ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Opinem sobre Pickups

+2
Slider56
.:Rodrigo:.
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Opinem sobre Pickups Empty Opinem sobre Pickups

Mensagem por .:Rodrigo:. Sex Set 07 2012, 07:53

Boas pessoal
Como alguns se calhar já repararam noutro topico, quero mudar os pickups da minha guitarra (Schecter Demon 6), que neste momento tem os de origem - Duncan Designed (cópia dos SD Blackout)

Na posição do braço vou por um p90, de certeza, mas na ponte estou ainda indeciso, de hei de por um p90 ou um humbucker com split coil.

O que costumo tocar é à base de Grunge, Punk Rock, e outras cenas mais alternativas, mas por vezes desvio-me para um rock mais clássico. Não costumo usar aqueles tones super high gain, mas por vezes gosto de abusar um pouco das distorções, fuzz, e assim, por isso estou com receio que os p90 provoquem algum feedback...

Então peço-vos para votarem na configuração de pickups que escolheriam se estivessem no meu lugar, e para comentarem quais os pickups que escolheriam (não quero que o orçamento tenha mais de 2 algarismos, sem contar com os cêntimos Laughing ). quanto menos gastar, melhor.

Obrigado Smile

PS: provavelmente, aproveitava e mudava a electrónica, pois não sei se por exemplo os potenciometros que tenho se adequam mais a humbuckers activos, e não a P90/Humbuckers convencionais. O que têm a dizer sobre isto?

PS 2: Os P90 convém serem humbucker spaced


Última edição por .:Rodrigo:. em Sex Set 07 2012, 08:26, editado 1 vez(es)
.:Rodrigo:.
.:Rodrigo:.
ADMINISTRADOR

Post Count : 4122
Idade : 28
Localização : Évora/Setúbal
Guitarra : Schecter Demon 6 (eléctrica) + Yamaha C40 (clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Opinem sobre Pickups Empty Re: Opinem sobre Pickups

Mensagem por Slider56 Sex Set 07 2012, 08:13

Bom...

os P-90's até nem soam mal de todo,mas se forem instalados em guitarras com uma personalidade sonora intermédia.Se meteres P-90's numa 335,a coisa vai se tiveres um amplificador com alma.Se optares por uma Fender,idem idem,aspas aspas.Agora se escolhes uma guitarra do tipo das LesPaul,SG,Explorer e semelhantes,considerando a densidade das madeiras usadas,és capaz de perder algum brilho,porque o P-90 não passa de um singlecoil avantajado.Contudo existem duas alternativas a considerares:

1ª - O tal humbucker na bridge com possibilidades de coil-splitting através de um pot com switch push-pull em combinação com p P-90.

2ª - ...e porque não dois SP-90's que não são mais do que P-90's vitaminados? Não perdem a característica sonora,mas debitam mais..."sumo"... Twisted Evil

http://www.seymourduncan.com/products/electric/specialized/p90/sp903_custom_so/

http://www.seymourduncan.com/products/electric/specialized/p90/sp902_hot_soapb/

Uma terceira opção que não consideraste seria uma par de humbuckers com muita personalidade e pujança sem entrar em exageros,mas com a possibilidade de fazer coil-splitting individualmente (cada pot de volume seria o tal modelo push-pull... Wink )
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Opinem sobre Pickups Empty Re: Opinem sobre Pickups

Mensagem por .:Rodrigo:. Sex Set 07 2012, 08:30

Slider, esqueci-me de dizer que tenho preferencia em humbucker spaced p90, não quero esburacar a guitarra

quanto aos 2 humbuckers, já pensei nisso, mas gosto mesmo dos p90 que tenho ouvido até agora. Na minha guitarra (corpo em basswood, braço aparafusado, em maple) não sei como soariam, mas acho que não ia ficar desapontado. Pelo menos na posição do braço, pois não gosto muito do som limpo dos humbuckers nesta posição
.:Rodrigo:.
.:Rodrigo:.
ADMINISTRADOR

Post Count : 4122
Idade : 28
Localização : Évora/Setúbal
Guitarra : Schecter Demon 6 (eléctrica) + Yamaha C40 (clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Opinem sobre Pickups Empty Re: Opinem sobre Pickups

Mensagem por Slider56 Sex Set 07 2012, 10:54

Ah nesse caso julgo que vais gostar dos P-90's ou até mesmo os SP90's,porque o basswood (tília) é uma madeira leve,porosa e com ressonância entre o swamp ash e o alder,mas também com características muito próprias (leveza).

Esqueci-me que tens um tijolo de respeito,o BC_30... Twisted Evil
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Opinem sobre Pickups Empty Re: Opinem sobre Pickups

Mensagem por .:Rodrigo:. Sex Set 07 2012, 11:10

Obrigado pela explicação!

Conheces/recomendas alguns p90 em formato de humbucker, ou p94, como preferirem chamar?
.:Rodrigo:.
.:Rodrigo:.
ADMINISTRADOR

Post Count : 4122
Idade : 28
Localização : Évora/Setúbal
Guitarra : Schecter Demon 6 (eléctrica) + Yamaha C40 (clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Opinem sobre Pickups Empty Re: Opinem sobre Pickups

Mensagem por Slider56 Sex Set 07 2012, 11:26

Bem...as marcas são as suspeitas do costume: Irongear,Seymour Duncan,DiMarzzio,Bare Knuckles...

dá uma volta pelos sites deles,e toma nota das características de cada modelo;depois falamos melhor... Twisted Evil
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Opinem sobre Pickups Empty Re: Opinem sobre Pickups

Mensagem por joaoSgrunge Sex Set 07 2012, 12:40

Eu desde que vi aquela yamaha 611 quero por um p90 daqueles na minha jagmaster... Adorei o som, acrescenta muito mais alma à guitarra. E depois com um humbucker na ponte tem mais power Very Happy
joaoSgrunge
joaoSgrunge
Aprendiz de guitarra

Post Count : 63
Idade : 26
Localização : Caldas da Rainha
Guitarra : Squier Jagmaster ; Clarissa (Eko Kadett) ; Epiphone SG Special
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 28/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Opinem sobre Pickups Empty Re: Opinem sobre Pickups

Mensagem por Z3D Sex Set 07 2012, 21:35

Vou dar a minha opinião, mas nao vou votar Smile

Tal como o Slider já disse, isto de escolher pickups é uma porra, muito devido às características físicas de cada guitarra.
As marcas são as do costume, embora te diga que para um pickup HB-spaced tens os P94 ou.... um SD P-Rail que é o king da versatilidade (teoricamente). Custa uma nota, mas é muito interessante, e tanto o podias meter só na ponte como ponte+braço (e o dobro do custo, pois...).

Agora vou-te falar da minha (parca) experiencia com a 611, que como sabes tem um P90 no neck e um HB na bridge.
São ambos da SD e os modelos são o
Custom 5 e o SP90-1.
Fiquei boquiaberto com o p90 no neck, embora esteja habituado a single-coils da minha G&L. É diferente, mais gordo mas bem definido. No meu entender e para o meu gosto pessoal, prefiro um single coil no neck do que um HB. Pancada minha ou não, até agora estou à espera de encontrar um HB que me soe bem no neck.
Isto leva-me ao HB na bridge. Como sou todo "single-coil man", a primeira coisa que fiz quando seleccionei o HB da ponte foi ouvir o som dele splitado (ou seja, em single), já esperando que ia soar mais fininho, mais fracote... aquilo que já se espera que aconteça aos HB quando são splitados. Pois foi uma agradável surpresa para mim porque este HB tem um ligeiro abaixamento de volume, mesmo ligeiro, mas o tom single-coil está lá praticamente todo! Acho que este sim, foi o primeiro HB que realmente é muito semelhante a autentico single-coil splitado que alguma vez ouvi. Talvez as características físicas da guitarra ajudem também, who knows.
O que resulta isto tudo? Para mim resulta numa guitarra muito versatil. Gosto particularmente do selecção p90+HB splitado, tem uma tonalidade excelente, muito "Tele" se me entendes, óptimo para cleans.
Para rock/metalada ritmo, o HB em full series tem "cojones" para dar e vender. Para solar com distorção ou clean, o p90 é simplesmente lindo. Isto só ouvindo e tocando, pois como sabes mesmo a palhetada tambem faz diferença.

Concluindo (pois até parece que fiz aqui uma mini-review da 611...), para mim P90 (ou no teu caso um P94 como por ex o Alchemist) no neck é excelente e seria a minha opção. Para a bridge, um P-Rails dava-te uma diversidade do catano! Se fores para HB, há que ter atenção que nem todos conseguem splitar e obter um bom tom (acredita que a maior parte do HBs nao consegue. Por isso se diz que não é a "mesma coisa", não é por acaso...). Fiquei agradavelmente surpreendido com o Custom 5, mas este pickup pode nao resultar na tua guitarra, por isso indiquei atrás o P-Rails que "parece" ser uma aposta mais segura.

Claro que tudo isto não é certo e sabido que irá resultar num som que procuras, pois como bem sabes há demasiadas variáveis em jogo. Por muito que te aconselhem o pickup X ou o pickup Y, um de 20€ outro de 200€, é SEMPRE um tiro no escuro.

edit: só para finalizar relativamente à 611, é preciso nao esquecer que nesta guitarra a Yamaha procurou obter o melhor tom , e daí ter escolhido a dedo os pickups que se adequavam às características físicas desta guitarra - por isso nada garante que estes pickups noutra guitarra soem como soam na 611 (e que bem soam, acreditem).

edit2: e sim, vais ter de mudar a electronica (pots, consensadores) Wink
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Opinem sobre Pickups Empty Re: Opinem sobre Pickups

Mensagem por .:Rodrigo:. Sáb Set 08 2012, 07:33

Obrigado pelas opiniãoe, pessoal Wink

Z3D, um P-Rail não era nada mal pensado, o problema é mesmo o orçamento limitado...
.:Rodrigo:.
.:Rodrigo:.
ADMINISTRADOR

Post Count : 4122
Idade : 28
Localização : Évora/Setúbal
Guitarra : Schecter Demon 6 (eléctrica) + Yamaha C40 (clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Opinem sobre Pickups Empty Re: Opinem sobre Pickups

Mensagem por Slider56 Sáb Set 08 2012, 10:57

Há outros pickups menos conhecidos e com provas dadas,mas lá está...depende muito para que guitarra foram projectados,arquitectura de construção (2 ou 4 conductores,tipo de ímans,inductância,etc,etc....)

No meio desta conversa toda e apesar de não serem os mais óbvios,lembrei-me dos pickups da Gretsch,os famosos Filter-tron's,quer em humbucker ou singlecoil.Em tempos cheguei a ter nas mãos uma réplica muito aproximada de uma Gretsch,com dois pickusp semelhantes aos originais,mas precidsamente com a particularidade de terem os pots de volume em formato de push-pull para coil splitting,e os pots de tone do mesmo modelo para phase reverse.Naquela guitarra soaram magnificamente,mas noutra diferente já ponho algumas dúvidas muito pertinentes...
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Opinem sobre Pickups Empty Re: Opinem sobre Pickups

Mensagem por Z3D Sáb Set 08 2012, 11:51

Tal como disse, escolher pickups é uma porra.... Razz

Qual o teu orçamento Rodrigo? é que lembrei-me duma coisa interessante...
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Opinem sobre Pickups Empty Re: Opinem sobre Pickups

Mensagem por .:Rodrigo:. Sáb Set 08 2012, 11:52

eu nao tenho orçamento definido. digamos que estou cheio de dinheiro, mas quero gastá-lo a compor uma pedalboard jeitosinha. por isso é que me estou a tentar virar para estas marcas mais low cost, mas que têm dado provas de valerem cada cêntimo
.:Rodrigo:.
.:Rodrigo:.
ADMINISTRADOR

Post Count : 4122
Idade : 28
Localização : Évora/Setúbal
Guitarra : Schecter Demon 6 (eléctrica) + Yamaha C40 (clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Opinem sobre Pickups Empty Re: Opinem sobre Pickups

Mensagem por Z3D Sáb Set 08 2012, 12:02

vou te mandar PM.
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Opinem sobre Pickups Empty Re: Opinem sobre Pickups

Mensagem por lore Sáb Set 08 2012, 12:17

na tele spear optei por um SD Pearly Gates na ponte com coil split e um Rail no braço e gosto do resultado
lore
lore
Guitar Hero

Post Count : 1123
Guitarra : afinadas
Data de inscrição : 12/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Opinem sobre Pickups Empty Re: Opinem sobre Pickups

Mensagem por Slider56 Sáb Set 08 2012, 12:27

Fixe boa escolha!!!
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Opinem sobre Pickups Empty Re: Opinem sobre Pickups

Mensagem por lourenco599 Sáb Set 08 2012, 13:42

Existe alguma espécie de Mounting Ring que dê para aplicar um Mini Humbucker no local de um Humbucker convencional? Pelo que percebi até agora, estes têm um som mais "vintage", mas ainda não explorei nada sobre este tipo de pickups. Dar-se-iam bem ali com a Schecter do Rodrigo?
lourenco599
lourenco599
Guitar Hero

Post Count : 1260
Idade : 28
Localização : Vagos
Guitarra : Epiphone Gothic Explorer; Walden CS500 CE
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Opinem sobre Pickups Empty Re: Opinem sobre Pickups

Mensagem por .:Rodrigo:. Sáb Set 08 2012, 14:10

Pessoal, alguém tem experiencia com os pickups das Fender Blacktop Telecaster??
.:Rodrigo:.
.:Rodrigo:.
ADMINISTRADOR

Post Count : 4122
Idade : 28
Localização : Évora/Setúbal
Guitarra : Schecter Demon 6 (eléctrica) + Yamaha C40 (clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Opinem sobre Pickups Empty Re: Opinem sobre Pickups

Mensagem por Slider56 Sáb Set 08 2012, 15:57

Lourenço...há de tudo e mais alguma coisa,mas em Portugal só por encomenda... No
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Opinem sobre Pickups Empty Re: Opinem sobre Pickups

Mensagem por .:Rodrigo:. Seg Set 10 2012, 15:59

Alguem conhece os Warman? vi no ebay uns p90 em formato de humbucker, estão ao mesmo preço que os irongear alchemist
.:Rodrigo:.
.:Rodrigo:.
ADMINISTRADOR

Post Count : 4122
Idade : 28
Localização : Évora/Setúbal
Guitarra : Schecter Demon 6 (eléctrica) + Yamaha C40 (clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Opinem sobre Pickups Empty Re: Opinem sobre Pickups

Mensagem por Z3D Seg Set 10 2012, 16:04

ve lá se te interessa isto: http://www.mylespaul.com/forums/pickups/181589-warman-pickups.html
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Opinem sobre Pickups Empty Re: Opinem sobre Pickups

Mensagem por .:Rodrigo:. Seg Set 10 2012, 16:08

estava mesmo a ler esse tópico Very Happy
.:Rodrigo:.
.:Rodrigo:.
ADMINISTRADOR

Post Count : 4122
Idade : 28
Localização : Évora/Setúbal
Guitarra : Schecter Demon 6 (eléctrica) + Yamaha C40 (clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Opinem sobre Pickups Empty Re: Opinem sobre Pickups

Mensagem por Z3D Seg Set 10 2012, 16:12

http://forum.westoneguitars.net/t3005-warman-pupswho-mentioned-them-here

I have used their humbuckers, Sarge. I tried them in my Hondo Les Paul which is a heavy solid wood thing with a full maple cap. The pickups were very strong but not bright enough for my taste. I ended up using lower impedence Dimarzio and Duncan in that one.

I took the Warman's out and put them in a "cave top" chambered Les Paul and they were great in that. Nice and bright and crunchy.

They were really cheap as chips and I would use them again, but not in a heavy weight Les Paul.

I cannot speak for or against the single coils.

Edit - I have just remembered that I have used their telecaster neck pickups a few times and was very happy with them.

É mesmo complicado aconselhar pickups... ninguém diga o contrário, é um tiro no escuro. Sempre.
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Opinem sobre Pickups Empty Re: Opinem sobre Pickups

Mensagem por .:Rodrigo:. Seg Set 10 2012, 16:14

às vezes um gajo tem que arriscar...

queria só saber se alguem tinha experiencia com esta marca. Com a IronGear já vi que o pessoal anda satisfeito, com estes, nunca tinha ouvido falar,, por isso nao me inspira tanta confiança
.:Rodrigo:.
.:Rodrigo:.
ADMINISTRADOR

Post Count : 4122
Idade : 28
Localização : Évora/Setúbal
Guitarra : Schecter Demon 6 (eléctrica) + Yamaha C40 (clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Opinem sobre Pickups Empty Re: Opinem sobre Pickups

Mensagem por .:Rodrigo:. Qui Set 13 2012, 13:21

Boas pessoal!
Em principio já está decidido qual vai ser o Humbucker da ponte: Seymour Duncan Custom 5 SH-14 (recomendado pelo Z3D, que ficou apaixonado pelo da sua Yamaha 611), que o Arpeggio tem à venda aqui no fórum

Continuo é à procura de um p94/humbucker spaced p90 para a posição do braço, queria ver se arranjava alguma coisa mais em conta que os Warman ou os Irongear (o preço aumenta muito com os portes de envio). Se me pudessem dizer aí outras marcas, era porreiro... se não, é questão de juntar mais uns trocos
.:Rodrigo:.
.:Rodrigo:.
ADMINISTRADOR

Post Count : 4122
Idade : 28
Localização : Évora/Setúbal
Guitarra : Schecter Demon 6 (eléctrica) + Yamaha C40 (clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Opinem sobre Pickups Empty Re: Opinem sobre Pickups

Mensagem por Z3D Qui Set 13 2012, 13:48

Ahhhh!!! Conseguiste!
Vamos ver como te vai soar. Se soar tão bem como na minha 611, vais ficar muito contente de certeza!

Sobre os P94... em lojas nacionais encontrares algo fora das marcas mas conhecidas (e caras) é difícil... poupa um bocadinho, ou procura alguem que necessite algo da loja para dividir os portes (é uma ideia...).
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Opinem sobre Pickups Empty Re: Opinem sobre Pickups

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos