ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como divulgar VERDADEIRAMENTE a banda?

+7
nanjos
Miguel Martins
.:Rodrigo:.
lourenco599
MarlonMorais
John B
j.diogo
11 participantes

Ir para baixo

Como divulgar VERDADEIRAMENTE a banda? Empty Como divulgar VERDADEIRAMENTE a banda?

Mensagem por j.diogo Qua Out 24 2012, 14:10

Olá pessoal !

Há um tópico relativamente parecido com este mas não é exactamente sobre aquilo que eu queria falar.
É assim, eu tenho uma banda, estamos a começar a criar originais nossos, já temos algumas músicas com uma base mais ou menos definida. A minha dúvida é a seguinte: assumindo que temos talento, qual a melhor forma para divulgar a banda? Quais os primeiros passos a dar, para realmente dar a conhecer a nossa música? Como é que há tantas bandas de categoria em Portugal mas apenas algumas que, muitas delas na minha opinião não têm tanto valor, são conhecidas?
A ideia que eu tenho é que o ideal seria uma editora pegar em nós, gravarmos um CD e sermos lançados na rádio/televisão. Obviamente, e como referi, isto é um ideal, que penso que seja dificílimo de acontecer....
Em relação ao divulgar a música no youtube, facebook, myspace, etc... penso que ajuda claro, mas que se quisermos realmente ser conhecidos a nível nacional, não teremos que passar em rádios?
Só mais uma coisa: eu sei que isto é mais um sonho, eu não estou à espera que isto vá acontecer e tenho as expectativas bastante baixas...exactamente por isto é que coloquei no início do post que há um tópico parecido com este mas não igual...esse sim, fala sobre se é exequível ou não fazer uma carreira musical em portugal, e coisas do género...A minha questão é mais virada para o COMO tornar a banda conhecida.

Obrigado desde já Very Happy

j.diogo
j.diogo

Post Count : 5
Idade : 35
Localização : Lisboa
Guitarra : Vintage V100, Stagg T320
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Como divulgar VERDADEIRAMENTE a banda? Empty Re: Como divulgar VERDADEIRAMENTE a banda?

Mensagem por John B Qua Out 24 2012, 14:21

O problema é que lançar uma banda em portugal é mesmo um sonho..

Sim existem centenas de bandas fantásticas e que nunca chegam a ser conhecidas e a terem o devido reconhecimento e outras meio duvidosas que lá chegam. pk? conhecimentos, contactos, influências, etc..

eu tenho uma banda de originais e por experiência própria penso que o melhor é esquecerem as editoras.. faz página, cria um site se possível, grava um EP como deve ser e faz um video clip..

eu já fiz isto tudo e digo que não é mt dificil de fazer (claro que para fazerem o EP vão ter de desembolsar um quanto, mas se realmente tiverem talento vale a pena..)

depois é darem-se a conhecer nas mais variadas formas possíveis, darem o maior numero de concertos que conseguirem depois e é uma questão de sorte (literalmente).

deixo aqui um exemplo de um video-clip da minha banda (que axo ser fundamental para quem se quer dar a conhecer nos dias de hoje) é tudo home made..

https://www.youtube.com/watch?v=cpfvuhkkw3M
John B
John B
Guitarrista viciado

Post Count : 930
Idade : 37
Localização : Coimbra
Guitarra : Yamaha AES 620HB
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 29/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Como divulgar VERDADEIRAMENTE a banda? Empty Re: Como divulgar VERDADEIRAMENTE a banda?

Mensagem por MarlonMorais Qua Out 24 2012, 15:02

Primeiro de tudo façam música realmente boa.

Se tiverem isso o resto vai vindo.
MarlonMorais
MarlonMorais
Guitar GOD

Post Count : 5705
Idade : 34
Localização : Brighton, UK
Guitarra : Epiphone LP Classic, Chibson LP Custom
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Como divulgar VERDADEIRAMENTE a banda? Empty Re: Como divulgar VERDADEIRAMENTE a banda?

Mensagem por lourenco599 Qua Out 24 2012, 15:04

Concertos, essencialmente. Não conheço os outros estilos, mas em música pesada, conheço algumas bandas nacionais que foram ganhando fama com os bons concertos que davam (e a palavra passa de pessoa em pessoa, como é natural nos Portugueses.) Very Happy
lourenco599
lourenco599
Guitar Hero

Post Count : 1260
Idade : 28
Localização : Vagos
Guitarra : Epiphone Gothic Explorer; Walden CS500 CE
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como divulgar VERDADEIRAMENTE a banda? Empty Re: Como divulgar VERDADEIRAMENTE a banda?

Mensagem por .:Rodrigo:. Qua Out 24 2012, 15:11

se fossem aqui de perto se calhar conseguia-vos meter a tocar num bar que o dono trabalha na rádio e oferece publicidade(CidadeFM... pessoalmente nao gosto, mas sempre é alguma coisa...)

Boa sorte!
.:Rodrigo:.
.:Rodrigo:.
ADMINISTRADOR

Post Count : 4122
Idade : 28
Localização : Évora/Setúbal
Guitarra : Schecter Demon 6 (eléctrica) + Yamaha C40 (clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Como divulgar VERDADEIRAMENTE a banda? Empty Re: Como divulgar VERDADEIRAMENTE a banda?

Mensagem por Miguel Martins Qua Out 24 2012, 15:42

Não sei em que nível tá a tua banda mas em traços gerais tens de pensar na banda como um produto e tens de o promover para ser conhecido e vendido (mesmo para alguma vez alguma editora pegar na banda).
A rádio ia dar uma maior visibilidade mas, hoje em dia, também consegues isso na internet... Eu sei que não é fácil mas pensa bem no tipo de pessoas que podem gostar do estilo musical da tua banda e faz com que chegue aos ouvidos deles. Como? Através de redes sociais, fóruns e youtube (para ser sem custos).
Em todo o caso este não é o País certo para estas aventuras mas não custa nada tentar e acho que fazes muito bem em ter um objectivo.
Miguel Martins
Miguel Martins
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 179
Idade : 39
Localização : Matosinhos
Guitarra : Fenix Stratocaster | Ibanez RG420EG | Yamaha F410 | Classica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 19/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Como divulgar VERDADEIRAMENTE a banda? Empty Re: Como divulgar VERDADEIRAMENTE a banda?

Mensagem por j.diogo Qua Out 24 2012, 18:01

Pessoal, antes de mais obrigado pelos conselhos. Em relação ao tópico, a verdade é que infelizmente cada vez mais comprovo que, como diz o Miguel Martins, este não é o país certo para estas aventuras. Basta ouvir o exemplo da música que o John B aqui colocou da sua banda....não ouvimos todos os dias nas rádios coisas com muito menos qualidade? Enfim....
Em relação à minha banda, ainda está tudo numa fase inicial, como disse, isto é mais um sonho, mas penso que sonhar não custa e gostava de estar informado sobre formas de divulgação, se por acaso até dermos uns toques Smile . Se ficarmos parados sem fazer nada então assim é que ninguem nos ouve de certeza, não é? Eu, com o devido respeito pelos conselhos e opiniões, continuo a achar que, por regra, e injustamente, uma banda que passe na rádio terá sempre mais visibilidade do que uma que não passe, mesmo com a internet a ter a força que tem nos dias de hoje. O problema é chegar à rádio...as pessoas gostam de coisas que fiquem no ouvido e estão-se a borrifar para o instrumental, para solos de guitarra, ou seja do que for. Só se ouve é Pop, Pimba, etc. (com todo o respeito pelos estilos). Logo as editoras, para darem às pessoas o que elas querem, pegam é em bandas dentro de um determinado padrão. Salvo raras excepções, querem lá saber de bandas rock, que tenham optima música, optimo instrumental, em muitos dos casos até optima voz... Concordam?

j.diogo
j.diogo

Post Count : 5
Idade : 35
Localização : Lisboa
Guitarra : Vintage V100, Stagg T320
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Como divulgar VERDADEIRAMENTE a banda? Empty Re: Como divulgar VERDADEIRAMENTE a banda?

Mensagem por MarlonMorais Qua Out 24 2012, 23:30

se queres viver da música e fazer dinheiro disto escolhes-te o negócio errado, moço.

primeiro dedica-te a ser bom a escrever música e a compor e a fazer música que tenha um impacto grande nos ouvintes. o resto virá, e, se dinheiro não vier, ao menos fizeste algo fantástico.

isso das pessoas só ouvirem música pop, etc., é treta. muitas pessoas ouvem, mas também muita gente está farta dessas tretas e procura ouvir algo melhor. primeiro assegura-te que a tua banda não está a fazer o mesmo que essas, que é escrever música para ter o máximo de sucesso comercial possível e a abrir as pernas a todas as possibilidades, as mais duvidosas possiveis em alguns casos. muitas vezes é isso que leva a que certas bandas começem a fazer aquilo que fazem de uma maneira tão fraca.
MarlonMorais
MarlonMorais
Guitar GOD

Post Count : 5705
Idade : 34
Localização : Brighton, UK
Guitarra : Epiphone LP Classic, Chibson LP Custom
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Como divulgar VERDADEIRAMENTE a banda? Empty Re: Como divulgar VERDADEIRAMENTE a banda?

Mensagem por nanjos Qui Out 25 2012, 03:04

Cada vez é mais difícil vingar no mundo da música em Portugal. As editoras já não investem nas bandas porque sabem que depois não vão ter retorno na venda de CD's ou downloads pagos.

Em relação às rádios, embora a maioria aposte na música mais comercial, há sempre algumas que têm um espaço para novas bandas.

Têm que criar conhecimentos com membros de outras bandas, ou até integrarem-se em movimentos de bandas.

O MAR (Movimento Alternativo Rock) por exemplo, nasceu como uma pequena associação de bandas, cresceu e hoje têm uma editora própria para promover as bandas do movimento.

Editoras independentes como a Flor Caveira ou Amor Fúria, também ajudam a promover as suas bandas.

Claro que têm que ver se se identificam com esses projectos, e depois entrar em contacto com eles. Ir aos concertos que eles organizam e criar conhecimento.

A palavra networking está muito na moda, mas faz cada vez mais sentido em qualquer área, e a música não é excepção.

Ou seja, mexam-se, não fiquem à espera que alguém os venha descobrir, e principalmente não tenham medo de ouvir a palavra "Não". O mais provável é ouvirem muitos "Nãos" antes de terem um "Sim"
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 50
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como divulgar VERDADEIRAMENTE a banda? Empty Re: Como divulgar VERDADEIRAMENTE a banda?

Mensagem por antonioctd Qui Out 25 2012, 05:35

Estou plenamente de acordo com o Marlon!

1 - Faz musica realmente MUITO BOA.
2 - Toca muito ao vivo e dá sempre concertos MUITO BONS

O resto vai surgindo...

Outra coisa:

As pessoas já não estão habituadas a comprar musica.
Usa a musica gravada para dar a conhecer e ir buscar o guito com concertos ao vivo.
Se tentares vender a musica gravada o mais certo é não venderes grande coisa e as medidas que tomarás para as pessoas terem de comprar vão limitar o numero de pessoas que vão ouvir...

Atenção que não estou aqui a iniciar o eterno debate sobre pirataria!
"As pessoas não compram musica" é um facto. Não vêm ao acaso questões éticas ou legais.
antonioctd
antonioctd
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 195
Idade : 41
Localização : pinhal novo
Guitarra : A guitarra: Strat! Mas existe mais alguma??
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 13/04/2011

http://rockgp.net

Ir para o topo Ir para baixo

Como divulgar VERDADEIRAMENTE a banda? Empty Re: Como divulgar VERDADEIRAMENTE a banda?

Mensagem por ralfcaetano Qui Out 25 2012, 05:51

tens aqui ideias excelentes... no teu lugar tentava publicar me independentemente da melhor forma possivel...
ralfcaetano
ralfcaetano
Guitarrista dedicado

Post Count : 520
Idade : 31
Localização : Cantanhede
Guitarra : academy stratocaster preta, uma squier vintage modified strat branca, uma guitarra classica galicia, fender marauder azul, tanglewood THSF CE
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Como divulgar VERDADEIRAMENTE a banda? Empty Re: Como divulgar VERDADEIRAMENTE a banda?

Mensagem por mbaltazar Qui Out 25 2012, 06:50

Olá pessoal,
além de concordar com o Marlon, tenho só mais 2 ou 3 coisas a dizer, além do que digo já de seguida. Arrangem gajos que tratem do marketing e da comunicação da banda e em especial que sejam criticos. Há coisas que podem parecer giras para os amigos e a malta ri um bocado, mas que na verdade, não tem piada nenhuma... podia dar exemplos mas o post já vai longo.

NETWORK - ninguém pode pensar que está sentado em casa com uns amigos a gravar umas "cenas" e que basta ter meia dúzia de amigos que ouvem e curtem e dizem que é o melhor do mundo... Tem de se fazer contactos. As pessoas tem de conhecer pessoas e não apenas uma demo. Daqui podem e surgem de certeza oportunidades. Pode não ser o que idealizaste no curto prazo, mas começas a somar pontos...

FAZER DIFERENTE - acho que hoje, ao contrário de quando era miúdo, especialmente com o advento da internet e da facilidade de conhecimento que temos hoje em dia, se vais fazer mais do mesmo, esquece. Há milhões de pessoas em todo o mundo a fazer música. Acabou o tempo das grandes bandas, em que um gajo se juntava com amigos para ir a Madrid ver concertos que não vinham a Portugal, e era tudo "mais ou menos" a mesma coisa. Faz boa música, com as tuas influências, mas faz diferente.

ESQUEÇAM OS ROTULOS - A mim faz uma confusão tremenda isto dos estilos de música que se foram "inventando". Eu toco (e vou inventar) Post-modern alternative punk, mas isso interessa mesmo a alguém? Só se for aos pseudo criticos, que para encaixarem a coisa tem de a meter numa gaveta de definição.
mbaltazar
mbaltazar
Guitarrista de garagem

Post Count : 253
Idade : 45
Localização : Porto-Salvo
Guitarra : Fender CD-60, Fender Stratocaster, Squier Modded Telecaster
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Como divulgar VERDADEIRAMENTE a banda? Empty Re: Como divulgar VERDADEIRAMENTE a banda?

Mensagem por ralfcaetano Qui Out 25 2012, 06:57

1º trata de gravar as vossas cenas... oiçam e vejam se é algo que vocês gostariam isso é o essencial

2º se nao gostam do que tao a fazer e vao seguir a isso se chama vender um musico... porque tas a fazer algo que outros gostam e nao voces... se és pelo punk sabes bem qual é a importancia de nao te venderes

3º façam o que é voces gostam dentro de voces porque aí é que voces fazem verdadeiros fãs

tudo isto para dizer:

FAÇAM A VOSSA CENA PAH!!! E QUEM NAO GOSTA QUE VA DAR BANHO AO CAO!!!
ralfcaetano
ralfcaetano
Guitarrista dedicado

Post Count : 520
Idade : 31
Localização : Cantanhede
Guitarra : academy stratocaster preta, uma squier vintage modified strat branca, uma guitarra classica galicia, fender marauder azul, tanglewood THSF CE
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Como divulgar VERDADEIRAMENTE a banda? Empty Re: Como divulgar VERDADEIRAMENTE a banda?

Mensagem por John B Qui Out 25 2012, 07:50

Isto não há formulas secretas e o pessoal já tocou nos pontos mais importantes..

O que fizerem têm que fazer bem! e depois é darem-se a conhecer de todas as maneiras possíveis e imagináveis e darem o maior numero de concertos que conseguirem!

e desde já vos digo. se só estão a pensar ficar cá por portugal, esqueçam! não vão a lado nenhum.

conheço malta que tem igualmente bandas com musicas fantásticas e são mesmo profissionais naquilo que fazem, muitas vezes pegam neles e marcam "minis tours" pela europa (a custo 0 em bares o festivais que surjam) e lá vão eles dar o melhor que sabem.

o ideal é associarem-se a um banda que esteja dentro do mesmo género e meterem-se na estrada. uma complementa a outra! uma arranja concertos para a outra e vice-versa, nada de rivalidades pk no final somos todos musicos e colegas de "profissão"!

é assim que as coisas se fazem.. Twisted Evil

John B
John B
Guitarrista viciado

Post Count : 930
Idade : 37
Localização : Coimbra
Guitarra : Yamaha AES 620HB
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 29/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Como divulgar VERDADEIRAMENTE a banda? Empty Re: Como divulgar VERDADEIRAMENTE a banda?

Mensagem por ObiQueloKenobi Qui Out 25 2012, 08:30

A melhor maneira é terem um estrutura de divulgação na internet, baseada nas redes sociais, e fazerem uma publicity stunt. Por exemplo entrarem numa igreja qualquer e desatarem a tocar uma punkalhada anti-governo.
avatar
ObiQueloKenobi
Guitar Hero

Post Count : 1883
Localização : Lisboa
Guitarra : roland micro cube & esp ltd m-10
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 13/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Como divulgar VERDADEIRAMENTE a banda? Empty Re: Como divulgar VERDADEIRAMENTE a banda?

Mensagem por John B Qui Out 25 2012, 08:44

tornem-se os próximos "pussy riot" e serão famosos!! eheh Rock
John B
John B
Guitarrista viciado

Post Count : 930
Idade : 37
Localização : Coimbra
Guitarra : Yamaha AES 620HB
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 29/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Como divulgar VERDADEIRAMENTE a banda? Empty Re: Como divulgar VERDADEIRAMENTE a banda?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos