ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Mundo das Teclas

+16
jonypaul
guitargold
Luis Miguel
Carecaz
speicherspule
Fonte
Slider56
Bugs
_:Seth:_
ricardoferreira
LGZT
MarlonMorais
josé carlos
kouros
nanjos
Scorp
20 participantes

Página 1 de 7 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

O Mundo das Teclas Empty O Mundo das Teclas

Mensagem por Scorp Dom Out 07 2012, 03:58


Num fórum dedicado exclusivamente a guitarras achei por bem mudar um pouco o tema e dedicar um tópico a outro tipo de instrumentos, alguns deles também com cordas, outros nem por isso. Aproveitei um resumo de umas pesquisas que já tinha feito há uns anos atrás para outros fins mas que julgo ser mais que apropriada para o tema em questão.

No que respeita a teclados há uma vasta gama de produtos, desde simples controladores MIDI e pianos digitais básicos a workstations profissionais que podem custar milhares de euros.

Assim, é importante saber exactamente o que faz cada um e quais são as suas principais características, vou abordar mais especificamente os mais utilizados, sintetizadores, workstations, arrangers, pianos digitais, órgãos e controladores MIDI.

Características comuns em todos eles:

- Número de teclas: Existem teclados com vários números de teclas, que variam de 25 em pequenos controladores MIDI até 88 como é o caso de um piano acústico tradicional. Este é um factor a considerar aquando da compra de qualquer teclado pois, se por um lado um número reduzido de teclas pode provocar algumas restrições a nível de tocabilidade, visto ter poucas oitavas, por outro, um grande teclado de 88 teclas pode pôr em casa a sua portabilidade e obviamente o espaço que vai ocupar é muito maior.

- Acção: Mais uma vez existem teclados com variados tipos de acção, a Pesada e a semi-pesada que têm uma resposta muito semelhante à de um piano tradicional, a acção de martelo (Hammer action) que permite uma sensação diferente, mais mecânica e realista e a chamada acção “Synth”, a mais parecida com um órgão, por exemplo, que é a mais leve de todas permitindo mais facilidade e rapidez.

Para quem procura realmente a sensação de tocar num verdadeiro “Grand Piano” uma acção mais pesada com hammer action será o ideal, por outro lado quem pretende passagens rápidas e precisas sem tanto esforço a acção “synth” será muito provavelmente a mais indicada.

- Velocidade e Sensibilidade: A capacidade de um teclado para detectar a força ou a velocidade com que a tecla é pressionada e criar um som ou enviar uma mensagem MIDI em conformidade.

- Polifonia: O número de sons que um teclado pode gerar de uma só vez.

- Multi-timbralidade: A capacidade de um teclado tocar vários sons diferentes ao mesmo tempo (por exemplo, flauta, bateria, guitarra, piano, violino…) Esta característica é muitas vezes confundida com a polifonia, embora sejam conceitos diferentes.

- Compatibilidade MIDI: MIDI (Musical Instrument Digital Interface) é um protocolo de comunicação estabelecido na década de 1980 para instrumentos eletrónicos e computadores. A mensagem MIDI de um teclado não contém informação musical, é antes um modelo de interacção entre o hardware (neste caso o teclado) e o software (qualquer programa de computador) que tanto recebe informações relativas à velocidade e à sensibilidade das teclas do instrumento e as transmite para a unidade de software, assim como permite que uma passagem MIDI seja enviada para um teclado que, por sua vez, a vai desempenhar com qualquer um dos sons disponíveis no instrumento. Compatibilidade MIDI permite que um teclado receba e envie mensagens MIDI.

- Arpeggiator: Um arpejo, como todos sabemos, é um acorde cujas notas são tocadas em sequência e não todas de uma vez. Um “Arpeggiator” é uma função que cria eletronicamente um arpejo quando somente uma única nota é tocada no teclado.

- Sampler: É um dispositivo/função que grava áudio digital e permite que esse mesmo áudio seja alterado e tocado repetidamente das mais diversas formas. Para quem pretende acrescentar clipes de áudio externos numa determinada música irá necessitar de um teclado com função “Sampler” embutida.

- Armazenamento: Muitos teclados oferecem opções de armazenamento interno, tais como unidades de disquete, slots de cartões de memória, gravadores de CD ou discos rígidos. Outros oferecem soluções externas, tais como conectividade USB para que se possam transferir dados entre um computador e um teclado, ou entre teclados diferentes.

- Expansão: Um teclado com slots de expansão de memória ROM (Read-Only Memory) permite que placas de som adicionais sejam acrescentadas, de forma a oferecem conjuntos de som adicionais. Este é um recurso valioso quando se pretende ter um teclado por um longo período de tempo. Slots de expansão de memória RAM (Random Access Memory) permitem adicionar mais memória para samples em teclados com a função Sampler.
Scorp
Scorp
Moderador

Post Count : 3607
Idade : 40
Localização : Albufeira
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

O Mundo das Teclas Empty Re: O Mundo das Teclas

Mensagem por Scorp Dom Out 07 2012, 04:04

Visto isto, vamos então aos diferentes tipos de teclados!!!

Sintetizadores

Sintetizadores são os teclados que, na gíria popular, produzem sons. A maioria dos sintetizadores hoje em dia usam sons baseado em samples, isto é, usam sons pré-gravados. Já os sintetizadores analógicos manipulam sinais elétricos para criar os seus sons, esse tipo de sintetizadores ainda existem, embora sejam cada vez menos comuns. A tecnologia dos sintetizadores analógicos melhorou muito ao longo dos anos, estes actualmente têm um leque mais alargado de opções que permitem sons bastante distintos que vão sendo exigidos pelos próprios músicos consoante as suas necessidades, contudo existem muitos sintetizadores digitais a imitá-los com grande precisão.

Sintetizadores mais modernos baseados em samples geralmente fornecem um conjunto de sons muito maior, incluindo piano, órgão, metais, cordas, e até mesmo recriações de sintetizadores analógicos clássicos, alguns oferecem ainda funções básicas de sequenciamento.

A primeira coisa que se deve fazer antes de comprar um sintetizador é definir quais as nossas necessidades, que estilo de música vamos tocar, quantas teclas serão necessárias para aquilo que pretendemos, quais os sons mais importantes para o estilo a ser tocado, entre muitas outras. Um músico numa banda de metal, obviamente, irá precisar de um tipo de teclado diferente do de um músico de jazz, ou mesmo de música de baile.

Há também que ter em consideração o número de sons incorporados na ROM. Para alguém que se está agora a iniciar no mundo das teclas, muito provavelmente o mais apropriado será um sintetizador com vários presets para se experimentar um pouco de tudo e ir descobrindo as funcionalidades do teclado. No entanto se preferirmos criar os nossos próprios sons originais, o mais indicado será um sint. com abundância de patchs de usuário (slots de memória que permitem salvar as nossas criações sonoras) e que permita expandir a ROM, o que ao longo do tempo pode dar bastante jeito, uma vez que irá permitir manter o teclado atualizado com conjuntos de sons novos ou diferentes.

Há ainda inúmeros controles que permitem modelar os sons de um sintetizador, controles de “envelope” que permitem adaptar o ataque, “sustain”, “decay”, osciladores de baixa frequencia (LFO) que permitem alterar vários parâmetros de um tom. Há tambem opções de filtro que podem ser usadas para remover certas frequências de um som e/ou alterar o seu timbre.

Muitos sintetizadores têm também efeitos built-in, como reverb, delay, chorus, e muito mais.

Workstations

Um teclado workstation pode ser visto como um estúdio em miniatura para se compor, gravar e produzir. Este tipo de teclados tem inúmeras funções de gravação, tais como a capacidade de gravar áudio num disco rígido interno, a gravação multitrack, gravadores de CD integrados, entre outros. Os teclados workstations estão no topo do “mundo” do teclado profissional e permitem fornecer o compositor experiente ou o produtor mais exigente com todas as ferramentas necessárias para o desempenho das suas necessidades musicais assim como editar e finalizar musicas.

Na escolha de um workstation é importante verificar que o mesmo tem polifonia suficiente para aquilo que pretendemos tocar e/ou gravar, ao fazer sequenciamento multipista, as notas em qualquer faixa são retiradas da polifonia total do teclado. Assim sendo, quanto mais notas a unidade suportar, mais seremos capazes de fazer bom uso de todas as capacidades de gravação e de sequenciamento do teclado.

Os sets de sons disponíveis nos workstations rivalizam de alguma forma com os dos sintetizadores de topo, contudo um workstation será usado para compor e gravar as mais variadas coisas, como tal tendem a ter bibliotecas de som enormes com uma vasta variedade de instrumentos, como pianos, guitarras, metais, cordas, bateria e muito mais. Todas estas características em conjunto fazem dos workstations um completo estúdio “in-a-box”.

A conectividade ao computador é uma função importante a ter neste tipo de teclados, pois vai permitir, facilmente, a sincronização com o software de gravação do computador. A maioria dispõe de ligações MIDI e/ou USB, e alguns incorporaram ainda uma interface mLAN que lida com transferências de áudio e MIDI de dados de e para outros dispositivos numa rede de gravação através de um cabo FireWire. Geralmente oferecem ainda entradas de áudio que possibilitam ligar e gravar outros instrumentos diretamente no workstation.

Arrangers

Se um workstation pode ser visto como um estúdio, um arranger pode ser comparado a um parceiro de composição, estes são teclados mais portáteis com bancos de som profissionais e com uma série de ferramentas para melhorar o processo de composição. É muitas vezes referido como uma “band-in-a-box”, uma vez que fornece todos os sons e ferramentas de sequenciamento necessárias para concretizar uma ideia e criar uma música completa. Estes teclados são também poderosos instrumentos para performances ao vivo e é muitas vezes o instrumento de escolha para o chamado “one-man-band”.

Normalmente a quantidade de sons disponíveis não é tão ampla quanto a de um workstation, apesar de tudo oferecem uma boa seleção de sons, basicamente tem tudo o que é preciso para gerar a sensação sonora de uma banda ao vivo com bateria, piano, órgão, guitarras, etc, visto que oferecem uma série de estilos (acompanhamentos) que permitem adaptar o instrumento ao nosso tipo particular de música. Isto significa que podemos fazer uma sequência de acordes, escolher o estilo pretendido e instantaneamente ter um jazz, rock, bossa nova, ou outro tipo ritmo com uma “banda” completa por trás. Esta é uma enorme vantagem para ambos os compositores e intérpretes ao vivo.

Pessoalmente é este o tipo de teclados que utilizo e que mais se adequam aquilo que pretendo e faço musicalmente.


Pianos digitais

Estes podem ser divididos em duas categorias consoante a sua finalidade, pianos em formato consola, que são geralmente destinados para uso em casa e pianos de palco que são projectados para um músico que precisa de algo mais portátil do que um piano acústico tradicional.

Elementos importantes a considerar quando se compra um piano digital são a capacidade de resposta das teclas, a qualidade do som, o amplificador e sistema de som e o que melhor se adapta às necessidades de cada um. Muitos pianos digitais incluem sistemas abrangentes de aprendizagem que os tornam ideais para que se vai iniciar no mundo das teclas.

Como referi anteriormente, teclado pesados vão tornar um piano mais realista, ao adicionar Hammer Action para esta equação irá simular um piano acústico, melhor ainda, vai fazer com que a transição entre pianos digitais e acústicos se torne bem mais fácil. Convém também relembrar que cada piano digital tem 88 teclas, assim como os seus homólogos acústicos.

A amplificação é outra consideração importante ao comprar um piano digital, se o espaço é um problema, convém selecionar um piano com um amplificador interno e alto-falantes, pois há muitos que não têm esta opção, principalmente os de cariz mais profissional.

Orgãos

As dimensões de um órgão podem ser muito variáveis, indo desde um pequeno órgão de móvel até órgãos do tamanho de casas de vários andares, como os que se vêm nas igrejas e catedrais, nestes últimos o som é produzido pela passagem de ar comprimido através de tubos de metal e madeira. Uma característica comum a muitos destes instrumentos é o uso de pedaleira.

Actualmente a maioria dos teclados incluem sons de órgão nos seus bancos de sons, um órgão é voltado principalmente para o músico dedicado somente a órgão e à sua sonoridade tão característica e especial. A maioria dos órgãos actualmente usa a modelagem digital, mas tem ainda muitos conceitos e partes mecânicas como um órgão tradicional. Os digitais também têm recursos como efeitos, “pitch bend” e rodas de modulação e compatibilidade MIDI.

Uma das imagens de marca destes instrumentos é o Hammond, sendo este um órgão eletro-mecânico desenvolvido e construído em 1934, originalmente vendido para igrejas como uma alternativa de baixo custo ao órgão de tubos, contudo acabou sendo usado para o jazz, blues e mais tarde para rock.

Controladores MIDI

Estes podem ter diferentes tamanhos com diferentes números de teclas com várias características de resposta, podem ser sensíveis à velocidade, podem ir deste as mais pesadas às mais leves e podem incluir a função de aftertouch.

Controladores MIDI vêm em várias formas diferentes, podendo incluir drum pads, superfícies de controlo (para controlar um software de gravação, por exemplo), vários tipos de funções e controlos, botões e afins.

A primeira questão a colocar quando se considera adquirir um controlador MIDI é o que se pretende controlar, a resposta a esta questão irá ditar aquilo que iremos precisar, pois existe uma oferta enorme a este nível, para todos os gostos e carteiras. O facto de ser ligado ao computador através de um cabo MIDI permite-nos obter, através do mais variado software uma quase infinidade de sons de praticamente todos os instrumentos existentes, assim como os mais variados efeitos, baterias, enfim, enfim, cada vez, estes são mais essenciais para quaisquer músicos pois facilitam muito todo o processo de composição e gravação.

Com o poder que os sintetizadores, sequenciadores de software, VST’s e programas de gravação nos oferecem hoje em dia, muitos músicos optam por uma configuração incluindo um computador moderno e robusto, com um controlador MIDI mais abrangente, tendo desta forma com uma imensidão de sons e efeitos disponíveis.


Visto isto dou por terminada a minha abordagem ao mundo das teclas, confesso que tentei ser o mais resumido e conciso possível mas não foi propriamente fácil devido ao excesso de informações e particularidades dos diferentes tipos de teclado, contudo ainda ficou muito por dizer.

Se houver mais alguma coisa a acrescentar já sabem!!!

Fixe

Scorp
Scorp
Moderador

Post Count : 3607
Idade : 40
Localização : Albufeira
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

O Mundo das Teclas Empty Re: O Mundo das Teclas

Mensagem por nanjos Dom Out 07 2012, 05:03

Excelente tópico Scorp! Obrigado pela partilha. Very Happy
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 49
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

O Mundo das Teclas Empty Re: O Mundo das Teclas

Mensagem por Scorp Dom Out 07 2012, 05:18

Obrigado!!! Smile
Scorp
Scorp
Moderador

Post Count : 3607
Idade : 40
Localização : Albufeira
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

O Mundo das Teclas Empty Re: O Mundo das Teclas

Mensagem por kouros Dom Out 07 2012, 12:39

Fiquei a saber tudo isso em dezembro do ano passado quando decidi comprar um controlador midi (acabei por escolher o KORG microkey 37, muito bom)..

..ainda não fiz foi nada de jeito com aquilo a não ser experimentar um vsti quando o rei faz anos e brincar com o pitchwheel.. acho que vou é vendê-lo, ainda tem um ano de garantia e eu estou numa de passar ao próximo tudo aquilo que não uso Choro
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O Mundo das Teclas Empty Re: O Mundo das Teclas

Mensagem por Scorp Dom Out 07 2012, 14:47

Não vendas o Korg kouros que sempre te podes entreter de vez em quando, além do mais, ainda podes vir a precisar dele para uma composição tua, quanto mais não seja para fazer uma backing track em condições. Twisted Evil
Scorp
Scorp
Moderador

Post Count : 3607
Idade : 40
Localização : Albufeira
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

O Mundo das Teclas Empty Re: O Mundo das Teclas

Mensagem por kouros Dom Out 07 2012, 16:06

Bom ele é, a qualidade de construção e a sensibilidade das teclas são ótimas. Tenho pena é de não lhe dar uso nenhum até porque quando programo vsti's acaba por ser mais fácil para mim usar o piano roll.. hábitos.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O Mundo das Teclas Empty vst para roland sh201

Mensagem por josé carlos Ter Out 30 2012, 19:35

boas ,
possuo um roland sh 201,queria meter uns sons limpos no patche user,já encontrei alguns vst`s plugin free mas faço o donwload e não consigo abrir porque contem o ficheiro DLL,alguém pode dar uma ajuda ?? alguém pode disponibilizar vst`s de piano,saxo,drums ,ou o k tiverem ?

obrigados,
abraço
josé carlos
josé carlos

Post Count : 4
Idade : 53
Localização : rio tinto
Guitarra : teclas
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 28/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

O Mundo das Teclas Empty Re: O Mundo das Teclas

Mensagem por Scorp Ter Out 30 2012, 19:55

Colocas esse ficheiro DLL na pasta de vst's que normalmente é C:\Program Files\Steinberg\VstPlugins

Depois para abri os vst's usas programas (vst host) como por exemlpo o cubase, o fruity loops, o ableton, entre muitos outros... procura por "vst host" no google e aparecem-te logo vários... pessoalmente os que gosto mais são o cubase e o ableton mas há centenas de programas do mesmo género, é experimentares.

Se tiveres algumas dúvidas em relação ao funcionamento dos vst's procura no google que há muuuiiiitoooos tutoriais acerca disso.



Já agora apresenta-te http://www.guitarradas.com/f8-apresentacoes, é sempre bom mais um membro "teclista" num forum de guitarristas eheheh Fixe

Scorp
Scorp
Moderador

Post Count : 3607
Idade : 40
Localização : Albufeira
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

O Mundo das Teclas Empty roland sh201

Mensagem por josé carlos Sáb Nov 03 2012, 06:05

boas,
desde já o meu obrigado ao Scorp pela ajuda,
a tua ajuda valeu imenso pois já consigo aceder a todos os Vst`s...

a questão é como passar esses sons para o user do teclado...mais uma vez ás noras study


Passo apresentar-me,o meu nome é José carlos e moro no Norte ( rio tinto-gondomar)
juntei-me a um grupo rock á pouco tempo para fazer sons sintetizados ,mas a minha formação musical é de piano e sinceramente estou a gostar desta experiência .
tenho explorado este sintetizador e de facto pode-se fazer mil coisas com ele mas...preciso de ter sons limpos tb.

abraço ...
Boas guitartecladas Rock

josé carlos
josé carlos

Post Count : 4
Idade : 53
Localização : rio tinto
Guitarra : teclas
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 28/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

O Mundo das Teclas Empty Re: O Mundo das Teclas

Mensagem por kouros Sáb Nov 03 2012, 07:41

Os dll's são para correr num host no computador, não são para passares para o teclado... a não ser que seja um teclado com sistema operativo de computador (não conheço).
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O Mundo das Teclas Empty Re: O Mundo das Teclas

Mensagem por Scorp Sáb Nov 03 2012, 07:53

Exacto!!!

O máximo que podes fazer é programares alguns botões do teclado, através da vst, para mudares de som dentro da mesma vst, isto é, digamos que estás a utilizar uma vst de "strings" com sons de violino, viola, violoncelo.... nesse caso podes programar determinado botão do teclado para mudar de violino para violoncelo e vice-versa, sem teres de ir ao pc clicar no som desejado. Alguns teclados por defeito permitem logo isso, mas mesmo nestas situações tudo vai depender do tipo de teclado que tens, e da vst utilizada.

O que tu queres fazer como o kouros já disse, penso que não seja possível... se for será apenas em algum equipamento de topo, mas tb desconheço...
Scorp
Scorp
Moderador

Post Count : 3607
Idade : 40
Localização : Albufeira
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

O Mundo das Teclas Empty Re: O Mundo das Teclas

Mensagem por kouros Sáb Nov 03 2012, 08:31

Podes usar vários vsts, não tem de ser tudo dentro do mesmo. Existem mensagem midi (as CC penso eu) que trocam os sons mesmo para outros VSTi's, ou entao também se podem mapear diferentes VSTi's para diferentes zonas do teclado.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O Mundo das Teclas Empty Re: O Mundo das Teclas

Mensagem por Scorp Sáb Nov 03 2012, 08:38

Sim, bem visto kouros, não me lembrei disso.
Scorp
Scorp
Moderador

Post Count : 3607
Idade : 40
Localização : Albufeira
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

O Mundo das Teclas Empty Re: O Mundo das Teclas

Mensagem por josé carlos Dom Nov 04 2012, 15:31

boa noite,
obrigado aos dois pela ãjuda possivel.
pois eu já tentei tudo mas nada. terei de pensar na compra de um outro teclado que possua sons limpos colocar o sintetizador como auxiliar e controlador dos dois k isso sei k é possivel através do midi.

abraço...
Rock
josé carlos
josé carlos

Post Count : 4
Idade : 53
Localização : rio tinto
Guitarra : teclas
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 28/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

O Mundo das Teclas Empty Re: O Mundo das Teclas

Mensagem por MarlonMorais Ter Nov 06 2012, 18:04

queria um teclado o mais barato possivel com saida de jack.

imaginem qualquer coisa tipo trigger com um som neutro ou algo assim para ligar directamente à pedalboard.

algum teclado pequenito usado que me possam aconselhar? procurem lá aí no OLX que eu não saberia onde começar em termos de qualidade e opcções.

http://www.custojusto.pt/Braga/Instrumentos/Orgao+Bontempi-5876220.htm?xtcr=32&

http://www.custojusto.pt/Lisboa/Instrumentos/Orgao+electrico+Antonelli-5828891.htm?xtcr=8&

http://www.custojusto.pt/Porto/Instrumentos/Orgao+Vintage+Antonelli+Golden-5412220.htm?xtcr=78&

http://www.custojusto.pt/Lisboa/Instrumentos/Orgao+antigo+philips-6257485.htm?xtcr=85&

que tipo de som têm esses? se fosse algo tipo lo-fi seria preferível.

MarlonMorais
MarlonMorais
Guitar GOD

Post Count : 5705
Idade : 34
Localização : Brighton, UK
Guitarra : Epiphone LP Classic, Chibson LP Custom
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

O Mundo das Teclas Empty Re: O Mundo das Teclas

Mensagem por Scorp Qua Nov 07 2012, 04:19

Esses que aí tens são muito fracos mesmo, actualmente, pouco mais são que brinquedos lol.

Tens por exemplo este:

http://mogadouro-braganza.olx.pt/orgao-vintage-technics-k350-iid-432820941

Negoceia bem que o gajo deve baixar o preço na boa, acho que para o que queres deve ser suficiente...


Depois tens este que é uma bomba e está a óptimo preço, semi profissional dos anos 90, qualidade para dar e vender, muita variedade e versatilidade de sons lo-fi e hi-fi todos com qualidade e ainda tem bons ritmos, podes tipo fazer as tuas próprias backing tracks ou simplesmente pôr a bateria a tocar e tocares por cima. Tem saída jack em mono ou stereo e ainda ligações midi o que te dá ainda mais versatilidade. Este garanto-te que é bom porque tenho um igual, quando o comprei tocava com ele ligado a um amp de baixo e tocava nas horas!!! Ainda fiz vários concertos com ele... acho que compramos em 1995, usado, em troca de um orla que tive, e mesmo assim custou quase 200 contos na altura, este modelo quando saiu custava uns 700 contos...

http://saosimao.olx.pt/solton-ms-5-iid-180977497 Exclamation

Se conseguires negociar melhor este ficas com alto teclado durante muitos anos!!!


Fora isso tens os outros tipo móvel, que no olx encontram-se às dezenas e que na minha opinião, para aquilo que são, estão excessivamente caros e, tirando um ou outro ainda mais inflacionados, têm muito pouca qualidade!!! E claro, portabilidade zero...
Scorp
Scorp
Moderador

Post Count : 3607
Idade : 40
Localização : Albufeira
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

O Mundo das Teclas Empty Re: O Mundo das Teclas

Mensagem por MarlonMorais Qua Nov 07 2012, 06:07

esse Solton paraçe ser brutal mas também pareçe muito maior e mais complicado, é demais para mim, eu nem sei tocar teclas nem de perto nem de longe, apesar de estar a escrever uma peça muito fixe com teclado.

o Technics, por outro lado........................... pareçe ideal. os sons do teclado são bons?
MarlonMorais
MarlonMorais
Guitar GOD

Post Count : 5705
Idade : 34
Localização : Brighton, UK
Guitarra : Epiphone LP Classic, Chibson LP Custom
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

O Mundo das Teclas Empty Re: O Mundo das Teclas

Mensagem por Scorp Qua Nov 07 2012, 06:14

Aquilo é simples e fácil de transportar, se fizeres negócio arranjo-te uma cópia do manual do solton...

Quanto ao Technics, desenrasca mas comparado com o solton é um "brinquedo" e as dimensões são praticamente as mesmas....


Tenta negociar o solton, a diferença de preço comparado com o technics é pouca e fica a anos luz em termos de qualidade sonora e mesmo de construção!!!!


Fiquei curioso em relação a essa peça que estás a fazer para teclado Twisted Evil
Scorp
Scorp
Moderador

Post Count : 3607
Idade : 40
Localização : Albufeira
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

O Mundo das Teclas Empty Re: O Mundo das Teclas

Mensagem por MarlonMorais Qua Nov 07 2012, 06:18

não é nada de muito extenso, é muito simples na realidade, faz parte de uma música e o teclado faz o build e adiciona textura quando a guitarra começa.
MarlonMorais
MarlonMorais
Guitar GOD

Post Count : 5705
Idade : 34
Localização : Brighton, UK
Guitarra : Epiphone LP Classic, Chibson LP Custom
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

O Mundo das Teclas Empty Re: O Mundo das Teclas

Mensagem por LGZT Qua Nov 07 2012, 14:30

As vezes por aqui andam a oferecer esses teclados, se eu apanhar um dou-te o toque Wink
LGZT
LGZT
Guitar Hero

Post Count : 1282
Idade : 37
Localização : Touring UK
Guitarra : Custom J&D ST-1: Kurt Cobain "Vandalism Strat" RH Replica + Melody M5100 "Stang" (work in progress) + Boston BC200 + Encore Vintage Standart Strat (MII)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 17/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O Mundo das Teclas Empty Re: O Mundo das Teclas

Mensagem por MarlonMorais Qua Nov 07 2012, 14:36

a sério? isso seria incrível.
MarlonMorais
MarlonMorais
Guitar GOD

Post Count : 5705
Idade : 34
Localização : Brighton, UK
Guitarra : Epiphone LP Classic, Chibson LP Custom
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

O Mundo das Teclas Empty Re: O Mundo das Teclas

Mensagem por kouros Qua Nov 07 2012, 14:37

Não seria melhor um teclado usb tipo oxygen que se arranja no olx entre 20 a 40€? Além de teclas tem tb outros controladores midi (rotativos, faders) e basta ligar a um portátil.. mais versátil será de certeza.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O Mundo das Teclas Empty Re: O Mundo das Teclas

Mensagem por LGZT Qua Nov 07 2012, 14:47

Para o Marlon tem de ser um destes ----> aqui

Laughing
LGZT
LGZT
Guitar Hero

Post Count : 1282
Idade : 37
Localização : Touring UK
Guitarra : Custom J&D ST-1: Kurt Cobain "Vandalism Strat" RH Replica + Melody M5100 "Stang" (work in progress) + Boston BC200 + Encore Vintage Standart Strat (MII)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 17/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O Mundo das Teclas Empty Re: O Mundo das Teclas

Mensagem por MarlonMorais Qua Nov 07 2012, 14:59

Não seria melhor um teclado usb tipo oxygen que se arranja no olx entre 20 a 40€? Além de teclas tem tb outros controladores midi (rotativos, faders) e basta ligar a um portátil.. mais versátil será de certeza.

já considerei essa opção por cerca de 5 segundos. mas está fora de questão.

o meu rig é altamente simples e primitivo no que toca ao som e à maneira de ser usado.

claro que usar MIDI tem as suas vantagens, mas um teclado tipo vintage ligado por uma pedaleira a um amplificador de baixo de 700w... isso não há como replicar. e eu não sou do estilo de usar computadores para fazer música nem como interface em geral, tem que ser tudo primitivo e in-your-face porque eu sou um homem das cavernas autêntico.







Para o Marlon tem de ser um destes ----> aqui


Laughing
MarlonMorais
MarlonMorais
Guitar GOD

Post Count : 5705
Idade : 34
Localização : Brighton, UK
Guitarra : Epiphone LP Classic, Chibson LP Custom
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

O Mundo das Teclas Empty Re: O Mundo das Teclas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 7 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos