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Progressões vs Circle of 5Ths/4Ths: que raio de numeração...

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Mensagem por incogn_i_tu Ter Jan 15 2013, 02:48

A numeração das progressões é a seguinte:
IV-I-V-ii-VI-iii

Pqê esta numeração e esta ordem?

P.S. espero ter escrito em terminologia correcta mas como ando a dar os primeiros passos na teoria musical... acho q estou perdoado.
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Mensagem por jonypaul Ter Jan 15 2013, 07:07

Não percebi muito bem a questão do circulo de 5ªs mas a progressão é muito típica.

Simplificando bastante, numa progressão num acorde maior ( como é essa que meteste ) tens 7 acordes que encaixam ( letras maiúsculas são acordes maiores, letras minúsculas acordes menores):

I, ii, iii, IV, V, vi, vii

Por exemplo, em dó(C): C, Dm, Em, F, G, Am, Bm

Essa progressão que puseste, em Dó, será: F - C - G - Dm - Am - Em

Uma boa maneira de pensar em progressões desse estilo, ou pelo menos como eu penso, é separar em acordes maiores e as suas relativas menores: tens o "esqueleto" que é a I, a IV e a V, e quando queres variar podes substituir estes 3 acordes pelas suas relativas menores - vi, ii, iii.

Para perceber melhor isto de substituir pelas relativas menores, sugiro que separes a progressão que puseste em 2.
Primeiro, toca F - C - G várias vezes. Depois, Dm - Am - Em. Reparas como soam quase ao mesmo, apesar se serem acordes diferentes? É como se "entristecesse" a música, mantendo a melodia.

Sugiro que vejas uns videos sobre a escala maior no Youtube, dá para aprender muita coisa por lá.
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Mensagem por incogn_i_tu Qua Jan 16 2013, 02:17

Jonypaul,

obrigado. Lá se fez um pouco mais de luz.
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Mensagem por PedroGRock Sáb maio 18 2013, 12:17

para o pessoal que quer dar os primeiros passos na composiçao e ter a certeza que as coisas vao soar bem, é um "regra" a seguir. por acaso nunca foi por esse caminho, sou mais apologista de na musica nao existirem regras. soa bem? siga. mesmo que por vezes encaixes algum acorde fora da tonalidade e por momentos soe dissonante, basta arranjares outro acorde para por a seguir que resolva esse problema. e é isso que vai criar a tua sonoridade e vai te fazer ser diferente dos outros. acho que a regra é mesmo nao seguir o que é "musicalmente correcto".
depois nao podes é mostrar isso a pessoal que estuda musica classica, vao crussificar como já me fizeram a mim xD
"ah porque esse acorde nao pode entrar na progressao porque o modo xpto nao pertence a essa tonalidade, se queres criar uma dissonancia faz assim e assado e dpois resolves em tonalidade Y e podes ate mudar para tonalidade X e bla bla bla" fuck that xD

acho que o mais expressivo é mesmo sentares com a bicha (aka Guitarra) e mandares ali umas cenas na descontra, uns acordes e uns riffs. acabas sempre por encontrar alguma coisa que te soa bem.

e para mim, compor por obrigação, desculpem mas nao obrigado
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Mensagem por John B Sáb maio 18 2013, 15:02

É esse mesmo o espirito!

a música deve ser livre e algo espontâneo, se logo à partida estamos a limitar a nossa forma de tocar e de pensar, de agir, etc.. vamos acabar por destruir por completo essa essência que é a de criar algo puro e criativo, aquilo que nos vem directamente da alma...

e isso sim, não faz sentido.
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Mensagem por PedroGRock Dom maio 19 2013, 08:19

o circulo das das 5ªS pode até dar uma ajuda em alguma situaçoes. mas é a musica é para ser criada com alma (na minha opiniao que vale o que vale). é como fazer uma gravação com simuladores, fica sem aquela cena. há que preservar o elemento humano, aquilo que nos identifica e que faz os que ouvem pensar, "esta musica é de artista X"
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Mensagem por jpcafe Sáb Jun 22 2013, 12:33

Ok, mas há uma razão por as coisas serem assim. Existe muita ciência na música. Por vezes pode parecer apenas talento e inspiração, mas há muito trabalho e estudo da teoria por trás. 
Sobre as progressões: 
É só uma maneira de representar a sequencia de acordes, sendo o I a tónica (o tom da música). Há muitas progressões standard, cada número da progressão tem uma função específica (não está lá só porque sim). Claro que podes sempre inovar/inventar novas progressões, não te estás a limitar musicalmente como sugerem acima. Deixo-te aqui um exemplo, muito usado no jazz:
ii-V-i Em dó: ré menor, Sol maior de sétima, dó maior.
Se tocares isso na guitarra vais notar um certo "feeling" de resolução/fecho. Esse sequência de acordes é muito usada para terminar a progressão e voltar ao tom da música, o i (neste caso o Dó).
Espero ter ajudado, abraços!
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