ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Epiphone Les Paul Special II. Customizar ou não?

+6
Ganga
John B
Guzzman
Skaven
MarlonMorais
RoxSantos017
10 participantes

Ir para baixo

Epiphone Les Paul Special II. Customizar ou não? Empty Epiphone Les Paul Special II. Customizar ou não?

Mensagem por RoxSantos017 Ter Dez 11 2012, 12:35

Boa noite pessoal

É o seguinte:
Quando comecei a aprender a tocar guitarra adquiri uma Epiphone Les Paul Special II num daqueles packs de aprendizagem à 4 anos atrás. Para quem não conhece esta é das guitarras mais baratas da Epiphone, custa actualmente cerca de 130 euros.
Apesar de não ser nada de especial, é uma guitarra que eu realmente gosto e com que me sinto bem a tocar.
Agora tenho a Fender Blacktop Jaguar como minha guitarra principal e uso a Epiphone em meio tom a baixo e já à algum tempo que tenho andado a pensar em fazer um GRANDE upgrade.

A minha ideia seria trocar os dois pickups pelos Gibson Burstbucker Pro neck e bridge em nickel, adaptar um sistema Bigsby b7 com Vibramate v7 e trocar os "tuners" por um conjunto Gibson PMMH-015. Tudo custaria aproximadamente uns 450 euros. O meu colega de banda aconselhou me, no caso de realmente seguir com a ideia para a frente, trocar também todo o sistema eléctrico da guitarra.

Que me dizem? Gostava de saber opiniões! Valerá a pena o investimento ou será melhor ideia guardar o dinheiro para uma nova guitarra?

Desde já obrigado Very Happy
RoxSantos017
RoxSantos017
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 115
Idade : 30
Localização : Viana do Castelo
Guitarra : Eastwood Sidejack DLX, Squier Vintage Mod Jaguar
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 07/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Epiphone Les Paul Special II. Customizar ou não? Empty Re: Epiphone Les Paul Special II. Customizar ou não?

Mensagem por MarlonMorais Ter Dez 11 2012, 12:55

se gostas do feeling dela a sério... sim, vale totalmente a pena remodelar a guitarra.

tenho Burstbuckers na minha Epiphone Classic e posso dizer que são fantásticos, não tenho defeito nenhum a apontar-lhes, desde som limpo a usar fuzz.

afinadores Gibson? não mesmo. compra uns Grover ou uns Gotoh porreiros e ficas mesmo muito melhor servido. os afinadores que eu tinha na minha Gibson Studio pelo menos eram inúteis, se forem os mesmos esqueçe.

Bigsby? Fuck yeah............ Yup.






agora........... epá, estares a meter tanto trabalho numa guitarra dessas, e dinheiro....... sinceramente, acho que devias vender a que tens, compravas uma Epiphone Classic / Ebony Custom / Black Beauty (usadas), e fazias os mods nessas. são melhor construídas, têm afinadores bons, têm madeiras melhores. gastavas mais mas é uma guitarra que, se a tratares minimamente bem, provavelmente nunca hás-de querer mudar ou livrar-te dela, porque vai ficar muito melhor. se fosse eu fazia isto, mas tu é que sabes o que te assenta bem. pessoalmente, é muito dinheiro para se estar a fazer mods numa guitarra dessas.
MarlonMorais
MarlonMorais
Guitar GOD

Post Count : 5705
Idade : 34
Localização : Brighton, UK
Guitarra : Epiphone LP Classic, Chibson LP Custom
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Epiphone Les Paul Special II. Customizar ou não? Empty Re: Epiphone Les Paul Special II. Customizar ou não?

Mensagem por Skaven Ter Dez 11 2012, 13:02

Portanto fica tudo perto de 500 euros, sinceramente não fazia upgrade e comprava uma nova, por esse preço já consegues otimos intrumentos com uma otima madeira que provávelmente essa não têm, e que acaba por ser parte importantíssima no som, tanto como os pickups.

Se não te importares então, aconselho-te vivamente a comprares uma guitarra em segunda mão (estimada) o que com esse preço deves conseguir provávelmente uma Gibson ou uma Epiphone Custom entre várias outras que dão-te garantias muito superiores na sua extrutura, ou seja, no braço no corpo e na construção.
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Epiphone Les Paul Special II. Customizar ou não? Empty Re: Epiphone Les Paul Special II. Customizar ou não?

Mensagem por Guzzman Ter Dez 11 2012, 13:51

Sem dúvida que com esses upgrades ficavas com uma boa guitarra, mas com o dinheiro que ias gastar já encontras uma Gibson Les Paul usada, que para mim será sempre uma melhor opção.
Guzzman
Guzzman
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 230
Idade : 31
Localização : Chaves
Guitarra : -
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 23/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Epiphone Les Paul Special II. Customizar ou não? Empty Re: Epiphone Les Paul Special II. Customizar ou não?

Mensagem por John B Ter Dez 11 2012, 13:54

Gastar 450€ numa guitarra que custa nova 130€?? affraid

Até podes gostar do feeling, etc, etc, mas.. no thanks!!

por mais que gastes nela, o essencial que é a madeira e a qualidade de construção nunca vai lá estar e esses são dois aspectos dos mais importantes numa guitarra..

mas é só a minha opinião..

John B
John B
Guitarrista viciado

Post Count : 930
Idade : 37
Localização : Coimbra
Guitarra : Yamaha AES 620HB
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 29/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Epiphone Les Paul Special II. Customizar ou não? Empty Re: Epiphone Les Paul Special II. Customizar ou não?

Mensagem por RoxSantos017 Ter Dez 11 2012, 14:13

Vender acho que não seria capaz, por duas razões: 1º vender uma guitarra destas teria que ser a um iniciante porque nenhum entendido na matéria estaria interessado, e 2º porque, bem, esta foi a minha primeira guitarra, eu sou, como muitos outros, um guitarrista autodidata, esta guitarra abriu me as portas para este mundo e por isso mesmo eu amo a minha velha amiga Razz Ahahahah!! Tem grande valor sentimental por muito ridículo que isso que possa parecer Choro Por isso ou avanço com o upgrade ou então vai ficar a repousar eternamente na parede do meu quarto Smile

Mas sem dúvida que gostaria de continuar a tocar com ela.

E mesmo que o resultado não seja o desejado posso sempre instalar os pickups e o bigsby numa futura guitarra né?
Ou seja, eu não penso que vou estar a gastar 450 euros numa guitarra que custa 130. Todas as peças que comprar posso voltar a instalar mais tarde numa guitarra melhor, penso eu..

A verdade é que eu gosto da ideia de transformar a minha velha guitarra num instrumento aceitável a nível "profissional". Será pedir demais de um instrumento destes? Neutral
RoxSantos017
RoxSantos017
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 115
Idade : 30
Localização : Viana do Castelo
Guitarra : Eastwood Sidejack DLX, Squier Vintage Mod Jaguar
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 07/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Epiphone Les Paul Special II. Customizar ou não? Empty Re: Epiphone Les Paul Special II. Customizar ou não?

Mensagem por MarlonMorais Ter Dez 11 2012, 14:16

eu deixava essa exactamente como está e comprava uma dessas que eu disse usada para começar a artilhar como deve de ser. assim ficas com duas guitarras, podes sempre ficar com a Special como backup, o que é sempre boa ideia ter, e podes mesmo meter essa em afinações diferentes, etc.

isto, no meu prisma, porque é o que eu faria.
MarlonMorais
MarlonMorais
Guitar GOD

Post Count : 5705
Idade : 34
Localização : Brighton, UK
Guitarra : Epiphone LP Classic, Chibson LP Custom
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Epiphone Les Paul Special II. Customizar ou não? Empty Re: Epiphone Les Paul Special II. Customizar ou não?

Mensagem por Ganga Ter Dez 11 2012, 14:21

Caro amigo

Tudo vale a pena quando a Alma não é pequena.

eu gastaria o dinheiro caso gostasse mesmo do "Axe" :-)

For money to burn... Rock


Ganga
Ganga

Post Count : 7
Idade : 40
Localização : algarve
Guitarra : Gibson LP Studio; Epi wilshire reissue; epi dot
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 07/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Epiphone Les Paul Special II. Customizar ou não? Empty Re: Epiphone Les Paul Special II. Customizar ou não?

Mensagem por John B Ter Dez 11 2012, 14:21

Compreendo, a tua opinião é bem válida, acho que todos nós temos um grande valor sentimental por aquela que foi a nossa 1ª guitarra, mas tenho muitas dúvidas relativamente ao "efeito" dos upgrades numa guitarra dessa gama..

eu sou da opinião do Marlon..
John B
John B
Guitarrista viciado

Post Count : 930
Idade : 37
Localização : Coimbra
Guitarra : Yamaha AES 620HB
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 29/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Epiphone Les Paul Special II. Customizar ou não? Empty Re: Epiphone Les Paul Special II. Customizar ou não?

Mensagem por RoxSantos017 Ter Dez 11 2012, 14:27

Vou começar a estudar essa opção, ver que guitarras é que se arranjam online usadas.
A Ebony Custom agrada-me bastante, mas o hardware dourado não sei não...
RoxSantos017
RoxSantos017
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 115
Idade : 30
Localização : Viana do Castelo
Guitarra : Eastwood Sidejack DLX, Squier Vintage Mod Jaguar
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 07/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Epiphone Les Paul Special II. Customizar ou não? Empty Re: Epiphone Les Paul Special II. Customizar ou não?

Mensagem por .:Rodrigo:. Ter Dez 11 2012, 14:44

E mesmo que o resultado não seja o desejado posso sempre instalar os pickups e o bigsby numa futura guitarra né?
Ou seja, eu não penso que vou estar a gastar 450 euros numa guitarra que custa 130. Todas as peças que comprar posso voltar a instalar mais tarde numa guitarra melhor, penso eu..
isto

e fala com o domingos, ele kitou a epiphone dele, se não me engano, com a ajuda do ali3ncorp. Smile
.:Rodrigo:.
.:Rodrigo:.
ADMINISTRADOR

Post Count : 4122
Idade : 28
Localização : Évora/Setúbal
Guitarra : Schecter Demon 6 (eléctrica) + Yamaha C40 (clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Epiphone Les Paul Special II. Customizar ou não? Empty Re: Epiphone Les Paul Special II. Customizar ou não?

Mensagem por Z3D Ter Dez 11 2012, 23:42

Vou dar a minha opinião, sem ninguem a pedir e portanto vale o que vale.

É evidente que eu também nunca iria gastar 400€ numa guitarra que custa pouco mais de 100€....
No entanto o que ele disse sobre poder aproveitar futuramente o investimento para outra guitarra faz todo o sentido, se na realidade os melhoramentos puderem ser aplicados na proxima guitarra. Por exemplo, a questão da pestana, ou mesmo dos tuners... a pestana seria algo que ao ser instalada, nao se iria mais retirar; os tuners, há que ter atenção à furação pois nao servem para todas as guitarras (e só aqui estamos a falar de um mínimo 100€, coisas com qualidade note-se.)
Sobre os pickups, são sempre um tiro no escuro. Estou farto de bater na mesma tecla: um pickup xpto pode soar muito bem numa guitarra e soar muito mal noutra. Independentemente do seu preço, e do preço da guitarra onde irá ser instalado! Estão em jogo uma série de factores e variáveis que vão desde a qualidade dos materiais usados, à sua assemblagem, desde as madeiras até ao material usado para a bridge/stop-tail. São tantos os factores que nada nos garante que irão soar excelentemente bem.
Dito isto, podes estar a comprar um burstbuckers mas que coocados na tua guitarra podem soar....mal.... ou bem.... who knows? Se calhar até soam bem na tua guitarra, mas um dia (como bem dizes) mudas de guitarra e irão soar....mal....bem?...... who knows again?

sou-te sincero, provavelmente poderia melhorar alguns aspectos da guitarra, mas nunca iria gastar tanto dinheiro. Eventualmente procuraria uns pickups mais em conta, alteraria a pestana, com tempo compraria outra bridge melhor.... aos poucos, sem pressas...
Uma coisa de certeza que faria como tu: se tivesse tanto afecto, nunca me iria desfazer dela por nada. Dava-lhe uns retoques para a manter "viva" Smile
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Epiphone Les Paul Special II. Customizar ou não? Empty Re: Epiphone Les Paul Special II. Customizar ou não?

Mensagem por Skaven Qua Dez 12 2012, 02:24

Ou seja... é verdade que as peças podem ser reaproveitadas se... a próxima guitarra for uma Les Paul ou os carrilhões chapéu... a pestana poderá dar ou não, os pickups é um tiro no escuro, supondo que não vais comprar uma S-S-S ou H-S-S aí então (portanto tens a próxima compra já limitada)... mas pronto, vamos pensar que por acaso até dá, gastou os 500 e mais tarde decide comprar uma guitarra e trocar as peças para a nova, ora se a guitarra nova custar digamos os mesmo 500 euros... significa que fez um investimento de 1.000 euros... com 1.000 euros já podes comprar uma super guitarra que não precisa nem de pestana nem de carrilhões nem de pickups e melhor ainda... está original, é nova e é excelente.

A longo prazo é um péssimo investimento, especialmente porque do ponto vista prático, comprando outra ficavas com mais um instrumento e assim ficas apenas com um instrumento fraquito ""kitado"" não sabendo se a coisa vai funcionar ou não.

Vamos ver isto num caso mais simples de entender, eu tenho um Seat Ibiza antigo... foi o primeiro... adoro-o, o motor está a ficar fraquito vou alterar umas peças, pneus, tubo de escape, depois um dia quando comprar outro posso sempre alterar as peças para o novo.. sim é verdade, quando comprar então o novo carro vou comprar outro Seat quando poderia comprar um Audi com o dinheiro que já tinha investido... .

Agora... se tens uma paixão assim tão grande pela tua primeira guitarra e mesmo sabendo que por mais alterações que possas fazer, se a madeira não for boa (o que não deverá ser de certeza) ele será sempre no máximo razoável... o dinheiro é teu... eu não investia assim o meu dinheiro.
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Epiphone Les Paul Special II. Customizar ou não? Empty Re: Epiphone Les Paul Special II. Customizar ou não?

Mensagem por RoxSantos017 Qua Dez 12 2012, 03:53

Antes de mais obrigado por todas as opiniões.
Eu sou novo por cá, estou a adorar o site, já tenho aprendido bastante mesmo, e saber a opinião de pessoas mais experientes é muito bom, por isso um enorme OBRIGADO! Very Happy

Realmente, visto dessa maneira é algo bastante arriscado. O melhor será não fazer um grande investimento e tentar manter a minha velhinha "viva", tal como disse o Z3D, guardar este dinheiro e então mais tarde apostar em algo superior.

Então faço mais uma pergunta: com uma guitarra desta gama, o que é que cada um alterava para a aguentar pelo menos mais um aninho.

Realço que eu uso esta guitarra em meio tom a baixo. Nas actuações ao vivo, uso-a no máximo numas 4 músicas. A minha guitarra standard é a Jaguar que é sem dúvida superior...

Portanto a minha questão é: o que posso eu alterar na Les Paul para ficar com uma qualidade aceitável em comparação à Jaguar? O que é que cada um faria no meu lugar, supondo que o faria sequer?
RoxSantos017
RoxSantos017
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 115
Idade : 30
Localização : Viana do Castelo
Guitarra : Eastwood Sidejack DLX, Squier Vintage Mod Jaguar
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 07/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Epiphone Les Paul Special II. Customizar ou não? Empty Re: Epiphone Les Paul Special II. Customizar ou não?

Mensagem por Schmeichel Qua Dez 12 2012, 04:12

Já te disseram o essencial, mas eu gostaria de acrescentar que por muito que gostes da guitarra, o corpo é de contraplacado (pelo menos o da minha parece-me ser) pelo que seria um disparate estares a aplicar esse material na guitarra, mesmo como tendo em consideração que tal como te disseram (e bem) podias mudar esse material todo mais tarde para outra guitarra.

Se quiseres investir na Special II acho que te devias ficar por uns potenciómetros novos, por um switch e por uma pestana nova, porque representam muito pouco investimento (40-50 € no máximo) e representariam melhorias importantes na guitarra. Mas isto mesmo só porque gostas de tocar com ela.
Schmeichel
Schmeichel
ADMINISTRADOR

Post Count : 3529
Idade : 52
Localização : Portugal
Guitarra : G&L; Vintage; Epiphone
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 13/07/2009

http://schmeichel72.hi5.com

Ir para o topo Ir para baixo

Epiphone Les Paul Special II. Customizar ou não? Empty Re: Epiphone Les Paul Special II. Customizar ou não?

Mensagem por Skaven Qua Dez 12 2012, 04:15

Bom... eu levava a um Luthier e fazia-lhe essa pergunta visto que só vendo o estado da guitarra, dos frets, parte eléctrica etc (o que aliás eu sei muito pouco) de outra forma é dar um tiro no escuro.

Provávelemnte necessitará de uma pestana nova que é barato, e "reza" para que não precise de levar frets novos porque isso sai caro, o melhor mesmo como disse antes é ires a um Luthier pede-lhe um parecer um orçamento e faz lá um SetUp á tua guitarra o que certamente a fará ficar bem melhor.
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Epiphone Les Paul Special II. Customizar ou não? Empty Re: Epiphone Les Paul Special II. Customizar ou não?

Mensagem por John B Qua Dez 12 2012, 04:15

Isso, mais do que ninguém, deverias conseguir ser tu a responder! Isto porque podemos chegar aqui nós e começar a madar "papaias" para o ar e dizer para mudares isto e aquilo, quando na verdade nem sequer a experimentamos..

de certeza que muitos poderiam chegar aqui e dizer que era melhor mudar isto e aquilo, mas o que sabemos nós!?

tu que já conheces as limitações da guitarra e que sabes melhor do que ninguém o que pretendes, é que devias fazer esse exercício mental, de forma e chegares á conclusão do que realmente precisas..

agora.. claro que há pontos fundamentais numa guitarra! os carrilhões satisfazem? os pickups, vale a pena gastar mais dinheiro nuns novos perante o uso que dás a essa guitarra? a pestana é razoável? etc, etc..

o meu concelho é pegares na guitarra e leva-la a alguém que perceba um pouco mais do assunto (Luthier) e ver o que se pode fazer nela eo que vale realmente a pena..

Edit: Skaven postamos ao mesmo tempo, lol..
John B
John B
Guitarrista viciado

Post Count : 930
Idade : 37
Localização : Coimbra
Guitarra : Yamaha AES 620HB
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 29/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Epiphone Les Paul Special II. Customizar ou não? Empty Re: Epiphone Les Paul Special II. Customizar ou não?

Mensagem por Skaven Qua Dez 12 2012, 04:22

Edit: Skaven postamos ao mesmo tempo, lol.. .
Já não morremos hoje YUPPIIEE!!!!! Very Happy
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Epiphone Les Paul Special II. Customizar ou não? Empty Re: Epiphone Les Paul Special II. Customizar ou não?

Mensagem por Carecaz Qua Dez 12 2012, 05:04

Se é pelo valor sentimental, acho que deves fazer um upgrade, só acho que é um upgrade 'a mais'!
Podes pôr a guitarra melhor, mas será esse o mais apropriado?
Deves estudar o que vai trazer uma grande mais valia à guitarra, por ex:
Investes nuns PUs de 100€ e ela melhora 200%, mas se investires nuns de 200€ melhora 400%? Claro que não, e a diferença de uns de metade do preço não é assim tão audível! E com os PUs também se aplica ao resto Smile

Depois disso tudo, achas que para melhorar também deves mudar o braço, depois o corpo, e voilá.. uma guitarra nova!
Carecaz
Carecaz
Guitar Hero

Post Count : 1001
Idade : 50
Localização : Algures pelo Algarve
Guitarra : Candy Orange Strat e Les Paul personalizada :)
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 26/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Epiphone Les Paul Special II. Customizar ou não? Empty Re: Epiphone Les Paul Special II. Customizar ou não?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos