ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Clone de Pro Co Rat (por Nando FX) [REVIEW]

+8
ObiQueloKenobi
ricardoferreira
Schmeichel
Scorp
Z3D
.:Rodrigo:.
lowprofile
Ricardo Matias
12 participantes

Ir para baixo

Clone de Pro Co Rat (por Nando FX) [REVIEW] Empty Clone de Pro Co Rat (por Nando FX) [REVIEW]

Mensagem por Ricardo Matias Qua Ago 08 2012, 16:23

Boas pessoal, decidi a pedido do próprio fabricante e com vista a contribuir para a informação do fórum, elaborar uma review sobre o pedal de distorção que o Nando FX me fez, inspirado no Pro Co Rat. Assim decidi dividir a review por vários tópicos, sendo que não vou dar cotação a nenhum deles, porque acho que é dificil cotar algo que varia conforme os gostos e ouvidos de cada um. Quero salientar que tentei dar o meu melhor na elaboração do texto que se segue, tentando ser o mais objectivo possível (oh como isso é difícil!!!). Espero que gostem, que o seguinte texto seja utíl, e se quando acabarem de ler estiverem acordados comentem.

Então cá vai:

Caracteristicas: O pedal apresenta-se com 3 controladores básicos: Volume, Gain (Distortion no pedal original) e Filter. Em relação aos dois primeiros botões não há muito a dizer, já quanto ao Filter - ao contrário do que se possa pensar - não é um vulgar botão de equalização. Sendo a função deste botão,para além de equalizar, filtrar (tal como indica o none deste controlador) o som, à semelhança do que acontece com os botões de tom da guitarra. Simplificando, este botão quando colocado ao máximo não só se limita a tornar o som mais grave, torna também o som mais abafado (bem é dificil de explicar mas vocês sabem do que falo). Para além destes 3 botões, tipicos do pedal original, este clone do Nando conta ainda com um switch, que quando colocado para a esquerda torna o pedal com mais gain e com menos volume, e quando colocado para a direita faz o inverso. (Já pedi mais informações ao Nando sobre este switch e caso seja necessário completarei esta parte)

Qualidade de Som: Este pedal tem 1001 sons possíveis e aceitáveis, portanto é dificil não haver um som produzido pelo pedal que satisfaça. O pedal consegue sons desde crunch até um som fuzzy. O switch adicionado, ainda consegue fazer o pedal mais versátil. Contudo este pedal é e sempre será uma distorção, pelo que os sons produzidos pelo RAT contam sempre com a saturação própria deste tipo de pedais. Uma das suas grandes vantagens, é a dinamica que apresenta, reagindo extremamente bem à força da palhetada, e à redução de volume na guitarra (sendo possível conseguir um som limpo bastante interessante). O pedal mantém um bom desempenho ao longo de todas as suas combinações de controlos, contudo ele só começa a pôr as garras de fora após o botão de volume passar as 12h e é aí que a RATazana se torna completamente insane!!

Qualidade de construção: O pedal apesar de ser bastante leve, parece-me muito bem construido, quando à durabilidade só o tempo o dirá.

Facilidade de Uso: Creio que aqui está um dos principais problemas do pedal, apesar de ter apenas 3 controladores, é necessário saber usá-los como um todo (e não como parametros separados). Contudo, assim que se souber "domar" o pedal, este não esconderá qualquer segredo.

Apoio ao Cliente: O Nando é um tipo impecável e que está sempre pronto para esclarecer alguma coisa ou resolver algum problema. Como aconteceu com a entrega do pedal, que sofreu um inesperado atraso. Contudo o Nando tentou sempre procurar saber o que se passava, mesmo não sendo a entrega da sua responsabilidade.

Outras Observações: Queria aproveitar este último tópico para apontar um aspecto positivo e outro negativo. Na minha opinião o aspecto negativo, corresponde ao pedal ter todas as entradas (input, output, alimentação) na parte da frente do pedal, o que cria um amontoado de fichas naquela zona, prejudicial para manter a pedalboard organizada, mas quem se importa realmente com isso?! Quanto ao ponto positivo, gostaria de salientar, que apesar da distorção produzida pelo RAT este mantém-se sem qualquer ruído até sensívelmente o botão de Volume atingir as 15h, o que é uma mais valia para a malta que gosta de ouvir o som do silêncio quando acaba de tocar.

Preço: 85€

Clone de Pro Co Rat (por Nando FX) [REVIEW] 481945_3235906788150_1652604335_n

Clone de Pro Co Rat (por Nando FX) [REVIEW] 250612-2039002

Clone de Pro Co Rat (por Nando FX) [REVIEW] 250612-2037
Ricardo Matias
Ricardo Matias
Guitar Hero

Post Count : 1520
Idade : 30
Localização : Alenquer
Guitarra : Fender Squier Telecaster & SX Standard Series (Tipo ST)
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 29/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Clone de Pro Co Rat (por Nando FX) [REVIEW] Empty Re: Clone de Pro Co Rat (por Nando FX) [REVIEW]

Mensagem por lowprofile Qua Ago 08 2012, 16:42

Boa.

Consegues gravar umas guitarradas com esse pedal à mistura?
lowprofile
lowprofile
Guitarrista dedicado

Post Count : 621
Idade : 42
Localização : Planet Earth
Guitarra : Who cares?
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Clone de Pro Co Rat (por Nando FX) [REVIEW] Empty Re: Clone de Pro Co Rat (por Nando FX) [REVIEW]

Mensagem por Ricardo Matias Qua Ago 08 2012, 16:44

Posso tentar
Ricardo Matias
Ricardo Matias
Guitar Hero

Post Count : 1520
Idade : 30
Localização : Alenquer
Guitarra : Fender Squier Telecaster & SX Standard Series (Tipo ST)
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 29/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Clone de Pro Co Rat (por Nando FX) [REVIEW] Empty Re: Clone de Pro Co Rat (por Nando FX) [REVIEW]

Mensagem por .:Rodrigo:. Qua Ago 08 2012, 17:36

parabens pelo pedal, parece muito porreiro!

E boa review, tambem Very Happy
.:Rodrigo:.
.:Rodrigo:.
ADMINISTRADOR

Post Count : 4122
Idade : 28
Localização : Évora/Setúbal
Guitarra : Schecter Demon 6 (eléctrica) + Yamaha C40 (clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Clone de Pro Co Rat (por Nando FX) [REVIEW] Empty Re: Clone de Pro Co Rat (por Nando FX) [REVIEW]

Mensagem por Z3D Qua Ago 08 2012, 18:23

Mete aqui samples!
Manda brasa nisso até escaldar!!! A malta quer é barulho pa!!
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Clone de Pro Co Rat (por Nando FX) [REVIEW] Empty Re: Clone de Pro Co Rat (por Nando FX) [REVIEW]

Mensagem por Scorp Qua Ago 08 2012, 20:32

Lá bom aspecto tem ele... Grava aí qq coisa...
Scorp
Scorp
Moderador

Post Count : 3607
Idade : 40
Localização : Albufeira
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Clone de Pro Co Rat (por Nando FX) [REVIEW] Empty Re: Clone de Pro Co Rat (por Nando FX) [REVIEW]

Mensagem por Schmeichel Qui Ago 09 2012, 05:14

Boa review, Ricardo.

Acho que foste bastante objectivo e não há que ter medo de classificar, porque não há nenhuma review que não seja uma opinião pessoal do avaliador. Wink

Eu já tive o prazer de ouvir alguns pedais do Nando FX na Thape e fiquei muito positivamente impressionado.
Schmeichel
Schmeichel
ADMINISTRADOR

Post Count : 3529
Idade : 52
Localização : Portugal
Guitarra : G&L; Vintage; Epiphone
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 13/07/2009

http://schmeichel72.hi5.com

Ir para o topo Ir para baixo

Clone de Pro Co Rat (por Nando FX) [REVIEW] Empty Re: Clone de Pro Co Rat (por Nando FX) [REVIEW]

Mensagem por ricardoferreira Qui Ago 09 2012, 05:42

Boa review!

Qualquer dia ainda faço uma review...
ricardoferreira
ricardoferreira
Guitarrista viciado

Post Count : 995
Idade : 28
Localização : Vale de Cambra
Guitarra : Epiphone SG p-90, Acustica Adriana, Stagg Ukelele
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 10/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Clone de Pro Co Rat (por Nando FX) [REVIEW] Empty Re: Clone de Pro Co Rat (por Nando FX) [REVIEW]

Mensagem por Ricardo Matias Qui Ago 09 2012, 05:48

Eu não me importo de fazer reviews do pouco material que tenho, porque para além de estar a ajudar quem possa estar interessado em adquirir o material em questão (e assim contribuir para a base de dados do fórum) ainda me entretenho.

Quanto à avaliação eu decidi não cotar nada porque por exemplo, um pedal com a característica X pode ser óptimo para mim, e eu dou-lhe 5/5 mas pode haver pessoal que não goste desse tipo de característica num pedal e então dará 2/5, por exemplo. Dessa forma acho melhor dizer apenas o que o pedal faz, depois quem lê tira as suas próprias conclusões.
Ricardo Matias
Ricardo Matias
Guitar Hero

Post Count : 1520
Idade : 30
Localização : Alenquer
Guitarra : Fender Squier Telecaster & SX Standard Series (Tipo ST)
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 29/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Clone de Pro Co Rat (por Nando FX) [REVIEW] Empty Re: Clone de Pro Co Rat (por Nando FX) [REVIEW]

Mensagem por Ricardo Matias Qui Ago 09 2012, 08:12

Boas pessoal! Aí fica uma gravação feita a pressa. Basicamente o que eu fiz foi ligar o amp como o costumo usar (só com o volume um bocado mais baixo, as 11h mais ou menos) depois sentei-me em frente a pedalboard, e fui mexendo nos botões do Pro Co Rat, portanto não dei muita importancia a forma como tocava nem ao que tocava (por isso tem ali pregos de todo o tamanho Laughing ).

Peço só desculpa por isso ter ficado enorme, mas pronto tentei explorar o máximo possível do pedal.

Deixo aqui também a nota que o único botão que mexi para além dos do pedal foi o do volume da guitarra (e o switch da guitarra é claro) sendo que o botão de tom da guitarra ficou sempre na mesma posição. Já agora só o primeiro som limpo é que não é do pedal, mais ou menos para a meio a um som limpo que obtive baixando totalmente o botão de gain.

Demo
Ricardo Matias
Ricardo Matias
Guitar Hero

Post Count : 1520
Idade : 30
Localização : Alenquer
Guitarra : Fender Squier Telecaster & SX Standard Series (Tipo ST)
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 29/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Clone de Pro Co Rat (por Nando FX) [REVIEW] Empty Re: Clone de Pro Co Rat (por Nando FX) [REVIEW]

Mensagem por Schmeichel Qui Ago 09 2012, 08:13

Ricardo, compreendo a tua posição, mas como te disse todas as opiniões são pessoais.

Nada garante que tu não detestes um pedal a que uma revista deu nota máxima. Aqui é a mesma coisa, tu dás-lhe uma determinada rate, que representa a tua opinião. Não dispensa de cada um avaliar por si.
Schmeichel
Schmeichel
ADMINISTRADOR

Post Count : 3529
Idade : 52
Localização : Portugal
Guitarra : G&L; Vintage; Epiphone
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 13/07/2009

http://schmeichel72.hi5.com

Ir para o topo Ir para baixo

Clone de Pro Co Rat (por Nando FX) [REVIEW] Empty Re: Clone de Pro Co Rat (por Nando FX) [REVIEW]

Mensagem por Ricardo Matias Qui Ago 09 2012, 08:14

Então vou pensar nisso Very Happy
Ricardo Matias
Ricardo Matias
Guitar Hero

Post Count : 1520
Idade : 30
Localização : Alenquer
Guitarra : Fender Squier Telecaster & SX Standard Series (Tipo ST)
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 29/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Clone de Pro Co Rat (por Nando FX) [REVIEW] Empty Re: Clone de Pro Co Rat (por Nando FX) [REVIEW]

Mensagem por ObiQueloKenobi Qui Ago 09 2012, 08:28

Qual é o op-amp que foi usado? O LM308?
avatar
ObiQueloKenobi
Guitar Hero

Post Count : 1883
Localização : Lisboa
Guitarra : roland micro cube & esp ltd m-10
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 13/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Clone de Pro Co Rat (por Nando FX) [REVIEW] Empty Re: Clone de Pro Co Rat (por Nando FX) [REVIEW]

Mensagem por tcgomes Qui Ago 09 2012, 09:26

Boas,

Boa review, e concordo 100% contigo no que diz respeito, a que quando uma pessoa gosta de um pedal, a outra pode não pedal, por exemplo na tua demo, apenas um som me chamou a atenção, de resto nem gosto muito do pedal, mas como já disseste, são gostos.

Abraços.
tcgomes
tcgomes
Guitarrista de garagem

Post Count : 452
Idade : 27
Localização : Sintra
Guitarra : Epiphone Les paul standard
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 22/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Clone de Pro Co Rat (por Nando FX) [REVIEW] Empty Re: Clone de Pro Co Rat (por Nando FX) [REVIEW]

Mensagem por Eduardo Figueira Qui Ago 09 2012, 09:51

boa review, por acaso acho a tua review muito mais viável do que aquelas que estão no UG
por acaso estava a considerar ou falar com o nando ou falar com o meu pai e irmos numa aventura DIY de pedais para o meu primeiro pedal Twisted Evil
Eduardo Figueira
Eduardo Figueira
Guitarrista dedicado

Post Count : 600
Idade : 28
Localização : alhos vedros
Guitarra : Cort G110 (strat hss)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 08/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Clone de Pro Co Rat (por Nando FX) [REVIEW] Empty Re: Clone de Pro Co Rat (por Nando FX) [REVIEW]

Mensagem por Ricardo Matias Qui Ago 09 2012, 11:44

O material usado foi o meu, ou seja, um Vintage Modern 2266, uma Blackstar htv412 e a guitarra foi uma squier telecaster com SD Little 59 na ponte, e vintage stack no braço
Ricardo Matias
Ricardo Matias
Guitar Hero

Post Count : 1520
Idade : 30
Localização : Alenquer
Guitarra : Fender Squier Telecaster & SX Standard Series (Tipo ST)
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 29/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Clone de Pro Co Rat (por Nando FX) [REVIEW] Empty Re: Clone de Pro Co Rat (por Nando FX) [REVIEW]

Mensagem por Slider56 Dom Ago 19 2012, 17:38

Boa review,sim senhor!

Gostei do som na demo,especialmente entre os 5:30 e 0s 5:40;tem muita definição e sei de um Senhor que me inspirou a montar a Darkside que iria gostar do cantar do Rat...! Twisted Evil

Parabéns pela aquisição,e parabéns ao Nando pelo excelente trabalho! Fixe
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Clone de Pro Co Rat (por Nando FX) [REVIEW] Empty Re: Clone de Pro Co Rat (por Nando FX) [REVIEW]

Mensagem por nandofx Seg Ago 20 2012, 06:46

Obrigado Ricardo pela review.

Relativamente a algumas duvidas existentes vou tentar esclarecer...

ObiQueloKenobi sim o chip é o LM308.

Ricardo As entradas uso-as sempre à frente como te tinha dito por 2 razões: primeiro numa pedalboard poupa muito espaço... pode parecer que não, mas reparem que os pedais com jacks de lado roubam pelo menos 5cm para cada lado, para os jacks de ambos os pedais...
Com jacks em cima consegues ter encostados uns aos outros se quiseres.

A outra razão é que me é muito mais fácil de desenhar e planear tudo, e este método resultou bem na minha opinião e assim não preciso de ter 1001 modelos de caixas diferentes, conseguindo optimizar tudo.

Rock
nandofx
nandofx
Aprendiz de guitarra

Post Count : 84
Idade : 37
Localização : Viseu
Guitarra : Washburn
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 24/02/2010

http://www.nandofx.webs.com

Ir para o topo Ir para baixo

Clone de Pro Co Rat (por Nando FX) [REVIEW] Empty Re: Clone de Pro Co Rat (por Nando FX) [REVIEW]

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos