ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Re amp

+2
MarlonMorais
John B
6 participantes

Ir para baixo

Re amp Empty Re amp

Mensagem por John B Ter Jan 29 2013, 05:17

Boas pessoal,

já vi malta a fazer o re-amp de algumas músicas, no entanto ainda não consegui perceber como se procede..

No caso de querer gravar algo directamente através de um interface para o pc, como procederia depois para fazer a "reamplificação" (através da minha head por exemplo) do que já fora gravado?

Cps
John B
John B
Guitarrista viciado

Post Count : 930
Idade : 37
Localização : Coimbra
Guitarra : Yamaha AES 620HB
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 29/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Re amp Empty Re: Re amp

Mensagem por MarlonMorais Ter Jan 29 2013, 05:22

re-amplificação é mandar o sinal de um amplificador através de um microfone para ser amplificado por outro amplificador para distorção e nojo máximo, ou sejas, precisas de dois amplificadores ligados.

ouve o álbum Loveless dos My Bloody Valentine, foi todo feito assim.
MarlonMorais
MarlonMorais
Guitar GOD

Post Count : 5705
Idade : 34
Localização : Brighton, UK
Guitarra : Epiphone LP Classic, Chibson LP Custom
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Re amp Empty Re: Re amp

Mensagem por boavida Ter Jan 29 2013, 05:23

O normal para fazeres re amp é necessitares de um aparelho próprio, tipo um DI Box, mas que faz o trabalho ao contrário.
boavida
boavida
Moderador

Post Count : 3392
Idade : 47
Localização : Cantanhede
Guitarra : Gibson SG-3, Fender Stratocaster MIM, Yamaha Pacifica 311H YNS, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Re amp Empty Re: Re amp

Mensagem por John B Ter Jan 29 2013, 05:25

Não sei se entendi bem marlon..

no caso de eu ter uma gravação "limpa", feita directamente de uma guitarra ligada a um interface, como é que vou conseguir fazer o re-apm e obter o som de distorção do meu amp?

sim boavida, mas já li algo a respeito em que não precisava de uma DI, não?
John B
John B
Guitarrista viciado

Post Count : 930
Idade : 37
Localização : Coimbra
Guitarra : Yamaha AES 620HB
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 29/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Re amp Empty Re: Re amp

Mensagem por boavida Ter Jan 29 2013, 05:33

Poderá haver maneiras de o fazer, sinceramente terás que pesquisar na net, porque o re amping é uma técnica que não domino, já tentei, mas nunca tive grande resultados.

Quanto à questão que colocas de como obter a distorção do teu amp, o que acontece é que quando mandas o sinal do pc para o amp é como se estivesses a ligar lá uma guitarra directamente, depois é só questão de trabalhar o som até ao ponto em que te agrada e de seguida tens que voltar a micar para mandar para o pc, a "reverse DI Box" será introduzida quando envias o sinal do pc para o amp para "emparelhar" as impedâncias.
boavida
boavida
Moderador

Post Count : 3392
Idade : 47
Localização : Cantanhede
Guitarra : Gibson SG-3, Fender Stratocaster MIM, Yamaha Pacifica 311H YNS, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Re amp Empty Re: Re amp

Mensagem por Waltheer Ter Jan 29 2013, 06:58

Completando apenas o que o Boavinda já disse:

Re-amp, tal como o nome indica, significa agarrar num sinal áudio e voltar a passar o mesmo por um amp. Bem verdade seja dita, não necessita de ser um amp, pode ser um pré, um pedal, ou mesmo um vst

Imagina o seguinte: tens algo tipo uma pedaleira marca "x", que até curtes o som. Mas o teu amigo tem uma pedaleira "y", um amp "z" e um amp "c". invés de gravares a guitarra 4 vezes e depois comparares o som, procedes da seguinte forma:

-Gravas a guitarra ligada ao interface, sem qualquer efeito
ou
-Gravas a guitarra, ligada a uma D.I. com uma saída ligada à tua pedaleira "x" e outra ligada ao interface (na prática estás a gravar duas pistas de guitarra, uma com o som da tua pedaleira e outra "limpa".

Depois agarras na tua faixa limpa gravada, e na tal "re-amp box" (que é como disse o boavida +/- uma d.i. ao contrário que serve para converter impedâncias - uma d.i. converte instrument level/ impedance em line leval/ impedance. uma Re-amp box converte line level/ impedance em instrument level/ impedance) e ligas da saída do interface ao amp "z", micas o amp e gravas. repetes o processo com todos os amps/ pedais/ pedaleiras e what not que te apetecer.

no final tens "n" sons para a mesma gravação de guitarra, é só escolher/ combinar.

Já agora, eu costumo fazer da seguinte forma: independentemente do amp/ pedaleira/ pedal que uso, gravo sempre uma pista "clean". Depois uso VST's (vejam os amps sim's da Lepoulin) nessa pista limpa. Resultado, tenho logo dois sons de guitarra diferentes, gravando uma única x Very Happy
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 47
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Re amp Empty Re: Re amp

Mensagem por John B Ter Jan 29 2013, 07:22

Obrigado malta, já fiquei com mais umas noções sobre o assunto! Smile

Waltheer a ideia era mesmo essa, gravar uma pista limpa, para depois testar combinações diferentes de vários amps/micros/posições, etc..

infelizmente não tenho uma DI, mas de futuro tem de ser um investimento..
John B
John B
Guitarrista viciado

Post Count : 930
Idade : 37
Localização : Coimbra
Guitarra : Yamaha AES 620HB
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 29/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Re amp Empty Re: Re amp

Mensagem por Demon Hunter Ter Jan 29 2013, 07:44

Eu tenho uma destas,é barata e faz bem o serviço.
Re amp 237698
Demon Hunter
Demon Hunter
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 100
Idade : 39
Localização : guimaraes
Guitarra : esp eclipse;jackson rr5
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 25/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Re amp Empty Re: Re amp

Mensagem por boavida Ter Jan 29 2013, 08:40

Eu por acaso tenho uma igual, mas para ser sincero e como já disse atrás nunca tive os melhores resultados, mas admito que é por incompetência minha e alguma falta de tempo para explorar o método como deve ser. scratch
boavida
boavida
Moderador

Post Count : 3392
Idade : 47
Localização : Cantanhede
Guitarra : Gibson SG-3, Fender Stratocaster MIM, Yamaha Pacifica 311H YNS, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Re amp Empty Re: Re amp

Mensagem por Waltheer Ter Jan 29 2013, 08:44

boavida, se a quiseres despachar, poupas-me o trabalho de fazer uma Very Happy
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 47
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Re amp Empty Re: Re amp

Mensagem por John B Ter Jan 29 2013, 09:03

Mas como assim boavida? o som sai mau? ou simplesmente não soa igual ao que ouves a sair do amp?
John B
John B
Guitarrista viciado

Post Count : 930
Idade : 37
Localização : Coimbra
Guitarra : Yamaha AES 620HB
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 29/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Re amp Empty Re: Re amp

Mensagem por antonioctd Ter Jan 29 2013, 09:09

Nunca fui muito fã do re-amp.

Mas sim. Já te explicaram as bases todas:

- Uma pista gravada limpa e crua (mesmo o sinal da directo da guitarra);

- Isso sai para um aparelho de Re-amp que vai transformar o line-out da placa de som num sinal de alta impedância idêntico ao de uma guitarra;

- Capta-se o amp a reproduzir a gravação.

Dá uma flexibilidade brutal na altura da mistura. Principalmente se quem for misturar tiver as pistas de guitarra limpas a acesso a uma boa colecção de amps. Sem o guitarrista por perto e muito tempo para fazer experiências pode-se chegar a sonoridades super adaptadas a cada parte da musica!

Mas grande parte da graça de bons amps é a forma como reagem o toque e a forma como inspiram o guitarrista a tocar.

Para mim, captar a interacção guitarra-amp, com tudo o que isso implica na execução do guitarrista, é muito mais interessante do que o timbre correcto para certa secção do tema...
antonioctd
antonioctd
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 195
Idade : 41
Localização : pinhal novo
Guitarra : A guitarra: Strat! Mas existe mais alguma??
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 13/04/2011

http://rockgp.net

Ir para o topo Ir para baixo

Re amp Empty Re: Re amp

Mensagem por boavida Ter Jan 29 2013, 09:28

@Waltheer
Ainda não desisti de vez do re amp e hei-de voltar às experiências num futuro não muito distante, pelo que para já não penso em desfazer-me da minha re amp box Razz

@John B
O que acontecia é que quando eu mandava o sinal para o amp o som saía a modos que meio metalizado, com pouca qualidade e com tendência para entrar em feedback. Como na altura andava a fazer um trabalho que não tinha muito tempo para experimentar, tive que optar pelo solução mais simples e nunca tentei perceber qual era na realidade onde estava o erro, por isso também neste momento não tenho resposta para o problema, mas como ainda não desisti de conseguir dominar a técnica é algo que espero no futuro vir a perceber o que estava a fazer mal.
boavida
boavida
Moderador

Post Count : 3392
Idade : 47
Localização : Cantanhede
Guitarra : Gibson SG-3, Fender Stratocaster MIM, Yamaha Pacifica 311H YNS, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Re amp Empty Re: Re amp

Mensagem por John B Ter Jan 29 2013, 09:36

boavida, penso que isso tem tendência a ocorrer quando colocamos o micro muito ao centro e muito perto do altifalante do amp. Qundo o colocamos mais na "periferia" do mesmo, a tendência é o som ficar com menos agudos e mais envolvente..

mas tbm não sou mt entendido no assunto, não sei se esse som "metálico" que referiste poderá estar relacionado com isso.. Very Happy
John B
John B
Guitarrista viciado

Post Count : 930
Idade : 37
Localização : Coimbra
Guitarra : Yamaha AES 620HB
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 29/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Re amp Empty Re: Re amp

Mensagem por boavida Ter Jan 29 2013, 09:41

Pois, não me admiro que seja algo de básico, mas não creio que seja isso, porque quando mico o amp normalmente nunca obtive aquele tipo de som metalico, até porque eu como não toco muito alto, para obter algum volume de som tenho uma certa tendência para encostar o micro à cab mesmo de frente e nunca sai o som assim. Eu acho que estará relacionado com as ligações que fiz, que por algum motivo falhou lá alguma coisa pelo meio.
boavida
boavida
Moderador

Post Count : 3392
Idade : 47
Localização : Cantanhede
Guitarra : Gibson SG-3, Fender Stratocaster MIM, Yamaha Pacifica 311H YNS, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Re amp Empty Re: Re amp

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos