Leo Fender work space @ G&L guitars
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Re: Leo Fender work space @ G&L guitars
tudo dito...
Z3D- Guitar GOD
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Re: Leo Fender work space @ G&L guitars
Nao tinha visto este post ainda e já devem ter dito isto com certeza absoluta, nao tive a ler o topico, sorry, mas cá vai.....
O primeiro video é a prova absoluta que a madeira da guitarra nao interessa para absolutamente nada... Só para a fazer mais pesado/leve
Nao?
O primeiro video é a prova absoluta que a madeira da guitarra nao interessa para absolutamente nada... Só para a fazer mais pesado/leve
Nao?
Naré Cardoso- ADMINISTRADOR
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Re: Leo Fender work space @ G&L guitars
É discutível... em termos de som pode não alterar muito (pelo menos nada que não consigas corrigir com o eq do amp) mas uma madeira "verde" é muito mais instável do que uma madeira bem seca. Secar madeira leva tempo, e tempo é dinheiro
Além disso, o corte ideal da madeira para fins estruturais é quarter sawn, o que limita a zona do tronco que consegues utilizar e implica também que precisas de arranjar árvores maiores (e mais antigas).
Se calhar consegues sacar o mesmo som com algum trabalho de equalização, mas uma guitarra com boas madeiras à partida é mais "resistente".
Além disso, o corte ideal da madeira para fins estruturais é quarter sawn, o que limita a zona do tronco que consegues utilizar e implica também que precisas de arranjar árvores maiores (e mais antigas).
Se calhar consegues sacar o mesmo som com algum trabalho de equalização, mas uma guitarra com boas madeiras à partida é mais "resistente".
jonypaul- Guitarrista de garagem
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Re: Leo Fender work space @ G&L guitars
Só falo do som, nao da durabilidade... A questao é essa... Nunca se discutiu a durabilidade de umamadeira com um corte como deve de ser, contra um corte á balda! nao é isso que está em questao... É apenas o som!
Mahogany tem o som assim
Maple tem o som assado
etc...
Ya, tem, acusticamente, quando ligas ao amp acabou lol
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Maple tem o som assado
etc...
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Naré Cardoso- ADMINISTRADOR
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Re: Leo Fender work space @ G&L guitars
Não acho que seja 0% de contribuição, mas acho que não contribui o suficiente de forma a que não consigas fazer o som que queres com uma pequena equalização, ou mexendo na altura dos pickups.
A verdade é que madeiras diferentes "absorvem" mais ou menos as frequências mais altas (são low-pass filters, no fundo), o que implica que, por exemplo, uma madeira mais densa como maple deixe passar mais frequências altas.
No entanto em ambas as extremidades das cordas o contacto é feito com materiais muito duros, nomeadamente metal e osso/grafite, por isso a influência da madeira é muito limitada!
A Fender é a primeira a "admitir" isto, uma vez que em alguns modelos a madeira escolhida depende do acabamento que queres. Se quiseres um acabamento opaco, metem-te basswood. Se queres uns translúcido, metem alder ou ash, que é mais bonito
A verdade é que madeiras diferentes "absorvem" mais ou menos as frequências mais altas (são low-pass filters, no fundo), o que implica que, por exemplo, uma madeira mais densa como maple deixe passar mais frequências altas.
No entanto em ambas as extremidades das cordas o contacto é feito com materiais muito duros, nomeadamente metal e osso/grafite, por isso a influência da madeira é muito limitada!
A Fender é a primeira a "admitir" isto, uma vez que em alguns modelos a madeira escolhida depende do acabamento que queres. Se quiseres um acabamento opaco, metem-te basswood. Se queres uns translúcido, metem alder ou ash, que é mais bonito
jonypaul- Guitarrista de garagem
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Re: Leo Fender work space @ G&L guitars
Eu comeco a chegar á conclusao que é mesmo 0% de influencia... Mas atencao que eu sempre acreditei que a madeira é que ditava a maior parte na caracteristica do som.........
Até que alguém (Z3D penso eu) postou isto aí algures:
Apartir daqui deixei de acreditar no pai natal
Até que alguém (Z3D penso eu) postou isto aí algures:
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Naré Cardoso- ADMINISTRADOR
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Re: Leo Fender work space @ G&L guitars
Além disso, o primeiro video deste post mostra perfeitamente que o Leo Fender testava o som dos PUs num braco agarrado a um pedaco de madeira qualquer... Ele testava o som dos pickups ali e nao andava a trocar madeiras nenhumas... Certo?
Revê o video:
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Naré Cardoso- ADMINISTRADOR
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Re: Leo Fender work space @ G&L guitars
Sim eu revi o vídeo. É como te disse, o facto de os pontos onde as cordas assentam serem de metal reduz a influência da madeira para quase 0%.
Além disso, (e eu nem acredito que só agora me dei ao trabalho de ver isto), repara nesta lista:
http://www.engineeringtoolbox.com/wood-density-d_40.html
Hás-de reparar que as densidades das madeiras mais típicas para construção de corpos maciços são bastante aproximadas
Se influência da madeira é quase nula, e as densidades ainda estão próximas...
Além disso, (e eu nem acredito que só agora me dei ao trabalho de ver isto), repara nesta lista:
http://www.engineeringtoolbox.com/wood-density-d_40.html
Hás-de reparar que as densidades das madeiras mais típicas para construção de corpos maciços são bastante aproximadas
Se influência da madeira é quase nula, e as densidades ainda estão próximas...
jonypaul- Guitarrista de garagem
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Re: Leo Fender work space @ G&L guitars
Como disse acima, só serve para fazer peso
Isto é um mito complicado, porque 90% dos guitarristas acreditam que Mogno (por exemplo) tem um som mais "dark", e isto manda por terra todas as nossas crenças.....
Ya, Mogno tem um som mais "dark" se a guitarra NAO estiver ligada a nenhum amp
Isto é um mito complicado, porque 90% dos guitarristas acreditam que Mogno (por exemplo) tem um som mais "dark", e isto manda por terra todas as nossas crenças.....
Ya, Mogno tem um som mais "dark" se a guitarra NAO estiver ligada a nenhum amp
Naré Cardoso- ADMINISTRADOR
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Re: Leo Fender work space @ G&L guitars
Uma outra dessas crenças é que os fretboards em rosewood são mais "dark" que os de maple. Essa então ainda gosto mais, porque as cordas nem tocam no fretboard
Os fretboards de RW apareceram porque o Leo Fender achava que os de maple se degradavam demasiado e ficavam feios eheh
Os fretboards de RW apareceram porque o Leo Fender achava que os de maple se degradavam demasiado e ficavam feios eheh
jonypaul- Guitarrista de garagem
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Re: Leo Fender work space @ G&L guitars
O problema é outro, os corpos mogno estão mais associados a HBs do que SCs, eu não digo que não haja o inverso é claro que há mas provávelmente uma grande parte dos corpos Mogno são usados em HBs.
O som mais Bassy ou mais Treble entre corpos não é mais do que a diferença entre as características dos pu's.
A prova disso que fiz, foi comprar uns Bare Knuckles Irish Tour para a minha Classic Vibe e o som que até nem era mau passou a ser divinal, muito menos treble e mais corpo ou mais presença se preferirem, farto-me de comparar o meu som com Fenders USA e acreditem que a minha soa melhor, agora... o feel da guitarra, o peso, o sustain a durabilidade... aí sim as madeiras têm uma grande importância e isso são pormenores que não podem ser esquecidos porque um instrumento não é só o seu som.
O som mais Bassy ou mais Treble entre corpos não é mais do que a diferença entre as características dos pu's.
A prova disso que fiz, foi comprar uns Bare Knuckles Irish Tour para a minha Classic Vibe e o som que até nem era mau passou a ser divinal, muito menos treble e mais corpo ou mais presença se preferirem, farto-me de comparar o meu som com Fenders USA e acreditem que a minha soa melhor, agora... o feel da guitarra, o peso, o sustain a durabilidade... aí sim as madeiras têm uma grande importância e isso são pormenores que não podem ser esquecidos porque um instrumento não é só o seu som.
Re: Leo Fender work space @ G&L guitars
Pois, claro... Queremos uma madeira que nao empene ao longo dos anos... Por isso sim e nao pelo som...
Naré Cardoso- ADMINISTRADOR
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Re: Leo Fender work space @ G&L guitars
Estou a crer, como já tive oportunidade dizer ao Skaven, que a influencia do tipo de madeira, ou mesmo entre madeiras iguais mas de diferentes tempos de cura, pode influenciar muito ligeiramente o sustain... o JonyPaul disse bem quando o ponto de contacto é mínimo e só é feito em dois pontos principais: na bridge e na nut.
Ora, quanto mais robusto for a ligação destas peças ao corpo, e tambem quanto mais denso/rígido for a madeira, mais essa vibração é transmitida e assim se propaga durante mais tempo (milimesimamente).
Eu normalmente imagino um corpo feito de material maleável (vamos a extremos? borracha por ex). A corda não iria vibrar durante muito tempo porque a "borracha" iria absorver essa vibração e, consequentemente, o sustain seria deveras afectado.
Agora entre madeiras, curadas muito ou pouco tempo, de diferentes tipos ou não, pode haver alguma influência mas não deve ser muito notória. Mais importante é o que disse acima: a forma e a qualidade de junção dos dois pontos de contacto ao corpo da guitarra.
O tom? Bom, quanto mais sustain mais notórias são algumas frequencias durante mais tempo. Agora deve ser duma subtileza tal que só se tivéssemos a capacidade auditiva dos caninos é que provavelmente iríamos notar algo...
Ora, quanto mais robusto for a ligação destas peças ao corpo, e tambem quanto mais denso/rígido for a madeira, mais essa vibração é transmitida e assim se propaga durante mais tempo (milimesimamente).
Eu normalmente imagino um corpo feito de material maleável (vamos a extremos? borracha por ex). A corda não iria vibrar durante muito tempo porque a "borracha" iria absorver essa vibração e, consequentemente, o sustain seria deveras afectado.
Agora entre madeiras, curadas muito ou pouco tempo, de diferentes tipos ou não, pode haver alguma influência mas não deve ser muito notória. Mais importante é o que disse acima: a forma e a qualidade de junção dos dois pontos de contacto ao corpo da guitarra.
O tom? Bom, quanto mais sustain mais notórias são algumas frequencias durante mais tempo. Agora deve ser duma subtileza tal que só se tivéssemos a capacidade auditiva dos caninos é que provavelmente iríamos notar algo...
Z3D- Guitar GOD
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Re: Leo Fender work space @ G&L guitars
Concordo! Mas pronto, acabo por ser, na practica, apenas uma questao de gosto...
Naré Cardoso- ADMINISTRADOR
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Re: Leo Fender work space @ G&L guitars
Na construção da minha guitarra, onde realmente notei diferenças audíveis, foi quando mudei a pestana para osso e uma grande diferença na ponte com selas e bloco em aço em vez do de zinco diecast!
No braço só notei por estar todo nivelado
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Carecaz- Guitar Hero
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Re: Leo Fender work space @ G&L guitars
Ui... Ponte nunca mudei, mas a pestana faz uma diferenca brutal mesmo!! Tenho uma em latao na LP e faz muita diferenca mesmo!!!
Naré Cardoso- ADMINISTRADOR
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Re: Leo Fender work space @ G&L guitars
Contudo a pestana só tem efeito em cordas soltas, basta tocar em qq ponto do fingerboard que ela fica logo sem efeito, na minha opinião a ponte/selas é das mudanças mais importantes e consideráveis que podemos fazer!!!
Scorp- Moderador
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Re: Leo Fender work space @ G&L guitars
Tem efeito a nível de afinacao...
Naré Cardoso- ADMINISTRADOR
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Re: Leo Fender work space @ G&L guitars
Sim é verdade se bem que a nível da afinação é fácil dar a volta, se a pestana estiver bem feita basta lubrificar um pouco as ranhuras onde passam as cordas com grafite por exemplo e está feito, funciona às mil maravilhas
Scorp- Moderador
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Re: Leo Fender work space @ G&L guitars
Na minha opinião, e ela vale o que vale (naturalmente que pouco), acho que as madeiras têm mais impacto na parte da durabilidade da guitarra e na estética, naturalmente.
Ricardo Matias- Guitar Hero
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Re: Leo Fender work space @ G&L guitars
Pois .... as madeiras .... ha uns dias vendi um Squier j bass a um tipo que tinha um Fender American std porque o Squier tinha melhor som ...
lore- Guitar Hero
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Re: Leo Fender work space @ G&L guitars
Há uns meses GASeei por esta menina (aliás, ainda tenho alguns gases,,,)
Julgo que os amantes de Teles vão achar interessante. Ouçam a explicação do moço, ouçam a guitarra...
Julgo que os amantes de Teles vão achar interessante. Ouçam a explicação do moço, ouçam a guitarra...
Z3D- Guitar GOD
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Re: Leo Fender work space @ G&L guitars
É uma pena não aparecerem mais por aí, em segunda mão... o preço delas novas é fantástico mas desvaloriza sempre e eu como ando de panca em panca não me posso dar ao luxo de comprar guitarras novas
jonypaul- Guitarrista de garagem
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Localização : Oeiras
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Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/10/2011
Re: Leo Fender work space @ G&L guitars
Não aparecem em 2ªmao porque quem compra fica com elas pra vida !
Z3D- Guitar GOD
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Re: Leo Fender work space @ G&L guitars
Onde é que se conseguem comprar G&L's, sem ser na Thomann e derivados?
jonypaul- Guitarrista de garagem
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