ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Técnica Dedilhado

4 participantes

Ir para baixo

Técnica Dedilhado Empty Técnica Dedilhado

Mensagem por Dan Aldeano Qua Mar 27 2013, 14:39

Boas,

Antes de mais gostava de informar todos, principalmente os administradores e moderadores, que antes de criar este tópico verifiquei a existência ou não existência de tópicos semelhantes a este, mas que por algum motivo incerto não tinham os conteúdos necessários disponíveis para qualquer utilizador que necessitasse dos mesmos.

Bom, agora falando no assunto pelo qual criei o tópico que é o que verdadeiramente interessa:

Escrevi Técnica de Dedilhado no título pois não sabia exatamente o que escrever. Sempre toquei com palheta e nunca abdiquei dela por nada deste mundo. Mas agora as coisas estão em constante mudança e decidi começar a usar os dedos para algumas sonoridades distintas.

O que vos pergunto é:
Existe alguma técnica exacta sobre tocar com os dedos?

Abraço!
Dan Aldeano
Dan Aldeano
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 218
Idade : 29
Localização : Coruche
Guitarra : Danelectro 59-DC
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 26/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica Dedilhado Empty Re: Técnica Dedilhado

Mensagem por Dan Aldeano Qua Mar 27 2013, 16:04

Up
Dan Aldeano
Dan Aldeano
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 218
Idade : 29
Localização : Coruche
Guitarra : Danelectro 59-DC
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 26/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica Dedilhado Empty Re: Técnica Dedilhado

Mensagem por cynic Qua Mar 27 2013, 16:08

Eu não sei muito sobre o assunto, mas uma das poucas coisas que aprendi, é que se deve usar o polegar para as primerias 3 cordas, o indicador para a quarta, o do meio para a quinta e o anular para a sexta. Não sei se essas informações são correctas mas alguém há de confirmar ou não.
cynic
cynic
Aprendiz de guitarra

Post Count : 92
Idade : 35
Localização : Albufeira
Guitarra : Fender Telecaster Baja, Ibanez RG, Epiphone LP Custom
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 23/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica Dedilhado Empty Re: Técnica Dedilhado

Mensagem por Dan Aldeano Qua Mar 27 2013, 16:11

Boas,

Obrigado pela resposta, cynic!

Tenho andado aqui pela net à procura de informações concretas mas tem sido um tanto ou quanto dificil.
Eu também acho que é assim. Mas fica a minha questão: E então o dedo mindinho? Esse não se usa?

E é claro que mesmo para usar os dedos deve haver uma técnica, tal como na mão esquerda. Já ouvi falar em manter a mão em forma de concha. É correcto?

Abraço!
Dan Aldeano
Dan Aldeano
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 218
Idade : 29
Localização : Coruche
Guitarra : Danelectro 59-DC
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 26/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica Dedilhado Empty Re: Técnica Dedilhado

Mensagem por Dan Aldeano Qua Mar 27 2013, 16:22

Boas,

Acabei de achar este vídeo que achei interessante:



Abraço!
Dan Aldeano
Dan Aldeano
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 218
Idade : 29
Localização : Coruche
Guitarra : Danelectro 59-DC
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 26/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica Dedilhado Empty Re: Técnica Dedilhado

Mensagem por ObiQueloKenobi Qua Mar 27 2013, 16:36

Dan, procura um livro sobre como aprender a tocar guitarra clássica/acústica, foi assim que aprendi qualquer coisa.
avatar
ObiQueloKenobi
Guitar Hero

Post Count : 1883
Localização : Lisboa
Guitarra : roland micro cube & esp ltd m-10
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 13/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica Dedilhado Empty Re: Técnica Dedilhado

Mensagem por Dan Aldeano Qua Mar 27 2013, 16:39

Boas,

Eu consigo usar os dedos na boa... Gostava mesmo de saber é se havia um posicionamento exato...

Abraço!
Dan Aldeano
Dan Aldeano
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 218
Idade : 29
Localização : Coruche
Guitarra : Danelectro 59-DC
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 26/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica Dedilhado Empty Re: Técnica Dedilhado

Mensagem por cynic Qua Mar 27 2013, 18:54

Youtube tentar ver videos como eles tocam, mas na minha opnião faz como te sentes mais confortável, umas das musicas que me ajudou a ficar confortavel de inicio foi a nothing else matters. Eu ja sabia tocar a musica mas tocava de forma completamente errada ate aprender a dedilhar, torna-se bastante simples depois.
cynic
cynic
Aprendiz de guitarra

Post Count : 92
Idade : 35
Localização : Albufeira
Guitarra : Fender Telecaster Baja, Ibanez RG, Epiphone LP Custom
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 23/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica Dedilhado Empty Re: Técnica Dedilhado

Mensagem por felizol44 Qui Mar 28 2013, 14:22

Ora vamos lá a isto...

Em primeiro lugar os dedos: como o cynic já disse e muito bem: o polegar serve para fazer os baixos ou também chamados bordões: cordas E(mi), A(lá) e D(ré). Por vezes também vai à corda G(Sol) mas isso já mais raro e só acontece em alguns exercícios. Depois os dedos indicador, médio e anelar posicionam-se respetivamente nas cordas G(sol), B(si) e E(mi). E vais tentando alternar os dedos. Isto é o básico do dedilhar.

Depois disto tens 2 técnicas para dedilhar, duas pulsações (chamam-se assim):

Pulsação simples: é a mais usada pelos guitarristas e é aquela em que não "apoias" os dedos em nenhuma outra corda. Para não complicar é a pulsação que se usa normalmente. O "normal dedilhar"

Pulsação apoiada: é aquela em que apoias os dedos na corda imediatamente anterior aquela em que estas a dedilhar. Com isto ganhas velocidade. Esta pulsação é muito usada para solar rapidamente(isto para quem não use palheta claro).

Isto deves saber mas de qualquer maneira aqui fica para quem não saiba. Convém saber os respetivos bordões ou baixos para cada acorde. Por exemplo o acorde Sol tem o bordão/baixo Mi.

A nível de técnica exacta para tocar, só sei que se deve tocar com a cabeça dos dedos (já perto da unha) os dedos ficam virados para cima. Não sei se me estou a fazer entender mas pode ser que esta imagem ajude: Técnica Dedilhado Search?hl=pt-PT&q=dedilhar&bav=on.2,or.r_cp.r_qf.&bvm=bv.44442042,d.d2k&biw=1366&bih=643&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=2aZUUYLiJ5Ly7AaKloGgAg#imgrc=tXVEtGPN1whEBM%3A%3B4TpIeAQQktY-hM%3Bhttp%253A%252F%252Ffarm5.static.flickr.com%252F4136%252F4788407837_dffe9f924f.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Focenosamba.com

Outra coisa é importante é o polegar: deve estar sempre perpendicular aos restantes dedos e a apontar para o braço da guitarra. Se isso não acontecer para além de criares maus vícios perdes muita velocidade nos baixos.

Exercícios? Bem isso agora é um mundo. Podes treinar cordas soltas só com os dedos indicador e médio, podes treinar só com médio e anelar (mas isso ainda é dificil para quem não tiver destreza nos dedos). Podes dedilhar com polegar,indicador, médio e anelar. Podes treinar só o polegar nos baixos. Agora é um mundo a explorar.


Espero ter ajudado....
felizol44
felizol44
Guitarrista de garagem

Post Count : 388
Idade : 32
Localização : Covilhã
Guitarra : Fender Jaguar Custom Made; APC 8C; Baixo Flea Street Bass
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 05/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica Dedilhado Empty Re: Técnica Dedilhado

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos