ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pickups/Feedback

5 participantes

Ir para baixo

Pickups/Feedback Empty Pickups/Feedback

Mensagem por brunotins Sex Nov 23 2012, 09:00

Boas pessoal, gostava de saber algumas opiniões para eu tentar resolver um problema de feedback numa das minhas guitarras.

A guitarra é uma Slammer by Hamer CT 212, está como um projecto nesta secção DIY. Creio que ela é feita de madeira compensada... por isso não deve ser lá grande espingarda, apesar de eu ter sacado uns sons agradáveis com ela, som cheio e agressivo (dentro das possibilidades desta gama). Toquei nela durante alguns anos e gostava de a recuperar minimamente, daí que estou a trabalhar nela.

A questão é a seguinte... ela faz-me um feedback infernal... se controlo o gain e o volume, o som fica demasiado cheio/grave. Será que há alguma possibilidade de reduzir o feedback? Já tentei tocar de todas as formas, longe do amp, com outros amps, virado de frente, de costas para o amp. As razões deverão ser ou a madeira, ou do fraco estado/qualidade dos pickups, ou ainda do estado da guitarra (tinha algumas amolgadelas, peças com folga, etc).... ou todas estas juntas! lol

Será que depois de reparado o corpo, os pickups irão fazer menos feedback? Será que devo meter outros pickups passivos, ou activos?

O que sugerem em termos de novos pickups? Passivos ou Activos? Não queria gastar muito dinheiro... e então vi uns Entwistle (Darkstar por exemplo) ou IronGear Hammer Head Pickups (passivos), Hot Slag Pickups (passivos) ou a opção mais cara (mas talvez a melhor para disfarçar a qualidade da guitarra?) Volt Active Pickups (activos).

Que dizem? abraço
brunotins
brunotins
Aprendiz de guitarra

Post Count : 99
Idade : 39
Localização : Omni
Guitarra : cavaquinho
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Pickups/Feedback Empty Re: Pickups/Feedback

Mensagem por Slider56 Sex Nov 23 2012, 09:28

Esse problema de feedback não se resolve com quaisquer reparações ou alterações que faças à guitarra porque o problema está nos pickups!

Muito provavelmente esses pickups são demasiado microfónicos e não devem ter tido o banho de cera para evitar a susceptibilidade de captarem interferências e sons vindos de fora.Também devem ter um ganho demasiado elevado entre outras coisas...

Os Entwistle's são capazes de te resolver o problema assim com os Irongear;esquece lá os pickups activos, a menos que não te importes de alterar totalmente o circuito da guitarra,e teres de escavar uma cavidade extra para as pilhas e préamp,porque os activos precisam de extras,e normalmente custam um bocado mais que os passivos.

Uma alternativa relativamente acessível: DiMarzio DP-100 Super Distortion! São dos melhores humbuckers que andam no mercado desde há muitos anos e nunca deixaram ninguém ficar mal!!!! Fixe
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pickups/Feedback Empty Re: Pickups/Feedback

Mensagem por lourenco599 Sex Nov 23 2012, 09:32

Eu estou a ponderar seriamente meter IronGear Dirty Torque (B) + Hot Slag (N) na minha guitarra. Dá-lhes uma olhadela.
lourenco599
lourenco599
Guitar Hero

Post Count : 1260
Idade : 28
Localização : Vagos
Guitarra : Epiphone Gothic Explorer; Walden CS500 CE
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pickups/Feedback Empty Re: Pickups/Feedback

Mensagem por mc.pedreira Sex Nov 23 2012, 11:13

Slider deves ter um acordo qualquer com a Dimarzio não? Very Happy Just kidding.

Mas já agora, o que achas do Super Distortion para tocar van halen (no inicio)?
mc.pedreira
mc.pedreira
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 161
Idade : 30
Localização : Lisboa
Guitarra : Yamaha Pacifica 112 VCX
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 04/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pickups/Feedback Empty Re: Pickups/Feedback

Mensagem por Slider56 Sex Nov 23 2012, 11:30

Não tenho acordos com absolutamente ninguém;o que me soa bem e resulta aplica-se,mas de há alguns anos para cá,parece que a malta só sabe ver Seymour Duncan,Irongear,Bare Knuckle e pouco mais,mas existem marcas que têm cenas mais "escondidas" e que valem o que pesam em ouro,custam barato e ninguém dá por nada.... Rolling Eyes

No meu projecto modificação da minha Telecaster,esteve por uma unha negra comprar um Super Distortion,mas como tinha cá dois Hotblades da Artec (muito semelhantes em tudo aos Hotrails da SD) acabei por usar o que tinha em stock.


Agora se querem som a sério e para durar,esqueçam lá os euros e vão para a Bare Knuckle! Twisted Evil
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pickups/Feedback Empty Re: Pickups/Feedback

Mensagem por brunotins Sex Nov 23 2012, 12:49

Slider56, estive a recolher informação sobre a questão do banho de cera e realmente deve ser esse o problema. A guitarra já tem muitos anos e a única reparação que me lembro de lhe terem feito foi trocarem o braço que se partiu (a guitarra era de uma antiga banda que eu tinha, e acabou por ficar para mim).

Depois lembrei-me... realmente os pickups tinham uma película muito fina em cima que agora associo ao tal banho de cera. Começou por lascar e foi saindo, até ficar sem nada! deve ter sido essa a principal causa que tornou os pickups microfónicos. Já estive a "estudar" a questão do banho de cera e vou tentar fazer isso para ver se resolve o problema, depois aplico-lhes umas capas e deve ficar como novo ^^ pelo menos esteticamente... lol

Em relação aos DiMarzio... fica um pouco fora do meu orçamento :/ eu não queria gastar mais de 50/60€ num set! e pelo que vi os IronGear Hammer Head enquadravam-se, tanto no orçamento como no estilo de música (metal). Mas como sou novato em tudo o que envolve modificações de guitarras... estou a tentar recolher a máxima informação possível para fazer a melhor escolha. Para agora a IronGear parece-me uma marca com uma boa relação de preço/qualidade, e a Entwistle uma marca com preços ainda mais competitivos! Mas ainda não tenho informação para ter uma opinião bem formada, e gostava de conhecer mais marcas.

lourenco599 escreveu:Eu estou a ponderar seriamente meter IronGear Dirty Torque (B) + Hot Slag (N) na minha guitarra. Dá-lhes uma olhadela.

Não gostei muito dos Dirty Torque, gostei mais dos Hot Slag na ponte. Ia mais para os Volt Active ou Hammer Heaad, mas acho que vou seguir o conselho do Slider56 e vou colocar uns passivos, não pelo trabalho que tinha a alterar o circuito, mas sim pela questão económica e por já ter uma guitarra com pu's activos.

vamos lá ver se o banho de cera resolve a questão do feedback ^^ 20% Cera de Abelha e 80% Cera de Parafina? derreter em "double boiler" e embeber o pu durante 10 minutos a uma temperatura de 60º certo?

cumps

brunotins
brunotins
Aprendiz de guitarra

Post Count : 99
Idade : 39
Localização : Omni
Guitarra : cavaquinho
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Pickups/Feedback Empty Re: Pickups/Feedback

Mensagem por Slider56 Sex Nov 23 2012, 15:07

São essas as proporções,sim e muito cuidado e sem stresses.

Tens outra hipótese mais em conta e que no meu entender são uma excelente aposta:

http://www.mrjackguitars.com/wlinepick.php

http://www.mrjackguitars.com/giovanni.php

Todos estes pickups (e não só...) são fabricados pela Artec e têm uma relação qualidade/preço bastante elevada! Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pickups/Feedback Empty Re: Pickups/Feedback

Mensagem por brunotins Sáb Nov 24 2012, 07:23

Não consegui encontrar um termómetro que medisse temperaturas altas. Mas como a parafina tem um ponto de fusão aos 60/70º (que é o que preciso), quando derreter deixo lá mais uns minutos (para derreter totalmente e depois para arrefecer um pouco) e meto lá os pickups... se se estragarem também não se perde grande coisa ^^

Slider56, os pickups têm preços mt bons e pelo que consegui ouvir deles, têm um som mt agradável... mas n é bem o que procuro. Mas talvez considere, caso destrua estes! lol
brunotins
brunotins
Aprendiz de guitarra

Post Count : 99
Idade : 39
Localização : Omni
Guitarra : cavaquinho
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Pickups/Feedback Empty Re: Pickups/Feedback

Mensagem por lore Sáb Nov 24 2012, 07:27


Bare knucles rules , master Slider , Bare knucle rules....
lore
lore
Guitar Hero

Post Count : 1123
Guitarra : afinadas
Data de inscrição : 12/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pickups/Feedback Empty Re: Pickups/Feedback

Mensagem por brunotins Sáb Nov 24 2012, 10:23

bem... acho que fiz asneira no single coil Razz lol... o fio que saía da coil nem sequer estava preso em lado nenhum... e ao pegar-lhe ele saiu do sítio. n sei se dará para recuperar...
brunotins
brunotins
Aprendiz de guitarra

Post Count : 99
Idade : 39
Localização : Omni
Guitarra : cavaquinho
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Pickups/Feedback Empty Re: Pickups/Feedback

Mensagem por Slider56 Sáb Nov 24 2012, 10:50

Dar dá,mas tens de ter muito cuidado e descobrir a ponta onde o fio partiu...

esse tipo de fio é extremamente fino e parte-se com muita facilidade,mas assim só de pegar e partir é sinal de que já estava marado ou então defeito de fabrico.Numa montagem decente,as pontas do fio das bobines,costumam entrar num orifício e são logo seladas a verniz para não haver cenas dessas;depois e com muito cuidado,solda-se os fios externos que a malta liga aos switcher e pots.

Tens jeito para lidar com minuaturas,soldar,etc...? se sim,pode ser que consigas recuperar o pickup.... Neutral
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pickups/Feedback Empty Re: Pickups/Feedback

Mensagem por brunotins Sáb Nov 24 2012, 13:37

já está, vamos lá ver! foi mesmo da montagem do pickup... quem a fez não meteu os fios pelo orifício das bobines.
brunotins
brunotins
Aprendiz de guitarra

Post Count : 99
Idade : 39
Localização : Omni
Guitarra : cavaquinho
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Pickups/Feedback Empty Re: Pickups/Feedback

Mensagem por Slider56 Sáb Nov 24 2012, 14:21

Arranja maneira de o fio ou fios (sinal e massa) ficarem bem fixos à base do pickup para não saírem mais do sítio.Apesar de parecerem à prova de tudo,os pickups de guitarras e baixos são até muito frágeis e requerem alguns cuidados tanto na montagem/desmontagem como no manuseamento.


...e já agora se pusesses umas fotos vinha mesmo a calhar... Twisted Evil
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pickups/Feedback Empty Re: Pickups/Feedback

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos