ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Substituição de bridge tune-o-matic numa LP

5 participantes

Ir para baixo

Substituição de bridge tune-o-matic numa LP Empty Substituição de bridge tune-o-matic numa LP

Mensagem por nanjos Qua Nov 28 2012, 12:04

Pessoal, preciso da opinião dos experts em bridges Cool

Já há algum tempo que ando para trocar a tune-o-matic da minha V100, porque não tem o radius como deve ser e baixa-me demasiado a corda G, causando algum fret buzz.

Quero ver se acabo de vez com o fret buzz e não vou fazer outro fret dressing sem resolver primeiro o problema da bridge.

Podia trocar apenas as sadles e meter umas novas com o radius correcto, ou até umas sadles da graphtech, que parece que são muito boas, mas estou mais virado para roller sadles.

Há uns tempos o Waltheer recomendou-me estas, vendidas pela black dog no ebay
Substituição de bridge tune-o-matic numa LP PS112CR

Mas entretanto vi as wilkinson roller bridges, que me parece ser uma boa opção, o único problema é o preço Sad . Mas do que li são muito boas na intonação e na manutenção da afinação.

O nosso amigo guitar_parts tem na loja do rock a 35€, não é nenhuma fortuna, mas nos tempos que correm custa-me um bocado estar a gastar dinheiro na guitarra, portanto quanto menos gastar melhor.

A melhor alternativa que achei até agora foi esta
Substituição de bridge tune-o-matic numa LP MTB604CR

Com os portes e fazendo o câmbio fica a 20,50€ mais cêntimo menos cêntimo. Sempre poupo 15€ para cordas ou para outra coisa qualquer. Very Happy

Segundo o vendedor estas são feitas na mesma fábrica das wilkinson. O que é que isto quererá dizer, é a mesma coisa mas como não tem marca é mais barato? Usam os mesmos moldes, mas o material tem menor qualidade? O vendedor é top rated no ebay, vale o que vale, mas à partida não será um aldrabão, certo?

Outra coisa tem a ver com o radius. Li algures num fórum qualquer internacional que estas bridges têm um radius de 14’’. Havia um sujeito que tinha uma LP com 12’’ de radius no braço (tal como a minha) e perguntava se fazia muita diferença para os 14’’ da bridge.

Havia pessoas a dizer que estas bridges podem ser reguladas com shims (calços) por baixo das sadles, será boa ideia? e que tipo de calços se poderiam meter? Isto teria alguma influência no sustain ou poderia provocar alguns ruídos parasitas?

E houve um gajo que disse que era boa ideia ter uma bridge com radius de 14’’ num braço de 12’’, porque o radius na bridge devia ser um pouco mais direito, para que as cordas de fora fiquem mais afastadas do braço (em altura) ao baixar as cordas interiores. Será que isto faz algum sentido? scratch


Será boa ideia comprar, ou será que me vou arrepender de ter poupado os 15€? Razz De qualquer forma ainda tenho que tirar as medidas da minha bridge, para ver se esta entra lá sem problemas.


@.:Rodrigo:., tu que tens uma bridge destas, dá lá aí a tua opinião study
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 49
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição de bridge tune-o-matic numa LP Empty Re: Substituição de bridge tune-o-matic numa LP

Mensagem por Slider56 Qua Nov 28 2012, 13:56

Nanjos...eu pegava na guitarra e ia até à oficina do Vitor Paulo (combinamos e vou lá contigo assim que tiveres tempo).

De facto,um dos grandes problemas que normalmente se encontram em algumas guitarras (independentemente da marca e modelo),é precisamente o desfasamento entre o radius da escala e o equivalente da bridge.Não me lembro se a bridge Wilkinson é compensada ou não,mas seguramente que ficarias mais bem servido com uma Schaller e mandavas vir as Graph Tech.As Vintage até são guitarras muito bem construídas,mas pecam um pouco pelo hardware...e está fora de questão maquinar a bridge para fazer um radius-match (é trabalho de serralharia avançado!).

Diz coisas...
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição de bridge tune-o-matic numa LP Empty Re: Substituição de bridge tune-o-matic numa LP

Mensagem por .:Rodrigo:. Qua Nov 28 2012, 14:22

nanjos, eu estou contente com a bridge, como já disse
agora se essa vai ser a mesma coisa... não faço a minima ideia.

se fores pela wilkinson acho que nao te vais arrepender Very Happy
.:Rodrigo:.
.:Rodrigo:.
ADMINISTRADOR

Post Count : 4122
Idade : 28
Localização : Évora/Setúbal
Guitarra : Schecter Demon 6 (eléctrica) + Yamaha C40 (clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição de bridge tune-o-matic numa LP Empty Re: Substituição de bridge tune-o-matic numa LP

Mensagem por nanjos Qui Nov 29 2012, 05:40

@Rodrigo, o que é que achas do processo de intonação, não é chato ter que desapertar a sadle e andar com ela para a frente e para trás e voltar a apertar? Numa tune-o-matic normal parece maisl fácil, é só rodar o parafuso no sentido que se quer.

@Slider, já pensei nisso várias vezes, mas só de pensar em gastar dinheiro na guitarra nesta altura, até fico mal disposto Laughing

Por isso queria ir resolvendo por mim (dentro daquilo que eu consigo fazer, claro) e gastando o mínimo possível.

Mas a verdade é que a guitarra precisava de ser vista por um pro. Aquele braço ligeiramente torcido nunca me vai deixar eliminar por completo o fret buzz, acho eu.

Houve alturas em que praticava sem amp e aquilo irritava um bocado, mas ultimamente tenho sempre tocado com phones, seja ligado ao amp, ou ao PC quando estou a jogar no rocksmith, e quase nem dou pelo buzz.

Mas só de pensar no trabalho e no custo que pode ter essa reparação, numa guitarra que não foi muito cara, não sei se compensa.
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 49
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição de bridge tune-o-matic numa LP Empty Re: Substituição de bridge tune-o-matic numa LP

Mensagem por .:Rodrigo:. Qui Nov 29 2012, 06:45

realmente é um bocado chato, sim. mas faz-se bem com um bocado de paciência Very Happy
.:Rodrigo:.
.:Rodrigo:.
ADMINISTRADOR

Post Count : 4122
Idade : 28
Localização : Évora/Setúbal
Guitarra : Schecter Demon 6 (eléctrica) + Yamaha C40 (clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição de bridge tune-o-matic numa LP Empty Re: Substituição de bridge tune-o-matic numa LP

Mensagem por Waltheer Qui Nov 29 2012, 10:20

braço torcido?
lixo amigo, lixo...
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 46
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição de bridge tune-o-matic numa LP Empty Re: Substituição de bridge tune-o-matic numa LP

Mensagem por nanjos Qui Nov 29 2012, 10:29

@Waltheer, isso está fora de questão Laughing não posso arranjar outra agora. E também não a vou vender assim, não gosto de enganar ninguém.

A guitarra está tocável, só não está perfeita. O torcido é ligeiro, não é nada que impeça de tocar, só não consigo ter a acção muito baixa. Mas já estou habituado à altura das cordas, que também não é nada de mais.

Por agora tenho que ficar com esta, por isso é que estou a tentar melhorar pequenas coisas sem gastar muito dinheiro.

Mas se chegar ao ponto de ter que mudar frets ou fazer alguma reparação complicada, é para esquecer. Não compensa o investimento.

Por enquanto tenho uma guitarra que aguenta bem a afinação e que me dá gozo tocar apesar desse problema.

Mas já agora o que é que dizes da bridge?
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 49
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição de bridge tune-o-matic numa LP Empty Re: Substituição de bridge tune-o-matic numa LP

Mensagem por Waltheer Qui Nov 29 2012, 10:30

podes ir para a irmã mais nova da wilkinson. Os Shims para corrigir o radious costumam ser em cobre. podes comprar u com a fita do shielding fazes uns Very Happy

Sem problemas de sustain
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 46
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição de bridge tune-o-matic numa LP Empty Re: Substituição de bridge tune-o-matic numa LP

Mensagem por mr_clean Qui Nov 29 2012, 10:30

Nanjos...sabes que tive um problema de buzz na minha vintage com a tal ponte tune-o-matic.

Um ruido chato como o caraças. Lá lhe fiz um setup, mexi na pestana, uns toques nos frets e o buzz lá continuava. Não passava para o amp mas era chato por que quando tocava com o volume mais baixo lá estava ele. Vinha da brigde.

Andei em pesquisa na net e lá descobri a razão do buzz...era o maldito arame que essa ponte tem e que mantem os parafusos das saddles no lugar quando não tem corda.

Vê lá se é isso...eu tirei-o e o buzz foi à vida. O unico cuidado que preciso é quando trocar de cordas não "perder" a saddle.

Quando a troika se for embora vou botar uma nashville.

Vê lá se o buzz chato da ponte não é desse arame parvalhão!

Abraço,
CL
mr_clean
mr_clean
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 146
Idade : 50
Localização : Meco/Sesimbra
Guitarra : PRS, Fender, Stratocasters e Telecaster "Mr Clean custom"
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 05/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição de bridge tune-o-matic numa LP Empty Re: Substituição de bridge tune-o-matic numa LP

Mensagem por nanjos Qui Nov 29 2012, 10:56

Do arame em princípio não deve ser. Já lhe apliquei a técnica de dobrar o arame entre os parafusos das sadles, para não ficar ali a dançar e continua a fazer esse buzz só na corda G.

Mas o problema é mesmo na sadle, se olharmos com atenção vemos que a corda está mais baixa do que devia em relação às outras. A sadle deve ter o rasgo muito fundo.
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 49
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição de bridge tune-o-matic numa LP Empty Re: Substituição de bridge tune-o-matic numa LP

Mensagem por mr_clean Qui Nov 29 2012, 11:02

ok...eu também usei essa tecnica e o buzz continuava! Acabei com o mal pela raiz e voilá...buzz gone! Acho que não perdes nada em tirar o arame... Wink

Experimenta tocar a corda na vertical antes de tirar o arame para ver se o buzz vai embora.

Mas se tens essa noção de rasgo já pensaste em trocar a saddle da corda E mais grossa por essa?

Não ficará perfeito mas é capaz de melhorar ou não! Smile

mr_clean
mr_clean
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 146
Idade : 50
Localização : Meco/Sesimbra
Guitarra : PRS, Fender, Stratocasters e Telecaster "Mr Clean custom"
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 05/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição de bridge tune-o-matic numa LP Empty Re: Substituição de bridge tune-o-matic numa LP

Mensagem por nanjos Qui Nov 29 2012, 11:13

Ainda vou experimentar isso Fixe


@Waltheer, aquela história de uma bridge com radius 14'' para uma escala de 12'', achas que é boa ideia, ou não faz muito sentido?
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 49
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição de bridge tune-o-matic numa LP Empty Re: Substituição de bridge tune-o-matic numa LP

Mensagem por Waltheer Qui Nov 29 2012, 12:31

Supostamente uma bridge mais flat permite melhor tocabilidade e acção mais baixa. Mais ou menos a mesma teoria que os "compond radious fretboards". AS gibson antigas tinham uma diferença bem maior entre o braço e a bridge. Se vale a pena? bem, creio que tem a ver com o gosto de cada um, mas imagino que solar nos frets mais altos se torne mais complicado, lol.
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 46
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição de bridge tune-o-matic numa LP Empty Re: Substituição de bridge tune-o-matic numa LP

Mensagem por nanjos Qui Nov 29 2012, 16:44

Ou seja, se a wilkinson roller tiver radius 14'' permite uma acção mais baixa numa escala de 12'', à partida parece-me bem.

E se não gostar posso sempre meter os shims para ajustar a bridge para 12''.
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 49
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição de bridge tune-o-matic numa LP Empty Re: Substituição de bridge tune-o-matic numa LP

Mensagem por Slider56 Qui Nov 29 2012, 18:02

...e se fores para a W pale ilkinson,não te esqueças de desapertar os parafusos sextavados de cada lado dos postes antes de aparafusar ou desaparafusar,senão lixas aquilo tudo....
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição de bridge tune-o-matic numa LP Empty Re: Substituição de bridge tune-o-matic numa LP

Mensagem por nanjos Qui Nov 29 2012, 18:05

Mas esses parafusos são para prender a bridge aos postes, tem alguma influência nas sadles?
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 49
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição de bridge tune-o-matic numa LP Empty Re: Substituição de bridge tune-o-matic numa LP

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos