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Les Paul DIY (tópico actualizado)

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Mensagem por Malheiro Sáb Abr 13 2013, 20:43

Decidi modificar o tópico para ficar um 'making off' da minha guitarra.
Portanto, encomendei uma les paul ao Carlos da Guitars & Woods.

Solid body e braço em mogno, tampo em maple, escala em ébano e bolha de ébano no headstock.

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Vou continuar a postar updates de hardware e acabamento para a guitarra!


Última edição por Malheiro em Dom Abr 21 2013, 08:22, editado 2 vez(es)
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Mensagem por ali3ncorp Dom Abr 14 2013, 11:03

Penso que não eh nessesário as cavidades estarem ligadas entre si..a meu ver (e é o que faço em todas as guitarras), basta fazer shielding em cada cavidade sem ter de se passar fio nenhum..

a ideia do shielding eh isolar os componentes de cada cavidade, de interferencias exteriores, metendo-as como que dentro de uma caixa de metal. por isso nao vejo que mais valia traria ligar as cavidades entre si
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Mensagem por Malheiro Dom Abr 14 2013, 17:25

Obrigado pela resposta Very Happy

Esse é o meu pensamento inicial, o princípio da jaula de faraday é isolar os componentes de cargas exteriores, mas nas instalações de shielding ví que o pessoal liga as cavidades entre sí e as cavidades a terra, não estava a ver como isso seria possível...
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Mensagem por Waltheer Seg Abr 15 2013, 02:33

@malheiro: EMG e shielding no way.

@ali: TODAS as cavidades têm que estar ligadas entre si.
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Mensagem por Slider56 Seg Abr 15 2013, 08:22

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Mensagem por ali3ncorp Seg Abr 15 2013, 14:10

@Waltheer, acredito no que dizes porque sabes o que fazes sem duvida
mas nao percebo o porque de dizeres que as cavidades "TEEM" de estar todas ligadas entre si... :S

Acredito que haja uma explicaçao/razão logica e que me vais dizer eheh

De qualquer forma..tenho feito alguma electronica em varias guitarras que nao teem ligação entre cavidades e as guitarras ficaram todos muito silenciosas..eh so por isso que nao percebo o porque :S
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Mensagem por Waltheer Seg Abr 15 2013, 14:23

o shielding só funciona se estiver ligado à massa (ground). é o princípio das "gaiolas" do faraday... Logo, torna-se lógico conectar todas as cavidades.

lembrem-se sempre: à inúmeros factores que podem causar (e minimizar) a existência de ruído. Inclusivé os próprios pickups.

matéria para lerem com atenção:

http://www.thegearpage.net/board/showthread.php?t=847972

http://en.wikipedia.org/wiki/Faraday_cage

(especialmente a parte "operation")
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Mensagem por Luis77 Seg Abr 15 2013, 14:26

Mas é preciso fazer shielding a uma Les Paul (assumindo que usa humbuckers) ? Tinha a ideia de que os humbuckers eram "imunes" ao ruído, ao contrário dos Single Coils.

Alguém me pode corrigir?
T
E desculpa lá o Off Topic!


Última edição por Luis77 em Seg Abr 15 2013, 14:35, editado 1 vez(es)
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Mensagem por ali3ncorp Seg Abr 15 2013, 14:27

entao o shielding nao funciona por si so?
isso eh estranho porque na minha LP notei diferença para melhor e no entanto nao liguei nada entre a cavidade do pu (so tem o da ponte) e a cavidade da electronica... :S
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Mensagem por Waltheer Seg Abr 15 2013, 14:34

o que notas é o shielding da cavidade (potenciómetros), mas essa está ligada à terra (pelos próprios potênciómetros). pode-se também dar o caso que o shielding da cavidade do humbucker esteja em contacto com o próprio humbucker, o que a liga à terra (a baseplate dos Humbuckers está ligada à terra)
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Mensagem por Slider56 Seg Abr 15 2013, 17:10

A maioria dos ruídos provocados num circuito passivo devem-se inicialmente a uma alimentação deficiente (falta de terra,fases trocadas,isolamento deficiente,e por aí fora,já para não falar em cabos e soldaduras da treta...).Alguma parte dos tais ruídos e/ou interferências também podem ser induzidos por RF (radio frequence),logo torna-se indispensável proceder ao isolamento total dos circuitos,seja em singlecoils ou humbuckers,porque basta um elemento do circuito ter algum defeito ou ter sido montado/instalado à parva e aparecem os tais ruídos "inexplicáveis"...

Realmente o conceito da gaiola de Farady é o melhor exemplo de como tudo se passa.Se a blindagem/shielding for eficaz e bem feita,(seja em alumínio ou cobre ou até em tinta condutora à base de grafite,cobre ou prata),basta que as placas de revestimento dos potenciómetros estejam em contacto com essa mesma blindagem para se tornar desnecessário o tal fio soldado nas costas do pots,mas também verdade seja dita,nunca é demais...


Uma atenção especial quanto à colocação de potenciómetros directamente na blindagem para que se evite que os bornes toquem nessa mesma blindagem ( erro demasiado cometido quando se aprofundam os locais onde os pots assentam: fazem uma espécie de cavidades e quando da instalação por questões da altura dos veios,os contactos/bornes tocam na blindagem e ou há ruídos inesperados ou simplesmente o sinal é anulado e não há som para ninguém...) No
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Mensagem por Malheiro Seg Abr 15 2013, 18:16

@Waltheer, quanto à questão de eu usar um circuito activo, porque não poderei fazer shielding?
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Mensagem por Malheiro Seg Abr 15 2013, 18:38

Os emg têm ligação terra já no circuito normal deles (ou algo do género), mas fazer shielding na cavidade do switch e dos pots não será benéfico?
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Mensagem por Z3D Seg Abr 15 2013, 21:02

Os emg têm ligação terra já no circuito normal deles

...e os passivos nao?

Vamos por partes.

Um pickup activo basicamente é um sistema que inclui pickup passivo+circuito de pre.amplificação.
A diferença é que o "pickup passivo" é de muito menor impedância que um pickup passivo normal. E porquê? porque tem muito menos voltas no enrolamento. Tendo menos voltas, o output será menor - daí a necessidade de um pre-amplificador.

No que toca a "buzzs" e interferencias as vantagens são óbvias: menos impedância significa menos fio. Menos fio significa que é menor sujeição a interferencias externas.

A bateria é necessária para alimentar o pre-amp. Normalmente 9V, embora haja pickups activos que estejam desenhados para outras tensões - lembro-me dos Ibanez de 3V por ex.

A necessidade de fazer shielding em cavidades de pickups activos é mínima. Eles foram "desenhados" exactamente para eliminar o ruído induzido (para além de outras características como filtros activos e equalização no circuito de pre-amp, mas que são estabelecidas pelo fabricante e não são alteráveis pelo guitarrísta, a não ser que ele desmonte os pickups e tenha ferramentas e conhecimentos de electrónica suficientes).

Agora pode-se argumentar que todo este "sistema de captação activo" possa ser de alguma forma influenciado por interferencias externas. É pouco provável, mesmo muito pouco. Isto porque, mais uma vez, foram desenhados e projectados para não serem sujeitos a isso. A própria "caixa" do pickup é uma gailoa de faraday. Vejam:

Les Paul DIY (tópico actualizado) 115788_577

Estão a ver a "caixa" desenhada como linha "picotada", está ligada ao ground, em baixo.
Podem também ver as duas bobines L1 e L2 do lado esquerdo (são os "single-coils" de bobinagem reduzida que referi) e a meio o IC de pre amplificação, alimentado por 9V (por cima).
O ground da bateria de 9V, da "caixa do pickup" e do resto do circuito da guitarra (mesmo o do eventual shielding) é comum.

Conclusão: não há necessidade de shielding nas cavidades do pickup activo. Se fizerem shielding, também não advirá nenhum mal, mas eu aproveitaria melhor o meu tempo.
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Mensagem por Waltheer Ter Abr 16 2013, 02:46

Pronto, o Z3D já disse tudo.

Apenas acrescento que algures li (antigo fórum da EMG se não me engano) que a EMG recomendava que as guitarras Não tivessem shielding (creio que para diminuir os riscos de curto circuito).
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Mensagem por Z3D Ter Abr 16 2013, 03:10

Bom dia Waltheer!

desta vez cheguei primeiro Smile

sabes, nao gosto de PUs activos (hate the damn thing really).

um gajo olha para o esquema e o que vê?
Uns singlecoils mirrados que precisam de um op-amp para lhes dar voz (tipo quando um gajo precisa dum altofalante de mão para berrar ao povo), e mesmo assim essa voz ainda vai passar por uma carrada de "isolating capacitors", com o som sujeito às características e qualidade do op-amp, da compressão do som provocado por este e sem sequer podermos regular o tom final sem ser nos potenciometros da guitarra (e mesmo assim...). Ou seja, lá se vai grande parte do tom orgânico natural do pickup, do corpo da guitarra.... enfim....

"Ah e tal, tem mais output!"

Se eu quiser mais output uso um bom pedal de clean boost (no fundo é o que o op-amp está lá a fazer), e não perco as características do tom natural da guitarra e do pickup passivo.

Os pickups activos são excelentes é numa coisa: tornar uma guitarra de m3rda audível.

(estamos a falar de guitarras)
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Mensagem por Waltheer Ter Abr 16 2013, 03:31

@Z3D, em teoria, menor enrolamento dos pu's= mais som da "guitarra" - pu's mais "neutros". Agora o que se passa é que essa pureza vai-se perder no estágio de amplificação do pu activo (uns são melhores nisso, outros piores).
Não sou fã de activos pessoalmente (e nunca vou conseguir entender o porquê de guitarras de 1000€ e mais virem com EMG's...) mas os EMG (e em especial a combinação 81/85) têm sido o "Santo Graal" do Metal nos últimos 30 anos.
Há outras marcas de pu's activos (a SD por exemplo mas as críticas aos livewire e blackouts são mazinhas) e a própria EMG reviu o circuito do pré há pouco tempo (dando origem à linha "X" dos quais me têm falado muito bem, mas ainda não fiz o test drive).

Agora se for por questões de output... SD SH8, DIZ- H2N, ou uns BK metem os EMG's a um canto.
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Mensagem por Malheiro Ter Abr 16 2013, 07:59

Ok, gostos são gostos...
Z3D, obrigado pela paciência para a explicação Very Happy
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Mensagem por ali3ncorp Ter Abr 16 2013, 08:54

Ah, assim já estou a perceber o porque de ter tido melhorias mesmo nao fazendo a ligação das cavidades umas ahs outras.

Assim já faz sentido..sendo assim sou um lucky one que ponho tudo a fazer contacto "acidentalmente" eheh
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Mensagem por Slider56 Ter Abr 16 2013, 09:09

Outra das razões porque alguns fabricantes de pickups activos não aconselham o shielding é pelo simples motivo de evitar que a massa e superfície da blindagem extra se torne uma antena inesperada que poderá eventualmente captar por indução ruídos externos gerados por outros dispositivos na proximidade,e está-me neste preciso momento a ocorrer o caso dos telemóveis que são danados para provocar interferências seja onde fôr... (e então em microfones wireless é o prato do dia...!)
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Mensagem por Z3D Ter Abr 16 2013, 11:14

nunca vou conseguir entender o porquê de guitarras de 1000€ e mais virem com EMG's...

penso exactamente o mesmo Shocked

E sim waltheer, tens razão quando dizes que os "mini-coils" captam o som mais "puro". E o problema é mesmo esse, deixam de ter personalidade própria Smile
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Mensagem por Slider56 Ter Abr 16 2013, 15:24

Tudo bem,mas não esquecer que a EMG é apenas uma das várias marcas que usa circuitos activos;assim de repente estou-me a lembrar de alguns modelos mais clássicos da Alembic,que além de excelentes baixos também controem guitarras e as activas deles soam de forma espetacular,não se parecem nem de perto com a frieza/crueza despersonalizada dos EMG's...

Para alguns géneros de música prestam-se muito bem,mas são apenas a ponta do iceberg do kit... Wink
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Mensagem por Z3D Ter Abr 16 2013, 16:14

Acredito que sim Slider. Eu é que ainda estou para ouvir um activo que me agrade, que tenha um "growll" dum passivo (nao estou a falar de output).
Epa nao me consigo explicar melhor... isto dos gostos sonoros tem destas coisas.
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Mensagem por Malheiro Dom Abr 21 2013, 08:23

Actualização do Tópico!
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Mensagem por Malheiro Dom Abr 21 2013, 08:58

Aqui vai o hardware para a gaja:

os pickups
http://www.thomann.de/pt/emg_zakk_wylde_pro.htm

bridge e tailpiece
http://www.thomann.de/pt/schaller_gtm_b.htm || http://www.thomann.de/pt/schaller_149061.htm

carrilhões
http://www.thomann.de/pt/gibson_gimh010.htm

toggle switch
http://www.thomann.de/pt/gibson_toggleswitch.htm



A minha ideia inicial era só ter 2 pots, mas por causa dos esquemas dos pickups, vai ficar com mais um furo, 2 volume e 1 tom.

A guitarra vai ser usada para tocar death metal, e afinada em B standard.
Digam coisas acerca do hardware, e o que possivelmente posso comprar melhor tendo em conta o estilo de musica para o qual a guitarra vai ser usada.



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