densidade,composição do fio,secção,etc...)

Havia uma fórmula que ajudava a ter uma ideia aproximada,mas já não me lembro,e não tinha aplicação prática no nosso trabalho,porque quando montávamos algum sistema de raíz para algum eventual cliente,já sabíamos de antemão as características dos diversos altifalantes e outros drivers...

Por vezes aparecem uns números à laia de nº de série,mas só as fábricas de origem sabem de que tipo se trata e das características... No
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Watts rms de 1 (altofalante/coluna)? Empty Re: Watts rms de 1 (altofalante/coluna)?

Mensagem por Naré Cardoso Seg Abr 22 2013, 09:01

Pois... A mim nao me faz confusao saber ou nao saber, neste caso, porque sendo um amp com 15W, dificilmente o altifalante aguentará menos do que isso... Eu acredito que seja pelo menos de 30W portanto nao há crise, mas era porreiro saber isso...
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Watts rms de 1 (altofalante/coluna)? Empty Re: Watts rms de 1 (altofalante/coluna)?

Mensagem por Slider56 Seg Abr 22 2013, 09:03

Se são altifalantes para guitarra aplicados num determinado amplificador,por certo que não dissipam à justa: se o amp debita 15 watts r.m.s. provávelmente o altifalante aguentará o dobro ou mais ainda em peaking...,mas não abuses... Twisted Evil
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Watts rms de 1 (altofalante/coluna)? Empty Re: Watts rms de 1 (altofalante/coluna)?

Mensagem por Naré Cardoso Seg Abr 22 2013, 09:06

Slider... Este altifalante é outro... O de origem tá guardado! Wink
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Watts rms de 1 (altofalante/coluna)? Empty Re: Watts rms de 1 (altofalante/coluna)?

Mensagem por jonypaul Seg Abr 22 2013, 11:40

Schmeichel, a tua ideia está mais do que certa, mas continuas a não saber quanto é a voltagem máxima que o altifalante aguenta... só vais conseguir medir a impedância, o que pelo menos já é uma ajuda. De resto, acho que só a "olho" ou procurando pela referência.
jonypaul
jonypaul
Guitarrista de garagem

Post Count : 290
Idade : 32
Localização : Oeiras
Guitarra : Telecaster, Walden
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Watts rms de 1 (altofalante/coluna)? Empty Re: Watts rms de 1 (altofalante/coluna)?

Mensagem por Z3D Seg Abr 22 2013, 12:05

To determine a speaker's power handling, one needs to subject it to a power test. This consists of feeding the speaker with a test signal, typically some kind of noise signal with controlled dynamics, for a given amount of time, normally ranging from 2 to 100 hours.

The test signal is commonly some form of pink noise. Pink noise is a random signal that shows the same energy in all frequency bands. This signal is not constant in time, but possesses some degree of dynamics. Pink noise allows us to perform tests were the speaker is stressed thermally as well as mechanically.
http://www.doctorproaudio.com/doctor/temas/powerhandling.htm

Conclusão: ou tens o equipamento para isto, ou batatas.
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Watts rms de 1 (altofalante/coluna)? Empty Re: Watts rms de 1 (altofalante/coluna)?

Mensagem por Naré Cardoso Seg Abr 22 2013, 12:14

Pois... Já calculava Rolling Eyes
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Watts rms de 1 (altofalante/coluna)? Empty Re: Watts rms de 1 (altofalante/coluna)?

Mensagem por Z3D Seg Abr 22 2013, 12:22

Caso para dizer, "porque tudo tem de ser complicado??????????"
Right?
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Watts rms de 1 (altofalante/coluna)? Empty Re: Watts rms de 1 (altofalante/coluna)?

Mensagem por JHV Seg Abr 22 2013, 15:26

Não será nada fácil descobrir isso pale
JHV
JHV
Guitar Hero

Post Count : 1695
Idade : 58
Localização : Alentejo
Guitarra : YAMAHA RGZ 211M; VINTAGE SG
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Watts rms de 1 (altofalante/coluna)? Empty Re: Watts rms de 1 (altofalante/coluna)?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos