ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ruido na guitarra.

+13
jota jota
Scorp
kanubas
Naré Cardoso
MetalRain
Waltheer
kouros
Z3D
Valveaddicted
mbaltazar
lourenco599
ObiQueloKenobi
miguel_20_
17 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

ruido na guitarra. - Página 2 Empty Re: ruido na guitarra.

Mensagem por Z3D Dom Dez 30 2012, 09:19

Bom ano para ti tb Naré.

Espero sinceramente que em termos forísticos a malta comece a usar a cabeça e a tentar perceber como as coisas funcionam e porque razão de vez em quando funcionam mal. A informação está acessível a todos, é só ter o trabalho de procurar. Ninguem aqui é burro, portanto....
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ruido na guitarra. - Página 2 Empty Re: ruido na guitarra.

Mensagem por kouros Dom Dez 30 2012, 09:24

donkey_avatar



Yes!
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ruido na guitarra. - Página 2 Empty Re: ruido na guitarra.

Mensagem por Naré Cardoso Dom Dez 30 2012, 10:15

Ninguém está a chamar burro a ninguém, mas qualquer hipótese é aceitável... É uma questão de experimentar... A cena da Massa ou da Terra será assim tao descabida?? Eu com o Micro Terror fazia esse esse brulho até resolver a situacao da PSU... Há mais pessoal que, ao tocar no quarto fazia esse barulho e quando ligaram na cozinha (com ligacao á Terra) deixou de fazer... Outros em casa fazia e no local de ensaio deixava de fazer ou vice-versa... Nao sei qual é a tua de meter o Fogo! se nao estás a chamar burro a ninguém... Só é valida a hipótese do shielding??? Porque??? Eu já passei pelo mesmo e resolvi o assunto com a Massa... Nao vejo qual é a pancada... Acho que ninguém aqui invalidou a hipótese do shielding... Sabes mais do que os outros?
Nao é a primeira vez que isto acontece e já inclusive admitiste que por vezes fazes as cenas sem pensar... Por favor, pensa na situacao que se está a passar neste tópico e com calma dá lá uma opiniao valida!
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ruido na guitarra. - Página 2 Empty Re: ruido na guitarra.

Mensagem por kanubas Dom Dez 30 2012, 10:24

Passei por uma situação identica com o meu Micro Terror. A fonte de alimentação inicial era um modelo que não tinha ligação de terra e o amp fazia um ruido persistente que diminuia bastante ao tocar nas partes metálicas da guitarra. O fornecedor substituiu-me a fonte por um modelo diferente e que já tem ligação de terra e o problema ficou resolvido.
kanubas
kanubas
Guitar Hero

Post Count : 1459
Idade : 61
Localização : Palmela / Setúbal
Guitarra : Fender American Deluxe Strat HSS / Fender Pawn Shop '51 / Fender Standard Strat MIM / Schecter Omen Extreme 6 / Epiphone Les Paul Tribute Plus / Epiphone Wildkat / Lag T400DCE
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 19/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ruido na guitarra. - Página 2 Empty Re: ruido na guitarra.

Mensagem por Scorp Dom Dez 30 2012, 10:30

Concordo com o Naré até porque já passei por uma situação igual, tocando nas partes metálicas da guitarra não fazia qq ruído contudo se lhe tirasse as mãos de cima ouvia logo um ruído algo incomodativo, tanto com a les paul com humbuckers como com a strat com single coils, alias o ruído até era bem distinto do ruído normal de single coils numa guitarra sem shielding.

Assim que mandei colocar Terra na tomada em que costumo ligar a amp o ruído desapareceu logo por completo!




Quando ao problema aqui discutido neste tópico, o problema poder ser sim da falta de shielding na guitarra mas convém não descartar a hipótese de falta de Terra nas tomadas!!!!
Scorp
Scorp
Moderador

Post Count : 3607
Idade : 40
Localização : Albufeira
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ruido na guitarra. - Página 2 Empty Re: ruido na guitarra.

Mensagem por Naré Cardoso Dom Dez 30 2012, 10:39

Exacto... Claro que pode ser a falta do shielding... Tem que se ver por exclusao de partes...

Kanubas... Eu arranjei a original de maneira a ter ligacao á Terra e fiquei com duas operacionais... Enviei um email á Orange e eles enviaram-me uma outra PSU que mais parece de um Laptop Very Happy
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ruido na guitarra. - Página 2 Empty Re: ruido na guitarra.

Mensagem por kanubas Dom Dez 30 2012, 11:03

Kanubas... Eu arranjei a original de maneira a ter ligacao á Terra e fiquei com duas operacionais... Enviei um email á Orange e eles enviaram-me uma outra PSU que mais parece de um Laptop .
Sim, a que me enviaram depois de me ter queixado do problema (não directamente da Orange, mas da Musifex, onde comprei o amp) parece uma fonte de um Laptop. Inclusivamente vinha só a fonte, sem o cabo de ligação aos 220V que nesta é em separado e estou a utilizar um cabo de alimentação de um PC.
Ainda tenho também a original que até tem várias fichas adaptadoras amovíveis para poder funcionar em tomadas de diferentes países, mas é a tal que se mantém com o problema do ruido. Já agora como é que resolveste o problema? Era porreiro ficar também com a minha operacional Cool
kanubas
kanubas
Guitar Hero

Post Count : 1459
Idade : 61
Localização : Palmela / Setúbal
Guitarra : Fender American Deluxe Strat HSS / Fender Pawn Shop '51 / Fender Standard Strat MIM / Schecter Omen Extreme 6 / Epiphone Les Paul Tribute Plus / Epiphone Wildkat / Lag T400DCE
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 19/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ruido na guitarra. - Página 2 Empty Re: ruido na guitarra.

Mensagem por Naré Cardoso Dom Dez 30 2012, 11:06

Huum... É complicado para PT, resolver desta maneira, mas eu envio-te fotos por PM para nao estar a encher este tópico. A nao ser que alguém queira ver também...
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ruido na guitarra. - Página 2 Empty Re: ruido na guitarra.

Mensagem por kanubas Dom Dez 30 2012, 11:13

OK! Obrigado desde já Naré Fixe
kanubas
kanubas
Guitar Hero

Post Count : 1459
Idade : 61
Localização : Palmela / Setúbal
Guitarra : Fender American Deluxe Strat HSS / Fender Pawn Shop '51 / Fender Standard Strat MIM / Schecter Omen Extreme 6 / Epiphone Les Paul Tribute Plus / Epiphone Wildkat / Lag T400DCE
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 19/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ruido na guitarra. - Página 2 Empty Re: ruido na guitarra.

Mensagem por Z3D Dom Dez 30 2012, 13:03

Uma coisa é falta de terra (ou ground loops, como lá atrás o kouros disse) que provoca ruído no amp, tenha ele lá ligado uma guitarra ou não.
Outra coisa é a guitarra estar ligada ao amp, e portanto estar ligada também à massa comum (massa comum à guitarra e amp) e ao tocar as partes metálicas da guitarra e do amp esse ruido desaparecer (ou diminuir consideravelmente, a massa é COMUM).
São situações completamente distintas. Qual delas coincide com o caso do micro terror? Ele fazia ruído mesmo sem a guitarra lá ligada?
Com a guitarra lá ligada, tb fazia ruído certo? Se calhar juntava o croquete e o batatinha (ou seja ruido do PSU marada + ruido da guitarra)?

Agora, será que se o problema fosse do amp o user já não tivesse dito nos posts que ja escreveu tipo "ah... o amp faz um barulho do catano! mesmo sem nada ligado!"? Nao pois nao?

Scorp, essa situação de quando tocavas na guitarra o ruido diminuir, estas a falar de que amp? Dum alimentado alimentado por uma fonte PSU transformadora AC/DC tipo micro terror?

PS: naré, essa do "saber mais que os outros" era excusada... tu sabes mais umas coisas que eu, eu sei umas coisas mais que tu. Ficamos assim.
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ruido na guitarra. - Página 2 Empty Re: ruido na guitarra.

Mensagem por Naré Cardoso Dom Dez 30 2012, 13:10

Rolling Eyes

Ya... Whatever... Desisto!
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ruido na guitarra. - Página 2 Empty Re: ruido na guitarra.

Mensagem por Scorp Dom Dez 30 2012, 13:27

Tou a falar do meu hiwatt, do vox, de um amp de baixo já bem velhinho que por lá anda, nenhum deles alimentado por uma fonte PSU transformadora AC/DC, todos com transformador interno.

A tocar nas cordas ou em qq parte metálica fosse no amp ou na guitarra não fazia ruído absolutamente nenhum, contudo sem tocar em nada fazia logo um ruídozinho chato, nada demais mas algo chato. Assim que foi instalada terra na tomada em questão o problema desapareceu completamente e nunca mais tive quaisquer ruídos.
Scorp
Scorp
Moderador

Post Count : 3607
Idade : 40
Localização : Albufeira
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ruido na guitarra. - Página 2 Empty Re: ruido na guitarra.

Mensagem por Z3D Dom Dez 30 2012, 13:35

Não... a sério... vamos ver que tb há a possibilidade de o ruído ser causado por um esquilo que está dentro do amp, ou um grilo dentro da guitarra...
Hey, possibilidades há muitas.

Pediste que fizesse um post válido que ajudasse o rapaz. Eu peço que não façam post que o baralhem.

Muito bem, caro miguel_20_ :

1- o amplificador faz ruído com a guitarra desligada?
2- com a guitarra ligada, se baixares o volume da guitarra ao mínimo, o ruído diminui e/ou desaparece?
3- Com a guitarra ligada, se te movimentares de um lado para ou outro com a guitarra, afastando e aproximando-te do amp, o ruido altera-se?
4- Tocas num local com lâmpadas fluorescentes, outros equipamentos electronicos por perto etc?
5- a tomada onde ligas o amp à corrente do amp, tem terra?

Se puderes responde a estas questões.
Vamos ver como é que se vai resolver o problema...
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ruido na guitarra. - Página 2 Empty Re: ruido na guitarra.

Mensagem por jota jota Seg Dez 31 2012, 06:42

@ Z3D, isto aqui não é nenhuma competição para ver quem sabe mais!
As tuas ajudas são válidas, tal como as do Naré! Agora cabe ao miguel_20_ testar e experimentar todas as ajudas que lhe foram fornecidas.
Liberum Arbitrium...
jota jota
jota jota
Moderador

Post Count : 2192
Idade : 35
Localização : Beja
Guitarra : Yamaha Pacifica | Jackson DK2 Dinky | Admira Rosario
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 19/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

ruido na guitarra. - Página 2 Empty Re: ruido na guitarra.

Mensagem por Z3D Seg Dez 31 2012, 08:05

@jota jota
isto aqui não é nenhuma competição para ver quem sabe mais!

A questão aqui é que isto faz-me lembrar tipo alguém que tenha uma dor de barriga.
Vai um e diz "epá, isso provavelmente foi algo que comeste",
Vai outro e diz "epá, não... isso pode tb ser um tumor no estômago... ha uns tempo aconteceu a um amigo meu...bla bla bla"

E pronto, eu como forista e como tenho gosto em ajudar, não podia ficar caladinho enquanto o miúdo já andar às voltas à procura dum electricista que lhe verifique as terras da casa.

Como disse atrás, gosto de ajudar. Não de confundir! Vamos primeiro ao mais óbvio ok?
E se eu fosse assim um gajo armado em sabichão com rei na barriga, não contribuía nem ajudava ninguém, punha-me aqui a "gozar o prato" com a ignorância que anda por aí (e há muita, mas o pior são os que gostam de o ser) e mandava uns bitaites só para meter nojo. E se há algo que não me podem acusar é de não contribuir e/ou ajudar quando posso.
Mas aqui alguém está a competir? Tas te a passar?
Olha, mais valia perderes o teu tempo com outra coisa do que a fazeres esse comentário.

Bom ano para ti.


------------------------------------

@ miguel_20_
Então rapaz assustaste-te ou quê?
(na volta....)
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ruido na guitarra. - Página 2 Empty Re: ruido na guitarra.

Mensagem por Naré Cardoso Seg Dez 31 2012, 08:12

Na minha opiniao é mais fácil experimentar o amp noutra parte da casa ou mesmo em casa de um amigo do que estar a abrir a guitarra e fazer um shielding... Ou pior, mandar alguém faze-lo... Um hipotese nao invalida a outra... Nao quer dizer que nao seja o shielding e que fique resolvido com isso! Eu digo que tanto pode ser uma coisa como outra!! Mas da maneira como "falas" parece que é impossivel que seja a falta de Terra em casa Rolling Eyes
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ruido na guitarra. - Página 2 Empty Re: ruido na guitarra.

Mensagem por lore Seg Dez 31 2012, 08:17

Internet is the best way to be misunderstood worldwide
lore
lore
Guitar Hero

Post Count : 1123
Guitarra : afinadas
Data de inscrição : 12/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ruido na guitarra. - Página 2 Empty Re: ruido na guitarra.

Mensagem por Naré Cardoso Seg Dez 31 2012, 08:17

Mesmo Rolling Eyes
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ruido na guitarra. - Página 2 Empty Re: ruido na guitarra.

Mensagem por Z3D Seg Dez 31 2012, 08:18

Com eu disse, podem ser grilos e esquilos.
Quais são as probabilidades de ser?
Não há impossiveis. Laughing

Relativamente a isto só espero que o rapaz venha aqui esclarecer as questões que atrás coloquei.
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ruido na guitarra. - Página 2 Empty Re: ruido na guitarra.

Mensagem por Naré Cardoso Seg Dez 31 2012, 08:24

Z3D, é impossível ser a falta de ligação á Terra?
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ruido na guitarra. - Página 2 Empty Re: ruido na guitarra.

Mensagem por Z3D Seg Dez 31 2012, 08:27

Já disse atrás que não há impossíveis.
Mas é preciso perceber porque isso ocorre, certo? Tu sabias que o transformador de entrada de um amplificador tem terras separadas, e é por isso que vê amps sem sequer ter pino de terra na tomada?
Olha, vamos esperar o que o rapaz tem a dizer ok?
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ruido na guitarra. - Página 2 Empty Re: ruido na guitarra.

Mensagem por Slider56 Seg Dez 31 2012, 11:17

Normalmente este tipo de buzz deve-se a uma ligação de shielding mal feita ou defeituosa,mas também pode muito bem ser o caso de as tomadas não terem uma ligação à terra como deve ser.Se estiver tudo bem ligado normalmente não costuma haver ruído...!

Já apanhei guitarras com shielding muito bem instalado,tudo certinho e os donos queixavam-se do mesmo problema;muitas vezes era a tal falta de terra,outras um cabo de ligação da guitarra ao amp,algo manhoso,também não se descarta um amplificador com filtragem/circuito fraca,etc,etc...aguardemos o que o nosso amigo nos comunicar!

Bom Ano a todos! Very Happy
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ruido na guitarra. - Página 2 Empty Re: ruido na guitarra.

Mensagem por Z3D Seg Dez 31 2012, 12:23

Certo slider. O problema é que nesses casos é normal o ruido vir do amplificador, tenha ou nao algo lá ligado há sempre ruído, muito ou pouco, há. Terras fracas, ou ausencia delas... junta isso ao ruído de linha, aos componentes do amp mais susceptíveis e está a barraca armada.
O miguel queixou-se de um fenómeno que é demais conhecido, toca nas cordas o ruído desaparece, larga as cordas volta a aparecer. Ele nunca disse que o amp faz ruido. Daí achar que estamos a por muitas hipoteses, demasiadas... desde nao ter aterramento, ground loops enfim.... vamos por partes. Nao custa nada esperar o que ele tem a dizer.

Vamos ver.


Boas saídas e melhores entradas a todos! Very Happy
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ruido na guitarra. - Página 2 Empty Re: ruido na guitarra.

Mensagem por miguel_20_ Ter Jan 01 2013, 05:16

"

1- o amplificador faz ruído com a guitarra desligada?
2- com a guitarra ligada, se baixares o volume da guitarra ao mínimo, o ruído diminui e/ou desaparece?
3- Com a guitarra ligada, se te movimentares de um lado para ou outro com a guitarra, afastando e aproximando-te do amp, o ruido altera-se?
4- Tocas num local com lâmpadas fluorescentes, outros equipamentos electronicos por perto etc?
5- a tomada onde ligas o amp à corrente do amp, tem terra?

Se puderes responde a estas questões.
Vamos ver como é que se vai resolver o problema..."




1-a guitarra desligada do cabo faz.
2-diminui.
3-nao
4-sim
5-axo que sim
miguel_20_
miguel_20_

Post Count : 12
Idade : 30
Localização : portugal
Guitarra : fender
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 27/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ruido na guitarra. - Página 2 Empty Re: ruido na guitarra.

Mensagem por miguel_20_ Ter Jan 01 2013, 05:22

desculpem so ter respondido agora
miguel_20_
miguel_20_

Post Count : 12
Idade : 30
Localização : portugal
Guitarra : fender
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 27/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ruido na guitarra. - Página 2 Empty Re: ruido na guitarra.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos