ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

para quem quer fazer uma Gibson ES335

5 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

para quem quer fazer uma Gibson ES335 Empty para quem quer fazer uma Gibson ES335

Mensagem por onthewheels Seg Jan 21 2013, 13:49

Boas tardes, ando com comichão de fazer uma es335 archtop, e como ainda estou nas pequisas encontrei este SENHOR, que tem uma catrafada de videos a fazer uma...por isso, caso alguem esteja interessado em fazer uma...ca vai...

abraços

https://www.youtube.com/user/htguitars/videos?query=archtop

e ca vai o site do senhor

http://www.handtooledguitars.com/ftphtgadmin/

espero ter ajudado...no site mais guitarras...

abraços


Última edição por onthewheels em Seg Jan 21 2013, 14:25, editado 1 vez(es)
onthewheels
onthewheels
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 138
Idade : 36
Localização : Lisboa
Guitarra : algumas...
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/11/2012

http://billylobster.weebly.com/

Ir para o topo Ir para baixo

para quem quer fazer uma Gibson ES335 Empty Re: para quem quer fazer uma Gibson ES335

Mensagem por JHV Seg Jan 21 2013, 14:12

És tu com a ES335 e eu com a Les Paul lol
já encontrei na Net os desenhos com as medidas certinhas...
ainda vou analizar bem a coisa a ver se ganho coragem para me empenhar nisto lol
o grande problema são as madeiras que são extremamente caras....
pelo que tenho andado a ver nos sites que vendem madeira para guitarras acho que vai ficar muito mais cara do que comprar uma guitarra de boa qualidade ja feita
JHV
JHV
Guitar Hero

Post Count : 1695
Idade : 58
Localização : Alentejo
Guitarra : YAMAHA RGZ 211M; VINTAGE SG
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

para quem quer fazer uma Gibson ES335 Empty Re: para quem quer fazer uma Gibson ES335

Mensagem por onthewheels Seg Jan 21 2013, 14:21

LOL...eu tambem ja tive pancada pela LP, depois passei para a tele, e agr estou outraves com as gibsons...

pois...tb ja andei a ver as madeiras e esta tudo muito caro pah!...

em relação ao preço final, nao sei se fica mais caro que comprares uma nova...

a que eu quero custa sensivelmente 1800 aerios...

mas tambem pagas a qualidade...por isso nao sei...

mas, como ainda nao fiz nenhuma guitarra na minha vida, vou fazer uma neckthru, para ver como é que corre...e depois com tempo, faço a minha menina...



Última edição por onthewheels em Seg Jan 21 2013, 14:22, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : porque posso...:P)
onthewheels
onthewheels
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 138
Idade : 36
Localização : Lisboa
Guitarra : algumas...
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/11/2012

http://billylobster.weebly.com/

Ir para o topo Ir para baixo

para quem quer fazer uma Gibson ES335 Empty Re: para quem quer fazer uma Gibson ES335

Mensagem por norim_13 Seg Jan 21 2013, 14:37

Vais começar por uma neckthru? Mas sabes o que é isso?
norim_13
norim_13
Guitarrista dedicado

Post Count : 562
Idade : 29
Localização : Porto
Guitarra : Algumas...
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 27/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

para quem quer fazer uma Gibson ES335 Empty Re: para quem quer fazer uma Gibson ES335

Mensagem por onthewheels Seg Jan 21 2013, 14:39

epah, se calhar nao, diz-me tu sff

Very Happy
onthewheels
onthewheels
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 138
Idade : 36
Localização : Lisboa
Guitarra : algumas...
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/11/2012

http://billylobster.weebly.com/

Ir para o topo Ir para baixo

para quem quer fazer uma Gibson ES335 Empty Re: para quem quer fazer uma Gibson ES335

Mensagem por JHV Seg Jan 21 2013, 14:49

Olha que é uma aventura e peras....
convem teres máquinas a propriadas para fazer as obras necessarias....
Eu tenho algumas, plaina electrica, tupia manual enfim, gosto de fazer umas brincadeiras com madeira, já fiz uns móveis cá para casa, e para alguns amigos, e algumas construções em madeira tipo colunas, paineis com baixo relevos enfim...
Fazer o corpo de uma Strat ou tele, não é coisa muito dificil, faz-se com relativa facilidade e paciencia, as Les Paul e a ES335 são guitarras mais trabalhadas em termos de tampo, tem tampos que não são direitos, não é coisa que não se faça, mas para quem não tem experiencia no assunto é complicado fazer um trabalho em condições...

No que toca ao NECK e ao headsotck então..... isso é mesmo muito complicado...
mesmo que consigas fazer bem feito, lembra-te que é sempre um enorme pedaço de madeira que pode empenar se a madeira não for de boa qualidade...
dai que, estar a gastar tanto dinheiro e tempo num projecto desses para acabar com uma guitarra empenada tas a ver .... Wink
não seria nada agradável..
JHV
JHV
Guitar Hero

Post Count : 1695
Idade : 58
Localização : Alentejo
Guitarra : YAMAHA RGZ 211M; VINTAGE SG
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

para quem quer fazer uma Gibson ES335 Empty Re: para quem quer fazer uma Gibson ES335

Mensagem por onthewheels Seg Jan 21 2013, 14:58

pah nao sei, eu disse neckthru, porque pelo que tinha visto nao tinha tanto "pormenor" com a junção do braço ao corpo, mas se calhar estou enganado...

de qq forma obrigado pelo aviso...

mas tb, nao estou a pensar fazer a guitara ja amanha. para ja vou juntando materia, para estudar a coisa bem...e depois meto as maos na massa...

abr
onthewheels
onthewheels
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 138
Idade : 36
Localização : Lisboa
Guitarra : algumas...
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/11/2012

http://billylobster.weebly.com/

Ir para o topo Ir para baixo

para quem quer fazer uma Gibson ES335 Empty Re: para quem quer fazer uma Gibson ES335

Mensagem por JHV Seg Jan 21 2013, 15:03

Uma boa opção seria comprares o braço completo já feito. pelo menos se empenar sempre podes reclamar.
JHV
JHV
Guitar Hero

Post Count : 1695
Idade : 58
Localização : Alentejo
Guitarra : YAMAHA RGZ 211M; VINTAGE SG
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

para quem quer fazer uma Gibson ES335 Empty Re: para quem quer fazer uma Gibson ES335

Mensagem por norim_13 Seg Jan 21 2013, 15:09

Uma guitarra neck-through é, tal como o nome indica, uma guitarra em que o braço "atravessa" o corpo. Isto é, a peça do braço só acaba no extremo inferior da guitarra. Isto implica teres de fazer tu a guitarra por inteiro.

Como o JHV disse, para primeiro projecto o ideal mesmo é escolheres um modelo bolt-on, fazeres o corpo, e comprar um braço já feito Wink
norim_13
norim_13
Guitarrista dedicado

Post Count : 562
Idade : 29
Localização : Porto
Guitarra : Algumas...
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 27/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

para quem quer fazer uma Gibson ES335 Empty Re: para quem quer fazer uma Gibson ES335

Mensagem por onthewheels Seg Jan 21 2013, 15:13

ja sabia o que era neck-thru,

eu quando digo fazer uma guitarra neck thru, claro que nao me estou a referir a uma coisa bem feita...lol...

o que estou a tentar dizer é que, vou tentar fazer uma guitarra, neck-thru, ou bolt-on, ou outra coisa qq, para ver como corre, nao tenho grandes espectativas em relação a guitarra, é mais uma experiencia, para ver como corre, ver quais sao as minhas dificuldades e por ai fora...e em principio nem deve ter madeira assim muito especial....

e só isso que eu quis dizer...

abr
onthewheels
onthewheels
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 138
Idade : 36
Localização : Lisboa
Guitarra : algumas...
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/11/2012

http://billylobster.weebly.com/

Ir para o topo Ir para baixo

para quem quer fazer uma Gibson ES335 Empty Re: para quem quer fazer uma Gibson ES335

Mensagem por Slider56 Seg Jan 21 2013, 16:47

O problema,ou melhor o trabalho que dá a construir uma guitarra neck.through é que terias de ter as medidas relativamente sobre-dimensionadas para fazeres as marcações todas certinhas,e só depois,e com as ferramentas adequadas( eléctricas ou de mão) é que começavas o trabalho.
MEsmo partindo de uma hipótese de que seria absolutamente plana,sem tampo ou fundo arqueados,as colagens dos elementos laterais que constituiriam o corpo não se fazem de ânimo leve nem à la gardére...tens regras muito exactas para se conseguir uma colagem sólida e estável...

Não é impossível de se fazer,mas garanto-te que dá um trabalho muito meticuloso e com muito pouca margem para erros...!
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

para quem quer fazer uma Gibson ES335 Empty Re: para quem quer fazer uma Gibson ES335

Mensagem por JHV Seg Jan 21 2013, 17:13

No youtube há videos sobre isso... até parece relativamente fácil... mas la está, quem está a fazer já fez aquilo umas dezenas ou centenas de vezes, sabe exactamente o que está a fazer.
Nós a fazer uma coisa daquelas, empatando uma quantidade de erois na madeira, praticamente tanto como uma guitarra ja com alguma qualidade, e depois sair uma coisa que não é pão nem bolo... acaba por ser uma frustração do caraças....
Mas ha sempre outras hipoteses, e as tantas sem gastares assim tanto para testar, compras madeiras nacionais e ensaias isso, estou certo que com meia duzia de coroas compras madeira para testares Wink

JHV
JHV
Guitar Hero

Post Count : 1695
Idade : 58
Localização : Alentejo
Guitarra : YAMAHA RGZ 211M; VINTAGE SG
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

para quem quer fazer uma Gibson ES335 Empty Re: para quem quer fazer uma Gibson ES335

Mensagem por Slider56 Seg Jan 21 2013, 17:24

Construí duas neck-through à volta de '93 a '95,e deram uma trabalho do cacete mais velho... Evil or Very Mad se não fossem para clientes/amigos,nem me dava ao trabalho.Mesmo construir uma guitarra bolt-on ou set-neck de raíz já tem que se lhe diga,então uma neck-through...vai lá,vai...uma ligeira distração em alguns pontos e ganhamos um excelente troféu para pendurar na parede ao lado de um poster a condizer... Twisted Evil
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

para quem quer fazer uma Gibson ES335 Empty Re: para quem quer fazer uma Gibson ES335

Mensagem por JHV Seg Jan 21 2013, 17:32

ainda há pouco estive a ver no youtube um gajo a construir uma Les Paul, a partir de uma autentica prancha em mógno (aparentemente normal).
O resultado final ficou um espectáculo sem duvida, em termos sonoros enfim.. pareceu-me um pouco agressiva demais para uma Les Paul, mas falando da madeira em si, aquilo ficou uma autentica obra de arte. mas atenção...
pelo que vi no vídeo aquele gajo é um artista até para fazer (arranjar formas de.....) as ferramentas à medida do que pretende fazer...
ainda vou ver se encontro o link novamente para postar e vcs verem.
Mas lá está estamos a falar de um gajo com muitos recursos no que respeita a competências para trabalhar madeiras, e não de meros curiosos
JHV
JHV
Guitar Hero

Post Count : 1695
Idade : 58
Localização : Alentejo
Guitarra : YAMAHA RGZ 211M; VINTAGE SG
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

para quem quer fazer uma Gibson ES335 Empty Re: para quem quer fazer uma Gibson ES335

Mensagem por norim_13 Seg Jan 21 2013, 17:50

ja sabia o que era neck-thru,

eu quando digo fazer uma guitarra neck thru, claro que nao me estou a referir a uma coisa bem feita...lol...

o que estou a tentar dizer é que, vou tentar fazer uma guitarra, neck-thru, ou bolt-on, ou outra coisa qq, para ver como corre, nao tenho grandes espectativas em relação a guitarra, é mais uma experiencia, para ver como corre, ver quais sao as minhas dificuldades e por ai fora...e em principio nem deve ter madeira assim muito especial....

e só isso que eu quis dizer...

abr
Tu disseste que como nunca fizeste nada do género, ias começar com uma neck-through. Suponho que por dizeres isto, aches que uma neck through é mais fácil. Pelo menos é o que se depreende da tua frase.
Eu apenas te quis elucidar acerca disso, pois neck-through, é tudo menos mais fácil que outros modelos.

Não sei se me tinha explicado bem...

Cumps Wink
norim_13
norim_13
Guitarrista dedicado

Post Count : 562
Idade : 29
Localização : Porto
Guitarra : Algumas...
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 27/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

para quem quer fazer uma Gibson ES335 Empty Re: para quem quer fazer uma Gibson ES335

Mensagem por JHV Seg Jan 21 2013, 17:55

Aqui está o video que eu estava a falar...
Reparem bem nessa construção...


JHV
JHV
Guitar Hero

Post Count : 1695
Idade : 58
Localização : Alentejo
Guitarra : YAMAHA RGZ 211M; VINTAGE SG
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

para quem quer fazer uma Gibson ES335 Empty Re: para quem quer fazer uma Gibson ES335

Mensagem por Ricardo_m Seg Jan 21 2013, 18:31

que grande patrão sim senhora Surprised quem me dera ter aquelas mãozinhas para este tipo de trabalhos, epá sim senhora, muitos parabens ao chefe
avatar
Ricardo_m
Guitarrista de garagem

Post Count : 444
Idade : 29
Localização : Leiria
Guitarra : Fender Kurt Cobain Jaguar, mais umas poucas ;D
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 17/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

para quem quer fazer uma Gibson ES335 Empty Re: para quem quer fazer uma Gibson ES335

Mensagem por JHV Seg Jan 21 2013, 19:06

Aquilo que ali está é o resultado de muito know how, muitas horas de prática e de puxar pela cabeça, não só no que respeita a madeiras mas tambem na forma de arranjar/transformar as ferramentas de forma a conseguir ultrapassar as dificuldades que vão surgindo...
Se procurares na net encontras os desenhos das les paul em 1:1, com todas as medidas furações, angulos, até mesmo o esquema que eles usam para fazer aquela curvatura no tampo...
O problema é depois conseguires chegar ao resultado final Wink
hheeheh
mas sem dúvida, é um grande artista
JHV
JHV
Guitar Hero

Post Count : 1695
Idade : 58
Localização : Alentejo
Guitarra : YAMAHA RGZ 211M; VINTAGE SG
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

para quem quer fazer uma Gibson ES335 Empty Re: para quem quer fazer uma Gibson ES335

Mensagem por onthewheels Ter Jan 22 2013, 07:16

ja sabia o que era neck-thru,

eu quando digo fazer uma guitarra neck thru, claro que nao me estou a referir a uma coisa bem feita...lol...

o que estou a tentar dizer é que, vou tentar fazer uma guitarra, neck-thru, ou bolt-on, ou outra coisa qq, para ver como corre, nao tenho grandes espectativas em relação a guitarra, é mais uma experiencia, para ver como corre, ver quais sao as minhas dificuldades e por ai fora...e em principio nem deve ter madeira assim muito especial....

e só isso que eu quis dizer...

abr
Tu disseste que como nunca fizeste nada do género, ias começar com uma neck-through. Suponho que por dizeres isto, aches que uma neck through é mais fácil. Pelo menos é o que se depreende da tua frase.
Eu apenas te quis elucidar acerca disso, pois neck-through, é tudo menos mais fácil que outros modelos.

Não sei se me tinha explicado bem...

Cumps

nao vou dizer que percebo tudo sobre guitarras e estas coisas...mas tb nao me considero nenhum nabo...

apesar de nunca ter feito uma guitarra, tinha escolhido por fazer uma neck-thru porque achava eu (mal) que nao teria tantas dores de cabeça...

quero agradecer a todos pelas dicas, e se fui mal-educado, nao foi de todo minha intenção..

apos as vossas dicas, nao vou fazer uma neck thru. O que devo fazer é encomendar um braço...e depois aventurar-me na coisa...mas isso la mais para a frente, quando tiver todas as informações reunidas, todo o mateiral esquematizado e por ai fora....

ja agora, ca vao algumns desenhos que ando a fazer (em autocad)...

sao coisas rudimentares, com pouco rigor, tirando as dimensões do braço...agradeço as criticas(sejam meiguinhos)

https://www.dropbox.com/s/k27457c24cgtohp/1%20guit%20oval.PNG
https://www.dropbox.com/s/4pmgo8nu4inpzxc/2%20guit.PNG
https://www.dropbox.com/s/vvqfqd8p0jn4ati/es%20335%20style.PNG
https://www.dropbox.com/s/mgube31182btgx4/vintage%20gretsch.PNG


Última edição por onthewheels em Ter Jan 22 2013, 07:58, editado 1 vez(es)
onthewheels
onthewheels
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 138
Idade : 36
Localização : Lisboa
Guitarra : algumas...
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/11/2012

http://billylobster.weebly.com/

Ir para o topo Ir para baixo

para quem quer fazer uma Gibson ES335 Empty Re: para quem quer fazer uma Gibson ES335

Mensagem por JHV Ter Jan 22 2013, 07:38

Não aparecem desenhos nenhuns...
mas olha lá...
não consegues encontrar isso na net já feito???
Deixa ver se consigo dar-te uma ajudinha Wink
JHV
JHV
Guitar Hero

Post Count : 1695
Idade : 58
Localização : Alentejo
Guitarra : YAMAHA RGZ 211M; VINTAGE SG
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

para quem quer fazer uma Gibson ES335 Empty Re: para quem quer fazer uma Gibson ES335

Mensagem por JHV Ter Jan 22 2013, 07:45

Ai tens um link com um PDF que te mostra como fazer a guitarra passo a passo dei uma vista de olhos na diagonal e pareceu-me que a coisa tem pernas para o andamento Wink

http://www.upnorthstrings.com/es335body.pdf
JHV
JHV
Guitar Hero

Post Count : 1695
Idade : 58
Localização : Alentejo
Guitarra : YAMAHA RGZ 211M; VINTAGE SG
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

para quem quer fazer uma Gibson ES335 Empty Re: para quem quer fazer uma Gibson ES335

Mensagem por JHV Ter Jan 22 2013, 07:59

Neste Site tens o Draw da guitarra com as medidas que necessitas...

http://notrightinthehead.net/2012/03/24/free-guitar-pdf-blueprints/

baixas o arquivo em PDF, mandas imprimir aquilo a 100% e tens o desenho da guitarra 1:1 (não te esqueças que não podes redefenir a impressão para o tamanho do papel da impressora ok?)
O ideal seria arranjares alguem com uma Plotter (impressoras que usam os engenheiros ou arquitetos por exemplo) e ficavas com o desenho da guitarra exactamente do tamanho original.

Depois é só fazeres os moldes e andar pra frente Wink
JHV
JHV
Guitar Hero

Post Count : 1695
Idade : 58
Localização : Alentejo
Guitarra : YAMAHA RGZ 211M; VINTAGE SG
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

para quem quer fazer uma Gibson ES335 Empty Re: para quem quer fazer uma Gibson ES335

Mensagem por onthewheels Ter Jan 22 2013, 08:01

Não aparecem desenhos nenhuns...
mas olha lá...
não consegues encontrar isso na net já feito???
Deixa ver se consigo dar-te uma ajudinha

consigo, so que eu acho que se fizer uma guitarra, vai ser tudo original, so o braço e que certamente nao será...de resto, a "forma" da guitarra vai ser original...

apesar de gostar dos corpos de gretsch e es335, acho que consigo introduzir os meus pormenores nestas "formas"...é so por isso...
onthewheels
onthewheels
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 138
Idade : 36
Localização : Lisboa
Guitarra : algumas...
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/11/2012

http://billylobster.weebly.com/

Ir para o topo Ir para baixo

para quem quer fazer uma Gibson ES335 Empty Re: para quem quer fazer uma Gibson ES335

Mensagem por onthewheels Ter Jan 22 2013, 08:04

Neste Site tens o Draw da guitarra com as medidas que necessitas...

http://notrightinthehead.net/2012/03/24/free-guitar-pdf-blueprints/

baixas o arquivo em PDF, mandas imprimir aquilo a 100% e tens o desenho da guitarra 1:1 (não te esqueças que não podes redefenir a impressão para o tamanho do papel da impressora ok?)
O ideal seria arranjares alguem com uma Plotter (impressoras que usam os engenheiros ou arquitetos por exemplo) e ficavas com o desenho da guitarra exactamente do tamanho original.

Depois é só fazeres os moldes e andar pra frente

ja conhecia, inclusive sa fiz download de tudo o que esta no site...

obrigado pelas dicas, posso imprimir na minha faculdade...so ainda nao percebi se aquilo é em A0 ou A1...mas depois vejo isso...

alias, o desenho esta mesmo bacano, com as medidas todas...é este desenho que vai servir de base para o futuro...
onthewheels
onthewheels
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 138
Idade : 36
Localização : Lisboa
Guitarra : algumas...
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/11/2012

http://billylobster.weebly.com/

Ir para o topo Ir para baixo

para quem quer fazer uma Gibson ES335 Empty Re: para quem quer fazer uma Gibson ES335

Mensagem por onthewheels Ter Jan 22 2013, 08:06

ja se podem ver os desenhos das "guitarras"
onthewheels
onthewheels
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 138
Idade : 36
Localização : Lisboa
Guitarra : algumas...
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/11/2012

http://billylobster.weebly.com/

Ir para o topo Ir para baixo

para quem quer fazer uma Gibson ES335 Empty Re: para quem quer fazer uma Gibson ES335

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos