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Leo Fender work space @ G&L guitars

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Mensagem por Z3D Qui Jun 27 2013, 20:11



tudo dito...
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Mensagem por Naré Cardoso Sex Jun 28 2013, 02:49

Nao tinha visto este post ainda e já devem ter dito isto com certeza absoluta, nao tive a ler o topico, sorry, mas cá vai.....

O primeiro video é a prova absoluta que a madeira da guitarra nao interessa para absolutamente nada... Só para a fazer mais pesado/leve Rolling Eyes

Nao? Wink
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Mensagem por jonypaul Sex Jun 28 2013, 03:45

É discutível... em termos de som pode não alterar muito (pelo menos nada que não consigas corrigir com o eq do amp) mas uma madeira "verde" é muito mais instável do que uma madeira bem seca. Secar madeira leva tempo, e tempo é dinheiro Very Happy
Além disso, o corte ideal da madeira para fins estruturais é quarter sawn, o que limita a zona do tronco que consegues utilizar e implica também que precisas de arranjar árvores maiores (e mais antigas).

Se calhar consegues sacar o mesmo som com algum trabalho de equalização, mas uma guitarra com boas madeiras à partida é mais "resistente".
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Mensagem por Naré Cardoso Sex Jun 28 2013, 03:49

Só falo do som, nao da durabilidade... A questao é essa... Nunca se discutiu a durabilidade de umamadeira com um corte como deve de ser, contra um corte á balda! nao é isso que está em questao... É apenas o som!

Mahogany tem o som assim
Maple tem o som assado
etc...

Ya, tem, acusticamente, quando ligas ao amp acabou lol
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Mensagem por jonypaul Sex Jun 28 2013, 05:01

Não acho que seja 0% de contribuição, mas acho que não contribui o suficiente de forma a que não consigas fazer o som que queres com uma pequena equalização, ou mexendo na altura dos pickups.

A verdade é que madeiras diferentes "absorvem" mais ou menos as frequências mais altas (são low-pass filters, no fundo), o que implica que, por exemplo, uma madeira mais densa como maple deixe passar mais frequências altas.
No entanto em ambas as extremidades das cordas o contacto é feito com materiais muito duros, nomeadamente metal e osso/grafite, por isso a influência da madeira é muito limitada!

A Fender é a primeira a "admitir" isto, uma vez que em alguns modelos a madeira escolhida depende do acabamento que queres. Se quiseres um acabamento opaco, metem-te basswood. Se queres uns translúcido, metem alder ou ash, que é mais bonito Very Happy
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Mensagem por Naré Cardoso Sex Jun 28 2013, 05:26

Eu comeco a chegar á conclusao que é mesmo 0% de influencia... Mas atencao que eu sempre acreditei que a madeira é que ditava a maior parte na caracteristica do som.........

Até que alguém (Z3D penso eu) postou isto aí algures:



Apartir daqui deixei de acreditar no pai natal lol! 
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Mensagem por Naré Cardoso Sex Jun 28 2013, 05:30

Além disso, o primeiro video deste post mostra perfeitamente que o Leo Fender testava o som dos PUs num braco agarrado a um pedaco de madeira qualquer... Ele testava o som dos pickups ali e nao andava a trocar madeiras nenhumas... Certo? Wink

Revê o video:

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Mensagem por jonypaul Sex Jun 28 2013, 05:50

Sim eu revi o vídeo. É como te disse, o facto de os pontos onde as cordas assentam serem de metal reduz a influência da madeira para quase 0%.

Além disso, (e eu nem acredito que só agora me dei ao trabalho de ver isto), repara nesta lista:

http://www.engineeringtoolbox.com/wood-density-d_40.html

Hás-de reparar que as densidades das madeiras mais típicas para construção de corpos maciços são bastante aproximadas Very Happy
Se influência da madeira é quase nula, e as densidades ainda estão próximas...

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Mensagem por Naré Cardoso Sex Jun 28 2013, 05:55

Como disse acima, só serve para fazer peso lol! 
Isto é um mito complicado, porque 90% dos guitarristas acreditam que Mogno (por exemplo) tem um som mais "dark", e isto manda por terra todas as nossas crenças..... Razz 
Ya, Mogno tem um som mais "dark" se a guitarra NAO estiver ligada a nenhum amp Very Happy
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Mensagem por jonypaul Sex Jun 28 2013, 06:04

Uma outra dessas crenças é que os fretboards em rosewood são mais "dark" que os de maple. Essa então ainda gosto mais, porque as cordas nem tocam no fretboard Very Happy
Os fretboards de RW apareceram porque o Leo Fender achava que os de maple se degradavam demasiado e ficavam feios eheh
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Mensagem por Skaven Sex Jun 28 2013, 06:19

O problema é outro, os corpos mogno estão mais associados a HBs do que SCs, eu não digo que não haja o inverso é claro que há mas provávelmente uma grande parte dos corpos Mogno são usados em HBs.

O som mais Bassy ou mais Treble entre corpos não é mais do que a diferença entre as características dos pu's.

A prova disso que fiz, foi comprar uns Bare Knuckles Irish Tour para a minha Classic Vibe e o som que até nem era mau passou a ser divinal, muito menos treble e mais corpo ou mais presença se preferirem, farto-me de comparar o meu som com Fenders USA e acreditem que a minha soa melhor, agora... o feel da guitarra, o peso, o sustain a durabilidade... aí sim as madeiras têm uma grande importância e isso são pormenores que não podem ser esquecidos porque um instrumento não é só o seu som.
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Mensagem por Naré Cardoso Sex Jun 28 2013, 06:24

Pois, claro... Queremos uma madeira que nao empene ao longo dos anos... Por isso sim e nao pelo som... Wink
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Mensagem por Z3D Sex Jun 28 2013, 07:05

Estou a crer, como já tive oportunidade dizer ao Skaven, que a influencia do tipo de madeira, ou mesmo entre madeiras iguais mas de diferentes tempos de cura, pode influenciar muito ligeiramente o sustain... o JonyPaul disse bem quando o ponto de contacto é mínimo e só é feito em dois pontos principais: na bridge e na nut.
Ora, quanto mais robusto for a ligação destas peças ao corpo, e tambem quanto mais denso/rígido for a madeira, mais essa vibração é transmitida e assim se propaga durante mais tempo (milimesimamente).
Eu normalmente imagino um corpo feito de material maleável (vamos a extremos? borracha por ex). A corda não iria vibrar durante muito tempo porque a "borracha" iria absorver essa vibração e, consequentemente, o sustain seria deveras afectado.

Agora entre madeiras, curadas muito ou pouco tempo, de diferentes tipos ou não, pode haver alguma influência mas não deve ser muito notória. Mais importante é o que disse acima: a forma e a qualidade de junção dos dois pontos de contacto ao corpo da guitarra.

O tom? Bom, quanto mais sustain mais notórias são algumas frequencias durante mais tempo. Agora deve ser duma subtileza tal que só se tivéssemos a capacidade auditiva dos caninos é que provavelmente iríamos notar algo...
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Mensagem por Naré Cardoso Sex Jun 28 2013, 07:09

Concordo! Mas pronto, acabo por ser, na practica, apenas uma questao de gosto...
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Mensagem por Carecaz Sex Jun 28 2013, 07:29

Na construção da minha guitarra, onde realmente notei diferenças audíveis, foi quando mudei a pestana para osso e uma grande diferença na ponte com selas e bloco em aço em vez do de zinco diecast!
No braço só notei por estar todo nivelado Wink
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Mensagem por Naré Cardoso Sex Jun 28 2013, 07:33

Ui... Ponte nunca mudei, mas a pestana faz uma diferenca brutal mesmo!! Tenho uma em latao na LP e faz muita diferenca mesmo!!!
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Mensagem por Scorp Sex Jun 28 2013, 12:23

Contudo a pestana só tem efeito em cordas soltas, basta tocar em qq ponto do fingerboard que ela fica logo sem efeito, na minha opinião a ponte/selas é das mudanças mais importantes e consideráveis que podemos fazer!!!
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Mensagem por Naré Cardoso Sex Jun 28 2013, 12:25

Tem efeito a nível de afinacao... Wink
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Mensagem por Scorp Sex Jun 28 2013, 13:00

Sim é verdade se bem que a nível da afinação é fácil dar a volta, se a pestana estiver bem feita basta lubrificar um pouco as ranhuras onde passam as cordas com grafite por exemplo e está feito, funciona às mil maravilhas Wink 
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Mensagem por Ricardo Matias Sáb Jun 29 2013, 15:43

Na minha opinião, e ela vale o que vale (naturalmente que pouco), acho que as madeiras têm mais impacto na parte da durabilidade da guitarra e na estética, naturalmente.
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Mensagem por lore Sáb Jun 29 2013, 16:07

Pois .... as madeiras .... ha uns dias vendi um Squier j bass a um tipo que tinha um Fender American std porque o Squier tinha melhor som ...
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Mensagem por Z3D Sex Jul 26 2013, 22:34

Há uns meses GASeei por esta menina (aliás, ainda tenho alguns gases,,,)
Julgo que os amantes de Teles vão achar interessante. Ouçam a explicação do moço, ouçam a guitarra...


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Mensagem por jonypaul Sáb Jul 27 2013, 04:26

É uma pena não aparecerem mais por aí, em segunda mão... o preço delas novas é fantástico mas desvaloriza sempre e eu como ando de panca em panca não me posso dar ao luxo de comprar guitarras novas lol!
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Mensagem por Z3D Sáb Jul 27 2013, 07:40

Não aparecem em 2ªmao porque quem compra fica com elas pra vida !
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Mensagem por jonypaul Sáb Jul 27 2013, 08:02

Onde é que se conseguem comprar G&L's, sem ser na Thomann e derivados?
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