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Mensagem por GGuitars Qua Jan 02 2013, 18:39

A madeira

Para quem não sabe a madeira propriamente dita é o xilema da árvore. Sim! Aposto como você ficou tentando decorar a diferença entre xilema e floema na escola. O xilema é o tecido que conduz água com sais minerais (“seiva bruta”) da raiz para o resto da planta e possui várias células mortas por conta da lignina (substância impermeabilizante). Mais especificamente a madeira é o xilema secundário, mas não cabem aqui aprofundamentos de anatomia vegetal.

Sobre Madeiras Figura1sl

Propriedades físicas

É importante saber, antes de comentar sobre o aspecto tonal, que nenhuma madeira “produz” timbres. Na verdade as madeiras são “filtradoras” de frequências. Existe uma série de fatores que influenciam no timbre, a madeira é só um deles.

Para a construção de contrabaixo e guitarras elétricos são seguidas algumas recomendações de propriedades físicas para resultar em uma construção de qualidade. Para as madeiras em geral, deve-se ter frequência entre 150 e 200Hz.

Para o corpo a madeira deve apresentar:

* baixa densidade (0,35 a 0,65 g/cm³) - para que o corpo não seja muito pesado e para que haja maior velocidade de propagação sonora, pois "quanto maior a densidade, menor a velocidade de propagação do som”.
* velocidade de propagação acima de 3400 m/s (geralmente entre 3456 a 5053 m/s) – para que a madeira dê uma resposta rápida para a captação das vibrações transmitidas ao captador?
* baixo decaimento logarítmico (0,023 a 0,027) – o decaimento logarítmico quando em baixo valor proporciona maior resposta acústica da madeira em termos de sustentabilidade do som.

Já para o braço recomenda-se:

* densidades entre 0,46 a 0,63 g/cm³
* velocidade de propagação 3456 a 5053 m/s.
* decaimento logarítmico próximo a 0,025 (médio/baixo na escala de 0,023 a 0,027)
* MOE entre 66 000 a 153 000 kgf/cm²
* dureza entre 343 a 817 kgf

Para a escala:

* densidade entre 0,57 a 1,02 g/cm³
* velocidade de propagação entre 3585 a 4374 m/s.
* MOE entre 88000 e 146000 kgf/cm²
* dureza entre 664 a 1377 kgf
* baixo decaimento logarítmico (0,023 a 0,027)

Obs.: MOE e dureza são grandezas utilizadas como parâmetros nos braços e escalas porque estão sujeitas a forças mecânicas e por isso é conveniente classificá-las quanto ao grau de elasticidade e compressão.

A escolha da madeira

A escolha da madeira é uma das atividades de um luthier que envolve mais experiência e “feeling”. É de suma importância ressaltar que a escolha da peça da madeira é mais importante do que o NOME da madeira. Uma peça inadequada de cedro pode ter um resultado pior do que uma madeira “menos nobre”, mas bem escolhida. Mas o que exatamente essa peça escolhida “tem”? Primordialmente as tábuas de madeiras utilizadas em luthieria têm corte em quartier (quarter sawn), também chamado de corte radial. Esse tipo de corte gera veios retos na madeira que proporcionam maior estabilidade e condução do som. Para o corpo este tipo de corte pode ser diferente, mas para o braço e escala que sofrem toda a pressão e peso da ação das cordas, é primordial. Outro fator é que a madeira deve estar bem seca. As madeiras que não estão completamente secas ainda possuem seiva e podem deformar e trincar, que é tudo que não queremos no nosso instrumento musical. A palavra “seca” em termos práticos para nós, leigos, é traduzida para “estabilidade”! Você pode detectar se uma madeira está seca ou não através da serragem e do pó quando ela é lixada. Quando a madeira está verde o pó é úmido e consegue se unir quando prensamos com o dedo. Quando a madeira está seca, isso não acontece. Um outro ponto é que a madeira não deve ter nós, além de geralmente ficar esteticamente feio, prejudica a transmissão das ondas de som.

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Espero ter ajudado.
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Mensagem por Heretic Qui Jan 03 2013, 03:03

Bom texto.

No entanto por vezes não é fácil encontrar madeira em quarter sawn, já que as serrações preferem o plain por ser mais rápido e rentável.
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Mensagem por jonypaul Qui Jan 03 2013, 03:15

Muito informativo, apenas tenho uma dúvida em relação a esta frase: "quanto maior a densidade, menor a velocidade de propagação do som”

Isto é verdade em materiais com características de compressibilidade parecidas, certo? Por exemplo, a velocidade do som no ferro é maior do que na água que é maior do que no ar.
O ideal é uma madeira dura ( pouco compressível ) mas ao mesmo tempo leve?
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Mensagem por Uropappus Qui Jan 03 2013, 03:39

Muito bom!! Ahahaha

No entanto para mim, completamente leigo, como posso saber qual o tipo de Madeira melhor?

É possível padronizar o tipo de som das diversas madeiras? (Para ter uma noção na escolha mesmo antes de experimentar o instrumento?)

Grande abraço
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Mensagem por jota jota Qui Jan 03 2013, 05:21

Claramente que a madeira influencia muito o som da guitarra!

http://www.mundodascordas.com.br/novosite/?page_id=23
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Mensagem por Uminety Qui Jan 03 2013, 05:47

Sim influência, mas faço-te uma pergunta agora:
O que é que preferias? Madeira de amieiro cheia de nós e mal cortada ou madeira de pinho bem cortada e uniforme?

É como tocar guitarra, é muito melhor um gajo com mãos e uma guitarra fraca que um gajo que arranhe só uns acordes e com um grande guitarrão, logo tambem sou da opinião que interessa muito mais a qualidade do trabalho na guitarra do que o material em que é feito.
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Mensagem por GomesC Qui Jan 03 2013, 08:44

por Uminety Hoje à(s) 12:47
.....
É como tocar guitarra, é muito melhor um gajo com mãos e uma guitarra fraca que um gajo que arranhe só uns acordes e com um grande guitarrão, logo tambem sou da opinião que interessa muito mais a qualidade do trabalho na guitarra do que o material em que é feito.

Uma Grande verdade, sim senhor Uminety. Subscrevo.

Cumprimentos
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Mensagem por Slider56 Qui Jan 03 2013, 09:34

Para termos em mãos uma guitarra a sério,com bom som,confortável,com uma personalidade que a distinga da maioria,conta tudo!!!

Desde a escolha correcta da madeira,a cura e preparação da mesma,a metodologia de construção,o hardeware,e posteriores acabamentos,etc,tudo é importante,e uma ligeira variação na escolha de qualquer componente será sempre determinante no som final.
Em parte concordo que um gajo com "unhas" com uma guitarra de merda faz muitíssimo mais e melhor que um principiante com uma topo de gama,mas uma coisa não invalida a outra e é sempre desejável que se escolham os materiais certos em função do que pretendemos num produto final.Um bom luthier com os materiais nas condições adequadas faz um excelente trabalho,enquanto que alguém sem experiência nunca tiraria partido desses mesmos materiais a 100%!

É sabido que as fábrica de guitarras têm acordos com fornecedores de madeiras e outros materiais,e portanto têm preços que nós nunca conseguiremos,nem que a vaca tussa... No

O post inicial é algo subjectivo e controverso,porque aqueles valores dependem de um número de circunstâncias muito precisas,e se não estiver tudo certinho (corte,tempo de cura,condições dessa mesma cura/secagem,etc,etc) torna-se irrelevante....

Não é por acaso que os materiais já processados por exemplo pela Warmoth custam o que sabemos em comparação com outros fornecedores mais económicos...ah,pois é...! pale
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Mensagem por JHV Qui Jan 03 2013, 09:47

Bem ....
Vou habilitar-me a dizer aqui algum disparate mas tenho a certeza que terei as costas bem guardadas por pessoal que precebe do assunto e que fará o favor de corrigir alguma incorrecção da minha parte.

Realmente a madeira é importantissima na construção de guitarras isso é pacifico e n terá muita discução.....

Mas como em tudo temos de observar duas coisa completamente distintas e que me parece que estão algo misturadas neste tópico, sem a rapaziada se ter apercebido ainda.

Sendo assim em função do tipos de madeira a utilizar eu dividiria as guitarras em duas classes distintas:

Com caixa de resonancia:

-Acusticas
-Classicas,
-Electroacusticas....... (e todo o tipo de guitarras que use resonancia para fazer propagar o seu som )
E ainda subdividiria este grupo em, Classicas (cordas de nailon) e as outras.

Sem caixa de ressonancia:
-Gutitarras electricas
-Baixos ....... (e todo o tipo de guitarra que tem um corpo compacto, e que não necessita de caixa de ressonancia).

Agora sim....
podemos começar a falar de madeiras densidades altas, densidades baixas, braços, caixas, tampas e trinta por uma linha....

A escolha da madeira tem de ser feita tendo em conta o projecto que vamos desenvolver, então a primeira coisa a definir é queremos uma guitarra eléctrica com um corpo sólido? ou uma acustica com uma boa caixa de resonancia?

Se optarmos por uma de caixa e clássica, teremos de escolher uma madeira cujo comportamento numa caixa de dimensões normais, tenha capacidade para aguentar a pressão exercida pelas cordas, tenha uma boa reprodução do som que pretendemos transmitir, seja durável, não seja demasiado pesada, e que seja bonita quanto á sua estetica.
E por fim, nada menos importante que tudo o resto, que permita uma construção sem gandes exigencias em termos de fixação para além da cola branca Wink

Se optarmos por uma madeira muito densa, teremos uma guitarra rubusta, pronta para combater ao lado do super homem desde que o Yngwie Malmsteen não esteja por perto hehehe, já quanto á sonoridade que se exige de uma guitarra clássica e á capacidade de resonancia da caixa enfim, iriamos certamente ter um som completamente diferente daquele que pretenderiamos ter inicialmente.
Neste caso eventualmente um madeira tipo pinho seria o indicado, porque é leve, tem uma resistencia boa, o comportamento acustico de uma caixa de pinho é bastante agradável, a resistencia as tenções provocadas pelas cordas tambem é adequada, a propria construção da guitarra tambem não será muito complidade porque a madeira de pinho, não sendo muito densa é uma madeira que segura muito bem a cola. enfim parece-me que uma boa madeira de pinho, com a humidade certa, nãos mãos do homem certo para a transformar seria realmente o indicado para fazer uma boa guitarra.

Para uma acustica ou electroacustica, devido a diferentes exigencias em termos de sonoridade, e tambem no que respeita a resistencia que tem de ter para segurar as temções mais elevadas das cordas de aço, aqui neste caso ja teriamos de optar provavelmente por uma madeira um pouquinho mais robusta, mais densa.

Quanto ás electricas....
Eu já vi uma que era só mesmo braço, pik ups e ponte numa tira de madeira com uma largura que variava entre os 4,5 e os 7 cm no máximo....
Numa guitarra electica a resonancia da madeira, não é realmente de grande importancia, importante será a propagação das vibrações de forma firme e consistente ao longo de todo o braço de forma a obtermos os apreciados efeitos harmónicos.
A madeira do corpo da guitarra servirá para pouco mais que esconter toda a electrónica da guitarra e dar-lhe uma forma estetica que seja agradável.
Por isso, no que respeita á madeira a utilizar no corpo da guitarra, a meu ver terá de ser de baixa densidade, por isso tambem o mais leve possivel, e com uma boa mecânica para não rachar quando fica demasido desidratada.

As guitarras com caixa têm reforços no interior da caixa que servem para assegurar que a construção é rubusta e sólida e tambem que as oscilações que a madeira vão ser distribuidas de forma que não permitam o empenamento da madeira.

Nas guitarras electricas enfim... temos um macisso de madeira, com algumas concavidades e perfurações mas onde as oscilações da madeira são feitas de forma aleatoria ao sabaor da madeira por isso apesar da qualidade em termos de acustica nestas guitas não ser importante, a qualidade na dinamica da madeira é de extrema importancia.

E pronto....
Fica aqui o que eu acho sobre as madeiras e as guitarras.....
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Mensagem por Uminety Qui Jan 03 2013, 11:01

Eu tambem não disse que uma coisa invalida a outra Slider, mas é a minha preferencia, prefiro uma construção boa em madeira mais fraca que uma construção mais fraca numa madeira boa.
E para verem as carradas de factores que existem para a constituição de uma boa madeira, dizem que o luthier Antonio Stradivari dos conhecidos violinos Stradivarius fez tão bons instrumentos pelo facto de que no tempo em que viveu houve uma pequena era glaciar na europa, fazendo com que o tempo fosse mais frio e assim sendo a madeira fica-se mais dura. Sendo que a diferença de temperatura para os dias de hoje não fosse assim muita, fez diferença, entre outras teorias que existem para a qualidade dos mesmos.
Bem isto tudo para dizer que existem muitos factores,a madeira que se usa é só mais um, não é só dizer que uso madeira de amieiro ou de cedro e fico com um guitarrão, e ainda só estamos a discutir as madeiras!
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Mensagem por JHV Qui Jan 03 2013, 11:30

@Uminety
essa questão da pequena era glaciar na europa e stradivarius parece-me no minimo affraid ....

Sabendo à partida que as madeiras mais densas são provenientes de espécies equatorias, e as menos densas de espécies de zonas mais frias e que a madeira usada na construção do stradivarius serão exactamente dessas zonas mais frias, por isso lá estaremos sempre a falar de meia duzia de familias de espécies, que serão sempre as do costume no que toca à construção de instrumentos musicais.

Quanto aos stradivarius já se ouviu falar de tudo, inclusivamente que um violino absolutamente normal, após ter sido submetido a um tratamento antifungico passoua a soar como se de um stradivarius se tratasse.
sem duvida que as madeiras usadas na construçãos desses violinos foram submetidas a vários tipos de tratamentos e secagens para ficarem de acordo como o que o luthier idealizou, e com grande eficácia sem duvida nenhuma.

Buxas lol isso não me acredito mesmo Wink só naquele que me pegou a desgraçada da constipação que tenho e não me deslarga
heheheh
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Mensagem por Uminety Qui Jan 03 2013, 12:03

Isto estava a dar um exemplo de uma teoria para mostrar até que ponto pode algo causar diferença na madeira, porque até tens outras teorias de que Stradivari usava madeira de barcos afundados e que misturava o verniz com cinza vulcânica, de todas que ouvi essa é a mais plausivel e sim, quanto mais frio mais os materiais ficam densos, é fisica pura e simplesmente...
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Mensagem por JHV Qui Jan 03 2013, 12:36

Calma la com isso da fisica.....
esperimenta comer um polvo que nunca tenha sido congelado e outro que foi congelado e vais ver que não há experiencia melhor para exemplificar o que escreveste.....
no entanto, tens de ler o que eu escrevi, as madeiras que ele utilizou na construção dos instrumentos, serão inevitavelmente provenientes das familias tradicionais de especies europeias, duvido que fosse construir violinos em madeiras vindas de africa.....

A fisica diz-nos realmente que a temperatura condiciona a a densidade dos corpos, é verdade, mas atenção que mantendo-se a espécia a densidade não poderá aumentar-se devido ao frio, se não daqui a pouco estas a dizer-me que a densidade do pinheiro comum que está na ponta de Sagres, ou em vila real de Santo António, é diferente da densidade do pinheiro comum onde o Pai Natal se despenhou com as renas no Polo Norte, por causa de ter bebido uns canecos a mais no Natal.....
Como é óbvio a coisa não funciona assim, nem mesmo dentro da familia dos pinheiros, onde entram aurocarias entre outras 50 espécies de arvores (penso que até o cedro entra nesta familia de arvores), todas as árvores desta familia, terão em comum uma densidade e uma série de outras propriedades, nomeadamente resinas, óleos, tipo de folhas entre uma série de caracteristicas proprias das especies.

Nem que a ponhas dentro de um congelador ou de um iceberg tu mudas a densidade da madeira, o maximo que conseguirás fazer é congelar a água que se encontra no seu onterior, e por isso provocar uma destruição dos tecidos que formam a madeira (no caso do polvo isto resulta que o polvo fique mais macio e agradável para mastigar Wink ), no caso de um instrumento
não consigo entender que a destuição do tecido que é o principal responsavel pela qualidade de propagação das vibrações possa trazer benificios aos invés de prejuizos.....

Já a impregnação de minerais, é mais fácil de entender.
Oa alemães e holandeses são mestres nos tratamentos de madeiras em autoclave, colocam as madeiras no interior de um autoclave, com insecticidas, antivegetativos, anti-sei-lá-o-que-mais e submetem as madeiras a pressões enormes de forma a que todos aqueles produtos cheguem ao nucleo das celulas para que fiquem o mais protegidas possivel.
Se reparerem nos barrotes verdes que são usados nas vedações, eles são submetidos a esses tratamentos e ficam prontos para largos anos de chuva, vento, frio, calor, neve e 30 por uma linha.... nem as moscas pousam em cima hehehehehe.

Se me disserem que o Stradivarius usou uma te´cnica para cida com isto para impregnar as madeiras que usava, para que a propagação do som fosse mais se acordo ao que ele proprio sentia, acredito piamente.

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Mensagem por Uminety Qui Jan 03 2013, 13:24

se não daqui a pouco estas a dizer-me que a densidade do pinheiro comum que está na ponta de Sagres, ou em vila real de Santo António, é diferente da densidade do pinheiro comum onde o Pai Natal se despenhou com as renas no Polo Norte, por causa de ter bebido uns canecos a mais no Natal.....

Estas a falar da madeira como se fosse cortar e fazer logo a guitarra Rolling Eyes
E os anos de cura?? Alguma vez falei sobre a densidade enquanto ainda tens a arvore viva?

Aliás dizer que a densidade em relação á temperatura só acontence as vezes é o o mesmo que dizer que a gravidade só funciona as vezes...
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Mensagem por JHV Qui Jan 03 2013, 15:14

llooll

Bem das duas uma, ou não sei ler ou não sei escrever......
Nunca vi porcos a andar de bicicleta mas já vim um gajo a tocar guitarra que mais parecia um porco heheh mas adiante...

Tambem nunca vi uma guitarra com ramos e folhas verdes sem que fossem pintados, é óbvio que a madeira seja para que trabalho for tem de estar seca, de preferencia sem ter passado por estufas ou processos de secagem rapida.

O que eu quero dizer ( e tenho a certeza que entendeste perfeitamente) é que a madeira de determinada espécie mantem, em condições iguais de exposição à humidade, a mesma densidade, essa densidade é sempre a mesma esteja ela verde ou curada a diferença é que quando está verde contem muito mais humidade e resinas do que quando está curada.....
Mas enfim.... acho que estamos a ir por um caminho que não é o desejável e acabamos por nos desviar do objectivo principal do tópico...
Voltemos ao tópico Wink



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Mensagem por Slider56 Qui Jan 03 2013, 15:21

As madeiras têm inúmeras variantes dentro de cada família,e entre as principais usadas na construção de instrumentos musicais,há muitas diferenças,desde a densidade,cura,modo de corte e por aí fora.É um assunto bastante complexo e dá pano para mangas.

Relativamente ao Sr. Antonio Stradivari,ninguém sabe com certeza absoluta a composição dos vernizes e muito menos a metodologia de aplicação porque ele não deixou nada documentado.Não esquecer o mestre dele,Giorggio Amati que também deixou obra feita,e já agora aproveito para esclarecer que violinos,violas de arco,violoncelos e contrabaixos de ambos os luthiers há às carradas e são excelentes,mas os tais caríssimos e muito procurados por terem uma sonoridade única são muito raros e quem os tem não os vende.

É desejável que os cortes de madeiras para instrumentos musicais sejam feitos por excesso após uma cura intermédia,de maneira a que as fibras da madeira sequem naturalmente e,à semelhança das cordas,atinjam o ponto máximo de expansão.Quando chegados a esse ponto em que já deu o que tinha a dar,então completa-se o corte,laminação,etc até termos a peça ou peças prontas para começar a construção,seja de uma guitarra ou violoncelo,ou outro instrumento de cordas.

Realmente se fosse tudo chapa 5,seria mais fácil,mas infelizmente não é assim...

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Mensagem por GGuitars Sex Jan 04 2013, 06:48

O post inicial não é uma verdade absoluta, mas foi fruto de uma compilação e leitura aprofundada de trabalhos científicos como teses de mestrados. A minha intenção inicial era transformar esses dados científicos em algo compreensível para todos. E esta é apenas a primeira parte... Very Happy
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Mensagem por Slider56 Sex Jan 04 2013, 07:51

Tudo bem.

Esta é das matérias mais complexas que existem no mundo das guitarras e não só.

Um exemplo que se tornou um puro engano e muitas vezes mal interpretado é o caso do valiosíssimo mogno das Honduras.Sabemos que devido a uma excessiva procura desenfreada para diversos fins,esta espécie de madeira está num nível muito perigoso da extinção...!Nos dias de hoje,só se consegue muito poucas quantidades e sob controle muito apertado.

Usou-se imenso no fabrico e construçaõ de guitarras,mas...apesar de um som muito consistente e sobejamente conhecido,não era nem nunca foi o mogno com características ideias para dar o tal sustain e personalidade a certas guitarras.Há algumas variedades de mogno africano,também conhecido como sapel ou sapelli que são superiores.O que contava e muito no mogno das Honduras era o aspecto visual muito característico desta sub-espécie de mogno.

A Gibson,a par de outras marcas mais nobres,construíram muitas guitarras e usaram e abusaram do mogno das Honduras,sem esquecer a "capa" de cerca de 10 milímetros em bordo ou ácer (maple),que isso sim contribuiu e muito para o "tal som" que mete a malta a sonhar acordados...


Por outro lado,considerem algumas guitarras de qualidade inferior,fruto das circunstâncias dos tempos em que foram contruídas,tais como as Welson,Eko,Teisco,Wilson,Davoli entre tantas outras.Pelas razões que todos sabemos,os materiais e a metodologia de construção estavam muito longe do ideal,e no entanto,algumas delas têm sons absolutamente fora de série,enquanto que outras nem para as lareiras prestam,independentemente da origem,hardware e acabamentos....
Algumas destas guitarras batem o pé a muitos guitarrões caros,topos de gama e com construção irrepreensível...

food for thought... Wink
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