ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A minha primeira guitarra + amplificador

+10
Schmeichel
Scorp
boavida
Z3D
Jay.Sequelas
Metaliste
guitargold
Luis Miguel
Luis77
rapant
14 participantes

Ir para baixo

A minha primeira guitarra + amplificador Empty A minha primeira guitarra + amplificador

Mensagem por rapant Dom Fev 03 2013, 14:18

Nunca peguei numa guitarra, mas fiz alguma pesquisa e acho que já escolhi o material de iniciante, que para já vai só passar por:
Guitarra: Epiphone SG Special Ebony (139€) / Epiphone - Gothic G-400(219€) - Preços da Lismusica
Amplificador: Marshall MG15CF(98€) / Fender Mustang I (99€) / Roland Micro Cube (120€) - Preços da Lismusica

Quero aprender essencialmente a tocar Hard/Classic Rock, na guitarra inicialmente não queria gastar mais do que 150€/200€, se isto evoluir decentemente depois posso pensar em comprar uma guitarra melhor. Como o estilo de guitarras que mais gosto é mesmo o SG, a SG Special é a que cabe no meu orçamento. Mas eu gostava mesma era de uma G400, mas acaba por ficar acima dos 200€, vale a pena este esforço de preço inicial? O meu receio é depois não ter "unhas" que venham a justificar uma guitarra mais cara.

No amplificador não queria gastar mais de 100€, e numas pesquisas que fiz pela net vi malta que tinha Epiphone SG a recomendar os amplificadores da Marshall, provavelmente porque também era gente que não quis gastar muitos €€ no conjunto. No entanto neste forum (que me parece o mais fiável dos que já vi) há aqui um user que comprou uma G-400 e um Roland Micro Cube, e depois vi alguém a falar muito bem do Fender Mustang I, que ainda por cima permite ligar ao PC e fazer umas brincadeiras. Só por esta particularidade fiquei curioso.

The last but not the least, nada como ir para uma escola de música, tenho 2 ou 3 em vista e nos próximos dias vou decidir. Vi aqui alguns users a recomendarem a Escola "Lugar da Musica" em Benfica.

Que me dizem? É uma combinação vencedora para iniciante - Guitarra(Gothic G-400) + Amplificador(Mustang I) + Lugar da Musica - ?

P.S: Eu sei que há "n" topicos a recomendar guitarras e a discutir soluções para iniciantes, mas queria também uma opinião sobre uma escola de musica...resolvi colocar este.


Última edição por rapant em Seg Fev 04 2013, 01:37, editado 1 vez(es)
rapant
rapant
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 106
Idade : 48
Localização : Lisboa
Guitarra : Epiphone SG G-400 PRO EBONY
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

A minha primeira guitarra + amplificador Empty Re: A minha primeira guitarra + amplificador

Mensagem por Luis77 Dom Fev 03 2013, 16:19

Boas,

vamos por partes:
relativamente ao amp os que eu aconcelho são o Fender Mustang I (que é o que eu tenho) e o Vox Pathfinder 15r. Ambos são magníficos amps com os melhores cleans dessa gama. A diferença é que o Mustang emula vários amps e tem vários efeitos. O Pathfinder pelo contrário é muito básico e de efeitos só tem reverb. Mas o melhor seria ires a uma loja e experimentares e ves o que gostasses mais. Se não puderes ve videos no youtube.

Quanto à guitarra já que esta numa onde de SG não posso dizer nada visto que não é a minha onda. Já li contudo boas reviews das Epiphonne G400 portanto essa goth não deverá ser má.
Se não for preciso ser uma SG, com 200 euros ia provavelmente para uma Yamaha Pacifica 112. Mas mais uma vez não tira de ir a uma loja e ver.

Quanto à escola não posso mesmo dizer nada porque sou do Porto Smile
Luis77
Luis77
Guitar Hero

Post Count : 1067
Idade : 31
Localização : Porto / Póvoa de Varzim
Guitarra : APC GC-10 (Clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

A minha primeira guitarra + amplificador Empty Re: A minha primeira guitarra + amplificador

Mensagem por Luis Miguel Dom Fev 03 2013, 17:22

quanto ao amp ve e testa os roland cube


a guitarra o melhor em estilo sg por 150 e uma guitarra vintage vs6 ainda a pouco tempo o marlon teve uma a venda por esse preço.
e uma questao de esperar que apareça
Luis Miguel
Luis Miguel
Guitar Legend

Post Count : 2652
Idade : 28
Localização : viseu
Guitarra : Epiphone Les Paul Standard LTD Mahogany Candy Apple Red Metallic
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 13/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

A minha primeira guitarra + amplificador Empty Re: A minha primeira guitarra + amplificador

Mensagem por guitargold Dom Fev 03 2013, 17:30

olha vou-te ser sincero, sendo eu possuidor de um mustang I, sem duvida que adoro o amp, mas penso que não seja o amp ideal para essa guitarra. este amp foi feito para trabalhar com guitarras estilo strato e tele convencionais " com single coils", e quando lhe metes uma guitarra tipo SG, Les paul, etc " com humbuckers " não consegues um grande som limpo nem muito definido, sai meio sujo, por isso penso que ficarias mais bem servido com qualquer outro dos outros amps.

vamos á sg para mim não compensa comprar a special nem lá perto, a qualidade de construção não é lá grande coisa, eu já devo ter tocado em tudo o que seja da marca epiphone, e sei bem do que falo essas special e junior não valem o preço. eu ia para a sg-400 " eu tenho a faded" tem uma qualidade de construção muito melhores que a special, mas atenção se poderes foge da sg-400 pro tenho um aluno que tem uma e é bem inferior á minha faded, no entanto antes que seja apedrejado aqui sei que existe muita diferença nas que são feitas na china e nos outros paises que fazem epiphones, e sei que essas são as fornadas podes ter sorte e teres um guitarrão ou teres azar e vires com algo com um pouco menos de qualidade.

amps um cubezito penso que seria o ideal para uma sg Twisted Evil

para o mustang aconselho-te uma cort g-210 ft igual á minha, super versátil com muita qualidade e barata Fixe
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A minha primeira guitarra + amplificador Empty Re: A minha primeira guitarra + amplificador

Mensagem por rapant Ter Fev 05 2013, 06:00

Então? Nenhum user com experiencia nesta combinação?
rapant
rapant
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 106
Idade : 48
Localização : Lisboa
Guitarra : Epiphone SG G-400 PRO EBONY
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

A minha primeira guitarra + amplificador Empty Re: A minha primeira guitarra + amplificador

Mensagem por Metaliste Qui Fev 28 2013, 07:57

Opa eu aconcelho-te a comprar uma guitarra com um som mais limpo para começares tipo uma squier ou assim, o amp ta bom para iniciares...
Metaliste
Metaliste
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 103
Idade : 28
Localização : Sever do Vouga
Guitarra : Ibanez RG350dxz, Stagg l'250
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 03/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

A minha primeira guitarra + amplificador Empty Re: A minha primeira guitarra + amplificador

Mensagem por Jay.Sequelas Qui Fev 28 2013, 08:40

Boas,
quanto à guitarra:
Epiphone SG Special Ebony (139€) vs Epiphone - Gothic G-400(219€)
Entre essas duas aconselho a Goth G400 (tenho uma desde 2003 ou '04), vale e bem a diferença de preço, destaco 2 pontos á partida:
1-Braço aparafusado vs Braço colado;
2-Na G-400 o perfil da guitarra prmite um acesso mais fácil aos trastes mais altos.

No entanto tens na Lismúsica a G-400 PRO Ebony por 259€ com coil-tapping que te permite obter a sonoridade dos single coils (se fosse hoje compraria uma destas).

Mas, tal como já aqui foi referido, não há nada como ir á loja e experimentar guitarras diferentes...
Jay.Sequelas
Jay.Sequelas
Aprendiz de guitarra

Post Count : 28
Idade : 42
Localização : Algoz
Guitarra : Epiphone Goth G400 / Strat Style Guitar
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 16/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

A minha primeira guitarra + amplificador Empty Re: A minha primeira guitarra + amplificador

Mensagem por Z3D Qui Fev 28 2013, 09:26

Atenção Jay, isto:
Braço aparafusado vs Braço colado;

não é nenhuma vantagem.
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A minha primeira guitarra + amplificador Empty Re: A minha primeira guitarra + amplificador

Mensagem por boavida Qui Fev 28 2013, 09:28

Voltamos à velha história humbuckers vs single coils, mas para a gama de preços e estilo de música comprava sempre uma com humbuckers. Braço colado ou aparafusado, não é por aí que o gato vai às filhós..
boavida
boavida
Moderador

Post Count : 3392
Idade : 47
Localização : Cantanhede
Guitarra : Gibson SG-3, Fender Stratocaster MIM, Yamaha Pacifica 311H YNS, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

A minha primeira guitarra + amplificador Empty Re: A minha primeira guitarra + amplificador

Mensagem por Scorp Qui Fev 28 2013, 09:29

Para quem tiver dúvidas em relação aos braços colados ou aparafusados favor consultar o seguinte tópico Exclamation

https://guitarradas.forumeiros.com/t13101-braco-da-guitarra-set-in-bolt-on-neck-through?highlight=bolt+on+neck

Fixe
Scorp
Scorp
Moderador

Post Count : 3607
Idade : 40
Localização : Albufeira
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

A minha primeira guitarra + amplificador Empty Re: A minha primeira guitarra + amplificador

Mensagem por Z3D Qui Fev 28 2013, 09:36

Muitas variáveis aqui.

O melhor é arrajares um tempinho para visitar umas quantas lojas e experimentares por ti. Quem somos nós para decidir qual a guitarra que melhor se adapta a ti?
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A minha primeira guitarra + amplificador Empty Re: A minha primeira guitarra + amplificador

Mensagem por Schmeichel Qui Fev 28 2013, 09:37

Eu tenho um Mustang II e acho que já te disseram o essencial: tal como o Mustang I não será o melhor amp para uma guitarra com humbuckers (como essa SG). Ficas melhor com um Roland Cube (MicroCube, um Cube 20x ou outro que tenha efeitos).

Quando à guitarra, foge da SG Special. O corpo é de contraplacado, os tuners são fracotes, os pickups idem aspas... (e sim, é aparafusada Smile). Essa Gothic já é outra coisa. Uma Vintage VS6 também é uma boa opção, mas é difícil de encontrar usada. Eu tenho uma que está como nova e até levou com algumas melhorias (pestana GraphTech, coil tap, switch SwitchCradft e pots CTS), mas para já não estou a pensar vender.
Schmeichel
Schmeichel
ADMINISTRADOR

Post Count : 3529
Idade : 52
Localização : Portugal
Guitarra : G&L; Vintage; Epiphone
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 13/07/2009

http://schmeichel72.hi5.com

Ir para o topo Ir para baixo

A minha primeira guitarra + amplificador Empty Re: A minha primeira guitarra + amplificador

Mensagem por Jay.Sequelas Qui Fev 28 2013, 10:23

Z3D
Atenção Jay, isto:
Braço aparafusado vs Braço colado;

não é nenhuma vantagem.

Com todo o respeito Z3D, no caso destas guitarras em particular faz com que o acesso aos trastes mais altos se torne um pouco mais complicado , conforme as imagens que apresento em baixo, não sei se me fiz entender, já tive uma special nas mãos e foi o que senti em relação á minha G400.

A minha primeira guitarra + amplificador CH_Splash
A minha primeira guitarra + amplificador PB_Splash

Mas, tal como já aqui foi referido "n" vezes, não há nada como ir á loja e experimentar guitarras diferentes... (SGs, LPs, Strats, V's, Whatever...)
Jay.Sequelas
Jay.Sequelas
Aprendiz de guitarra

Post Count : 28
Idade : 42
Localização : Algoz
Guitarra : Epiphone Goth G400 / Strat Style Guitar
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 16/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

A minha primeira guitarra + amplificador Empty Re: A minha primeira guitarra + amplificador

Mensagem por Z3D Qui Fev 28 2013, 10:43

Ok, mas jay eu estava a referir-me ao facto de um braço colado ser "melhor" que um bolt-on por causa de sustain e afins. É um debate já velho e batido nas lides... eu sou da opinião que nada disso faz sentido e portanto não se pode considerar uma verdade absoluta.
Julguei que era nessa perspectiva que comentaste pois foi um ponto que destacaste, à parte do acesso aos trastes (que foi o segundo ponto).
Neste caso específico, é notório que o acesso da G400 é mais fácil, tal como bem mostraste.

De qualquer forma, só para esclarecimento, não é o facto de ser bolt-on que impede o acesso aos trastes mais altos. É o design do corpo.

Isto é ESP LTD AX-50 (feia pra carvalho, na minha opinião) que é bolt-on e acedes bem aos frets mais altos.
A minha primeira guitarra + amplificador 5036148
A minha primeira guitarra + amplificador 5036143

Como há casos também de set-necks que tem um acesso mais difícil a esses trastos.







Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A minha primeira guitarra + amplificador Empty Re: A minha primeira guitarra + amplificador

Mensagem por kanubas Qui Fev 28 2013, 12:27

Quando à guitarra, foge da SG Special. O corpo é de contraplacado, os tuners são fracotes, os pickups idem aspas...
Já tive uma SG Special (foi a minha primeira eléctrica) e realmente não gostei dos pickups e os tuners eram fracos, mas o corpo era mogno maciço e não de contraplacado. Acabei por vendê-la a uma pessoa bastante conhecedora que já tinha várias guitarras, algumas de gama alta, mas que ficou com ela só para lhe aproveitar o corpo ( e acho que o braço) para um projecto.
kanubas
kanubas
Guitar Hero

Post Count : 1459
Idade : 61
Localização : Palmela / Setúbal
Guitarra : Fender American Deluxe Strat HSS / Fender Pawn Shop '51 / Fender Standard Strat MIM / Schecter Omen Extreme 6 / Epiphone Les Paul Tribute Plus / Epiphone Wildkat / Lag T400DCE
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 19/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

A minha primeira guitarra + amplificador Empty Re: A minha primeira guitarra + amplificador

Mensagem por Tchareto Qui Fev 28 2013, 14:26

Não precisam de aconselhar mais o homem porque ele já comprou o material há já alguns dias: https://guitarradas.forumeiros.com/t14203-a-minha-primeira-guitarra-amplificador-ja-comprei
Tchareto
Tchareto
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 241
Idade : 30
Localização : Trás-Os-Montes
Guitarra : Squier Telecaster / Adriana Clássica
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 16/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

A minha primeira guitarra + amplificador Empty Re: A minha primeira guitarra + amplificador

Mensagem por rapant Sex Mar 01 2013, 07:19

@Jay.Sequelas - É isso, não tinham a Gothic na loja por isso acabei por comprar a G-400 PRO Ebony com um ligeiro desconto, 247€ Smile. Vamos ver se dou uso aos coil-tapping que permite obter a sonoridade dos single coils

@Tchareto - Já comprei sim, como estou a aprender ainda os primeiros acordes a minha opinião é que... a guitarra é linda Smile só isso.
Mas o meu prof ja a experimentou e ficou bem impressionado com o desempenho. Tocou o back in black dos AC DC com uma pinta do caraças, até me deu vontade de chorar ao pensar se alguma vez terei a capacidade de fazer o mesmo Smile

rapant
rapant
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 106
Idade : 48
Localização : Lisboa
Guitarra : Epiphone SG G-400 PRO EBONY
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

A minha primeira guitarra + amplificador Empty Re: A minha primeira guitarra + amplificador

Mensagem por guitargold Sex Mar 01 2013, 07:33

g 400 pro X|

para mim nem dada a chinesa claro
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A minha primeira guitarra + amplificador Empty Re: A minha primeira guitarra + amplificador

Mensagem por lourenco599 Sex Mar 01 2013, 12:11

ZeD, Eu concordo ali com o Jay. Não é pela questão do sustain, nem nada disso, é mesmo pela questão do acesso aos trastes + altos, da qualidade do hardware e do conforto a tocar. Eu já tive uma SG Special, e a diferença dela para uma SG Standart dum amigo meu é algo abismal; principalmente em conforto nos trastes mais altos e estabilidade de afinação.
lourenco599
lourenco599
Guitar Hero

Post Count : 1260
Idade : 28
Localização : Vagos
Guitarra : Epiphone Gothic Explorer; Walden CS500 CE
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A minha primeira guitarra + amplificador Empty Re: A minha primeira guitarra + amplificador

Mensagem por Z3D Sex Mar 01 2013, 13:34

lourenço599, mas eu pensei que ele se referi-se ao facto de o braço colado ser superior ao braço bolt-on, seja por causa do sustain ou por causa do acesso aos trastes.
No que toca ao acesso aos trastes junto ao corpo, para estes modelos em específico, eu dei razao ao Jay... ele mostrou isso muito bem nas fotos que postou.
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A minha primeira guitarra + amplificador Empty Re: A minha primeira guitarra + amplificador

Mensagem por lourenco599 Sex Mar 01 2013, 15:26

Peço desculpa. Não tinha lido tudo completamente, e não tinha conseguido carregar as fotos (Crappy network connection is a slut). E sim, para estes modelos em específico.

Por acaso gostava de ver uma comparação entre Neck-Through e Bolt On. Sendo que na maior parte dos Neck-Thru's, as "asas" do corpo são coladas ao bloco que origina o braço, fiquei na dúvida do modo como isso influencia o sustain da guitarra.
lourenco599
lourenco599
Guitar Hero

Post Count : 1260
Idade : 28
Localização : Vagos
Guitarra : Epiphone Gothic Explorer; Walden CS500 CE
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A minha primeira guitarra + amplificador Empty Re: A minha primeira guitarra + amplificador

Mensagem por rapant Sex Mar 01 2013, 15:39

@Guitargold - a minha é Made in Indonésia Razz
rapant
rapant
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 106
Idade : 48
Localização : Lisboa
Guitarra : Epiphone SG G-400 PRO EBONY
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

A minha primeira guitarra + amplificador Empty Re: A minha primeira guitarra + amplificador

Mensagem por Z3D Sex Mar 01 2013, 15:58

Ha 3 tipos:
neck through
set neck
bolt on

há um topico q debate esse tema, o scorp deu o link lá atrás.
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A minha primeira guitarra + amplificador Empty Re: A minha primeira guitarra + amplificador

Mensagem por LuisFilipe Dom Mar 03 2013, 11:43

tou a vender um crate fw 15w
LuisFilipe
LuisFilipe
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 238
Idade : 30
Localização : Coimbra
Guitarra : Gibson Les Paul Standard Plus 1997 /fender Strat MIJ 1993
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A minha primeira guitarra + amplificador Empty Re: A minha primeira guitarra + amplificador

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos