ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

mas hertz ou não hertz??!

+2
gifun
gontalo
6 participantes

Ir para baixo

mas hertz ou não hertz??! Empty mas hertz ou não hertz??!

Mensagem por gontalo Qua Jan 02 2013, 15:33

boas amigos guitarristas, trago um assunto que no minimo me intriga e todos os dias me espanta um bocadinho!A frequência com que afinamos a nossa guitarra..para fazer este teste precisam de um daqueles afinadores que vos permite mudar a frequência em q queremos afinar..a mais usual e standarizada sendo a de 440 hz em lá..
Há muita e diferente informação na web sobre este assunto, vai desde o gosto pessoal de vários compositores, vibração natural da terra e até passa por uma conspiração nazi maquiavélica..enfim é um daqueles assuntos em q ninguém sabe muito bem o q se passa..ou eu n pesquisei o suficiente.... Hmm?
O que importa aqui realmente é vocês experimentarem o fenómeno em pessoa..o que proponho é afinarem a guitarra a 432 hz e darem-le buésda! Rock
O q mais me impressionou foram o raio das harmónicas q as vezes saltam do nada(quando se faz um pull por ex),parece q toda a guitarra ganhoou mais, ou uma outra ressonância, tenho mais sustain e acho o som muito mais suave do q na afinação normal, além de agr perder mais tempo a explorar efeitos que talvez antes passassem despercebidos!
Já fiz a experiência várias vezes e agr uso sp os 432hz..enquanto variava de uma freq para outra p comparar, aconteceu reparar q havia um ruido estranho nos 432..mudei p 440 e nada.. 432 lá está ele..despi a menina e descobri q era um pouco de solda à solta que ali andava a vibrar..mas só nos 432 era notável..no entanto p mim a diferença de ressonância é tal q é bem perceptível mesmo só com as mãos.. Shocked
curtia q experimentassem e me deixassem o vosso feedback!
um abraço

gontalo
gontalo

Post Count : 5
Idade : 39
Localização : leiria
Guitarra : strat squier india/ vintage v100 HB
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 19/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

mas hertz ou não hertz??! Empty Re: mas hertz ou não hertz??!

Mensagem por gifun Qua Jan 02 2013, 17:36

Epá não tenho nenhum afinador que permita trocar as frequências, mas parece ser bem interessante.
Mas um mi a 440hz "é o mesmo mi" a 432hz? (por exemplo permite tocar com uma guitarra afinada a 440hz usando exactamente a mesma escala)
gifun
gifun
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 130
Idade : 30
Localização : Lisboa
Guitarra : Gibson melody maker reissue
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 07/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

mas hertz ou não hertz??! Empty Re: mas hertz ou não hertz??!

Mensagem por boavida Qua Jan 02 2013, 18:09

http://www.arduinostringlessguitar.com/2012/05/estudo-sobre-acustica.html

Nesse link podes ver as frequências correspondentes a cada nota e os 440Hz serão sempre um lá e nunca serão um mi. já quanto aos 432Hz, são um lá, mas não bem... Razz Não creio que essa afinação jogue muito bem com outros instrumentos em standard perfeito.
boavida
boavida
Moderador

Post Count : 3392
Idade : 47
Localização : Cantanhede
Guitarra : Gibson SG-3, Fender Stratocaster MIM, Yamaha Pacifica 311H YNS, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

mas hertz ou não hertz??! Empty Re: mas hertz ou não hertz??!

Mensagem por gontalo Qua Jan 02 2013, 20:48

para isso há afinadores q tem essa opção, por norma os digitais costumam trazer essa possibilidade, o meu custou 5 euros e tem, comprei na sonigate!epá quanto à frequência das notas posso estar errado mas julgo q qqr nota pode assumir os 432hz nos seus múltiplos..a definição de 440 é dada com base no lá!quanto aos outros instrumentos standarizados, tirando os digitais, podes sempre mudar a frequência em q o afinas!
a diferença não é da noite para o dia claro, são diferenças subtis mas p quem liga ao pormenor n passa ao lado acreditem, uma coisa q passa é a barreira do engraçado de experimentar na minha opinião, tanto q a uso permanentemente!nada como experimentarem por vocês mesmos!até posso ser eu a entrar em ressonância nos 432 Rock
...lá está..ninguém sabe!
gontalo
gontalo

Post Count : 5
Idade : 39
Localização : leiria
Guitarra : strat squier india/ vintage v100 HB
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 19/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

mas hertz ou não hertz??! Empty Re: mas hertz ou não hertz??!

Mensagem por guitargold Qui Jan 03 2013, 01:13

é espantosa a ciência que se encontra na música!!
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

mas hertz ou não hertz??! Empty Re: mas hertz ou não hertz??!

Mensagem por jonypaul Qui Jan 03 2013, 02:51

Não sei se este modelo estará certo, mas: o lá é dado por múltiplos de 2 de 440Hz. Podemos escrever todas as frequências de Lá como 440x2^n, sendo n um número inteiro.

Ora, entre n = -1 ( f = 220Hz ) e n = 0 ( f = 440Hz ) têm de estar os 12 semi-tons, pelo que cada semi tom distará 1/12 = 0.083 nesta escala.
Assim, um semi-tom abaixo de 440 teremos 440x2^(0-0.083) = 415Hz

Se usarmos este modelo ( mais uma vez, não faço ideia se está certo... ), então 432Hz está bastante perto de Lá, é assim um misto de Lá com Sol sustenido, mais virado para o Lá Very Happy

Eu diria que é uma grande coincidência, porque 432 está tão perto de 440 que será relativamente fácil, se não se usar nenhuma referência para afinar, ficar a tocar a essa frequência sem querer. Mas nada como experimentar, de facto.
jonypaul
jonypaul
Guitarrista de garagem

Post Count : 290
Idade : 32
Localização : Oeiras
Guitarra : Telecaster, Walden
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

mas hertz ou não hertz??! Empty Re: mas hertz ou não hertz??!

Mensagem por boavida Qui Jan 03 2013, 05:53

gontalo, 440Hz é sempre lá, nunca será um mi ou um dó ou outra nota qualquer, pois essas notas soam em outras frequências diferentes e por isso é que são essas notas e não o lá que soa nos 440 Hz e seus múltiplos. Os 432Hz é como o jonypaul diz é um misto de lá com sol#, mais virado para o lá ou como disse lá atrás é um lá mas não bem.
boavida
boavida
Moderador

Post Count : 3392
Idade : 47
Localização : Cantanhede
Guitarra : Gibson SG-3, Fender Stratocaster MIM, Yamaha Pacifica 311H YNS, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

mas hertz ou não hertz??! Empty Re: mas hertz ou não hertz??!

Mensagem por Uminety Qui Jan 03 2013, 09:50

Estar desafinado não é o mesmo que soar mal, gontalo, tens a guitarra desafinada, pois para um lá a corda tem de vibrar a 440 hz, ou seja faz 440 "ondas" por segundo, isto é fisica pura e simplesmente, mas não te aflijas, o Kurt Cobain gravou musicas com a guitarra desafinada até 1/4 de tom a baixo Very Happy
Uminety
Uminety
Guitarrista de garagem

Post Count : 326
Idade : 31
Localização : Tábua
Guitarra : Maya Les Paul, Stagg S300-TR, Yamaha Pacifica 312
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

mas hertz ou não hertz??! Empty Re: mas hertz ou não hertz??!

Mensagem por gontalo Sáb Jan 05 2013, 02:11

o lá ser standarizado nos 440 hz penso que foi convencionado, se não estou em erro depois da segunda guerra mundial, antes dos instrumentos digitais ou eléctricos projectavam todos os acústicos para os 432hz..cá usamos os 440 na américa penso que usam 445hz..devem ser tipo daltónicos a discutir cores!então e...já alguém experimentou??
gontalo
gontalo

Post Count : 5
Idade : 39
Localização : leiria
Guitarra : strat squier india/ vintage v100 HB
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 19/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

mas hertz ou não hertz??! Empty Re: mas hertz ou não hertz??!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos