ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Duvida sobre pots

4 participantes

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

Duvida sobre pots Empty Duvida sobre pots

Mensagem por Cyborkie Sex maio 04 2012, 13:55

Boas pessoal.
Tinha dois pots fodidos (volume e tone) e aquilo mandava uma interferência brutal de quando em vez, pedi ao meu pai para comprar na Lismusica dois de 250k para meter na strat. Ele hj chegou e disse-me que lhe disseram que não haviam diferentes e que haviam uns que eram mais caros. Ele trouxe dois de volume e disseram-lhe que era preciso um de volume e um de tone para o que eu queria.

Abrindo a guitarra vejo que tanto os de volume como os de tone são iguais. Há algum problema em usar um pot de volume para tone ou tenho de ir lá trocar ?
Cyborkie
Cyborkie
Guitarrista de garagem

Post Count : 399
Idade : 31
Localização : Almada
Guitarra : Squier Bullet HSS/Alhambra 1C
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 14/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre pots Empty Re: Duvida sobre pots

Mensagem por Slider56 Sex maio 04 2012, 14:45

Por norma,usa-se potenciómetros logarítmicos também chamados audio tapers (letra A) no volume,e potenciómetros lineares (letra B) para tonalidade.Já tenho apanhado muitas guitarras com potenciómetros iguais (log A) e sem problema nenhum.Em termos de qualidade,a referência mais usada são os CTS,mas também existem outras marcas de igual credibilidade,tais como os Switchcraft,Alps,e até os low-cost Alpha.Há alguns anos ainda se conseguia arranjar pots de uma marca absolutamente fora de série,a Allen Bradley,mas esta marca deixou de produzir componentes menores em detrimento de produtos mais avançados.Alguns pedais de volume mais antigos da Ernie Ball (modelos abertos) ainda traziam pots desses,e duravam uma carrada de anos sem problemas.

Já agora,que potenciómetros é que tens aí? Quais os valores e referências...?
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre pots Empty Re: Duvida sobre pots

Mensagem por Cyborkie Sex maio 04 2012, 17:53

Custaram 3€ na Lismúsica e são da Retro Parts, log A de 250k

Vou ver se aproveito os pots que vou tirar para tentar fazer um pedal de volume x)

EDIT

Montei aquilo e com a excepção de ter o switch e os knobs de pernas para o ar, parece que está tudo bem com uma pequena excepção... Os pots que comprei não são "compatíveis" com as knobs. As knobs ficam a "flutuar" e não fazem nada quando as rodo, só rodando os pots manualmente... Estou mesmo a ver que vou ter de adquirir umas knobs novas mas só pelo sim pelo não pergunto se haverá alguma solução ?
Cyborkie
Cyborkie
Guitarrista de garagem

Post Count : 399
Idade : 31
Localização : Almada
Guitarra : Squier Bullet HSS/Alhambra 1C
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 14/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre pots Empty Urgente-Dúvida sobre wiring

Mensagem por Cyborkie Sáb maio 05 2012, 09:03

Pronto fui-me aventurando e saiu merda...

Ao princípio o volume e o tone pot não estavam a dar bem e decidi substítuilos. Fiz as minhas soldagens e no fim tinha o switch ao contrário e a o middle tone pot a fazer de volume e o som estava como que sem potência, fui indagar e reparei que tinha dois fios desoldados...

Aquele butãozinho roxo é o capacitor. Os fios vermelhos que saiem do volume pot acho que estavam em cima do tone da bridge...

Duvida sobre pots Esquemac

Alguém me sabe dizer o que estou a fazer de mal ? Ou onde é que aqueles dois fios do volume pot vão dar ?
Cyborkie
Cyborkie
Guitarrista de garagem

Post Count : 399
Idade : 31
Localização : Almada
Guitarra : Squier Bullet HSS/Alhambra 1C
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 14/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre pots Empty Re: Duvida sobre pots

Mensagem por paulo2534 Sáb maio 05 2012, 09:37

tu tas a fazer merda da grossa, segue este esquema sabendo que o vermelho é o positivo e o preto o negativo:
Duvida sobre pots Semttulosap

Se algum captador estiver a dar pouco som, inverte os fios dele
paulo2534
paulo2534
Guitarrista dedicado

Post Count : 635
Idade : 25
Localização : Guimarães
Guitarra : Epiphone wildkat; Tanglewood TW1; Harley Benton Strat. Sunbrust modificada ; Yamaha C-30(classica); Technics KN6000(synth)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 17/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre pots Empty Re: Duvida sobre pots

Mensagem por Cyborkie Sáb maio 05 2012, 09:53

Acho que uma da merda da grossa que estava a fazer era trocar o volume com o middle...

Obrigado, vou seguir isso, depois digo no que deu..
Cyborkie
Cyborkie
Guitarrista de garagem

Post Count : 399
Idade : 31
Localização : Almada
Guitarra : Squier Bullet HSS/Alhambra 1C
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 14/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre pots Empty Re: Duvida sobre pots

Mensagem por Cyborkie Sáb maio 05 2012, 10:34

Parece estar tudo bem, obrigadão se não fosse o teu esquema nunca tinha percebido a merda que estava a fazer e ainda tava aqui de guitarra aberta a gastar solda feito estúpido. Foste uma ajuda melhor do que os gajos do Ultimate Guitar que se limitaram a mandar links para esquemas de wiring que eu já tinha visto 100 vezes.

Obrigado =)
Cyborkie
Cyborkie
Guitarrista de garagem

Post Count : 399
Idade : 31
Localização : Almada
Guitarra : Squier Bullet HSS/Alhambra 1C
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 14/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre pots Empty Re: Duvida sobre pots

Mensagem por paulo2534 Sáb maio 05 2012, 11:54

nao tens de quê, uma coisa que convém fazeres e que me esqueci de desenhar é soldar a ponta do pot de volume que esta livre à carcaça dele

Sempre que precisares de ajuda para um wiring fora de série fala comigo, por exemplo vou fazer brevemente um a minha strat mesmo brutal, dá uma olhada: https://2img.net/r/ihimizer/img822/4009/guitarmt.png
paulo2534
paulo2534
Guitarrista dedicado

Post Count : 635
Idade : 25
Localização : Guimarães
Guitarra : Epiphone wildkat; Tanglewood TW1; Harley Benton Strat. Sunbrust modificada ; Yamaha C-30(classica); Technics KN6000(synth)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 17/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre pots Empty Re: Duvida sobre pots

Mensagem por Z3D Sáb maio 05 2012, 12:40

Paulo, explica lá para que são os push-pulls? Como é que isso vai funcionar?
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre pots Empty Re: Duvida sobre pots

Mensagem por Cyborkie Sáb maio 05 2012, 16:16

Paulo, não quero alertar ninguém até porque a guitarra está a dar muito bem. Mas não tenho nenhum fio livre no volume...


Pelo que percebi o wiring da tua strat tem um super switch, parece estar porreiro. Depois posta aí fotos da bicha =)
Cyborkie
Cyborkie
Guitarrista de garagem

Post Count : 399
Idade : 31
Localização : Almada
Guitarra : Squier Bullet HSS/Alhambra 1C
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 14/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre pots Empty Re: Duvida sobre pots

Mensagem por paulo2534 Dom maio 06 2012, 05:52

Cyborkie
no pot de volume tens 3 "chapinhas", e apenas duas delas tem um fio soldado, a outra livre podes soldar a carcaça do pot para ir "matando" o som a medida que vais baixando o volume.

Z3D
os push/pulls que estao nos pots de tone servem para defasar os captadores do neck e midle. o push/pull que está no pot de volume vai ligar/desligar o captador da ponte quando o switch está em 1 ou 2 e ligar/desligar o cap do braço quando o switch está em 4 ou 5
paulo2534
paulo2534
Guitarrista dedicado

Post Count : 635
Idade : 25
Localização : Guimarães
Guitarra : Epiphone wildkat; Tanglewood TW1; Harley Benton Strat. Sunbrust modificada ; Yamaha C-30(classica); Technics KN6000(synth)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 17/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre pots Empty Re: Duvida sobre pots

Mensagem por Z3D Dom maio 06 2012, 09:39

Bom, qual é a intenção de desfasar os pickups M e N?
Se for para obteres um som mais "agudo" mas com menos output quando estão ambos seleccionados (posição 4) - que é o que irás obter ao desfasar os sinais dos pickups - basta só desfasares um deles (o pickup M por exemplo). O desfasamento só se nota quando estão dois pickups seleccionados, nunca quando só está um.
Quero dizer com isto que se seleccionares a posição 5 (N) ou 3 (M) o desfasamento não te traz qualquer diferença no tom de cada pickup. Daí só necessitas de desfasar um deles quando estás na posição 4 (N+M).
Poderia querer desfasar o pickup do Neck com o da Bridge, mas no teu esquema não tens essa opção de ligação...
Tens essa opção no pot de volume, já verifiquei, mas estás a complicar as ligações no push-pull. Bastam 2 bornes do push-pull soldados aos outputs de cada pickup (B e N) para esse efeito. Praticamente funcionaria como ON-OFF.

Depois, a intenção de teres o pot de volume a desligar os captadores B ou o captador N, isto sem eu ter visto como estás a fazer a ligação, vejamos por partes:

Posição do switch: 1 (B seleccionado)
Push-pull: a desligar o B
Resultado: sem som

Posição do switch: 2 (B + M seleccionados)
Push-pull: a desligar o B
Resultado: Output do M somente, para isso mudas o 5way switch para a posição 3, não precisas do push-pull para nada.

Conclusão: a não ser que queiras usar o pot como kill-switch do B quando tens seleccionada a posição 1, não faz sentido. Aliás, para esse efeito (kill switch) há soluções mais simples e mais eficazes do que push-pulls.

Se fizermos a mesma análise para as posições 4 e 5, o resultado será semelhante.

Estou a pensar bem? ou entendi mal o que pretendias?

Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre pots Empty Re: Duvida sobre pots

Mensagem por paulo2534 Dom maio 06 2012, 09:59

O defasamento notase sempre mesmo com um só pickup, exprimenta fazer o teste.
A maneira que eu desenhei para ligar/desligar pickups pode estar um pouco confusa, mas funciona como descrito
paulo2534
paulo2534
Guitarrista dedicado

Post Count : 635
Idade : 25
Localização : Guimarães
Guitarra : Epiphone wildkat; Tanglewood TW1; Harley Benton Strat. Sunbrust modificada ; Yamaha C-30(classica); Technics KN6000(synth)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 17/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre pots Empty Re: Duvida sobre pots

Mensagem por Z3D Dom maio 06 2012, 10:21

Já fiz o teste. Aliás já tive problemas com desfasamento e a diferença de tom só se nota quando existe desfasamento entre dois pickups, nunca sozinho.
A única coisa que fazes ao trocar a massa/terra com o output de um single-coil equivalente a mudar o sentido do enrolamento, mas como essa corrente induzida é alternada não existe nenhuma diferença no resultado final.
Aliás, se falares de desfasamento, tem de ser relacionado com outro pickup. Nem faz sentido outra interpretação. É inerente.
Até te posso provar teoricamente (Lei de Faraday e definição de indutância L) que o que estás a afirmar não é correcto, mas pronto, se tens essa opinião... em frente com isso!

Relativamente à maneira como funciona, só estava a tentar ajudar pois parece-me que queres obter um resultado complicando o que é simples.
Mas é a tua guitarra, é o teu trabalho, força com isso. Só metendo as "mãos na massa" é que se aprende! Fixe
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre pots Empty Re: Duvida sobre pots

Mensagem por paulo2534 Dom maio 06 2012, 10:32

Pois pelo que tenho ouvido dizer, qualquer pickup mesmo single coil se pode desfasar sozinho. ja agora vou desfasar só o midle e aproveitar outro push/pull para mudar condensadores.
Obrigado pela ajuda. Fixe
Muita gente gosta das guitarras o mais simples de eletronica possivel, mas para quem tem poucas guitarras e gosta de conseguir uma boa variedade de timbres numca é mau complexizar(só para não dizer complicar) um pouco. Fixe
paulo2534
paulo2534
Guitarrista dedicado

Post Count : 635
Idade : 25
Localização : Guimarães
Guitarra : Epiphone wildkat; Tanglewood TW1; Harley Benton Strat. Sunbrust modificada ; Yamaha C-30(classica); Technics KN6000(synth)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 17/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre pots Empty Re: Duvida sobre pots

Mensagem por Z3D Dom maio 06 2012, 10:38

Sim, essa opção de desfasar só o M compreendo pois será o único desfasamento que necessitarás. (Atenção, o som desfasado é um bocado "esquisito". há quem goste, eu não acho piada... mas são gostos).

Usares o outro push-pull para mudares os condensadores também é viável de forma a teres duas opções para tonalidade. já experimentaste ambos para veres o resultado de cada um? Isso seria interessante.

Eu tenho uma guitarra tipo stratocaster, e também já inventei e aprendi muito em experiências com ela. Tenho um tópico criado nesta secção, está nos Tópicos Fixos, sobre pickups. Dá uma espreitadela e vê se algo te é útil ou pode ajudar.
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre pots Empty Re: Duvida sobre pots

Mensagem por paulo2534 Dom maio 06 2012, 10:57

ja fiz alguns testes de bancada com a guitarra de um amigo, sempre dá para ter uma ideia apesar dos captadores serem diferentes
paulo2534
paulo2534
Guitarrista dedicado

Post Count : 635
Idade : 25
Localização : Guimarães
Guitarra : Epiphone wildkat; Tanglewood TW1; Harley Benton Strat. Sunbrust modificada ; Yamaha C-30(classica); Technics KN6000(synth)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 17/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre pots Empty Re: Duvida sobre pots

Mensagem por Z3D Dom maio 06 2012, 11:01

Atenção... captadores diferentes... condensadores podem não ter o efeito esperado.
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre pots Empty Re: Duvida sobre pots

Mensagem por Cyborkie Dom maio 06 2012, 12:55

Pessoal, alguma solução para o problema dos pots serem muito grandes ?
Cyborkie
Cyborkie
Guitarrista de garagem

Post Count : 399
Idade : 31
Localização : Almada
Guitarra : Squier Bullet HSS/Alhambra 1C
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 14/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre pots Empty Re: Duvida sobre pots

Mensagem por paulo2534 Dom maio 06 2012, 13:00

pots ou knobs?, se forem os knobs tenta por fita-cola a encher o espaço
paulo2534
paulo2534
Guitarrista dedicado

Post Count : 635
Idade : 25
Localização : Guimarães
Guitarra : Epiphone wildkat; Tanglewood TW1; Harley Benton Strat. Sunbrust modificada ; Yamaha C-30(classica); Technics KN6000(synth)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 17/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre pots Empty Re: Duvida sobre pots

Mensagem por Cyborkie Dom maio 06 2012, 13:11

Os knobs ficam a flutuar em relação à pickguard porque os pots são muito grandes, verticalmente...

EDIT:
Estava a pensar fazer mais um buraquinho na pickguard para sair um tone para o middle, assim ficava com tone para os 3 PU.
Também gostava de ter um switch para ligar o HB com o Neck, mas sem perder o HB Middle... Que me sugerem ?
Cyborkie
Cyborkie
Guitarrista de garagem

Post Count : 399
Idade : 31
Localização : Almada
Guitarra : Squier Bullet HSS/Alhambra 1C
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 14/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre pots Empty Re: Duvida sobre pots

Mensagem por paulo2534 Dom maio 06 2012, 13:42

Manda uma foto do problema com os pots e knobs.
No caso do switch podes fazer como eu, mas em vez de teres um push/pull podes por um dpdt on/on
paulo2534
paulo2534
Guitarrista dedicado

Post Count : 635
Idade : 25
Localização : Guimarães
Guitarra : Epiphone wildkat; Tanglewood TW1; Harley Benton Strat. Sunbrust modificada ; Yamaha C-30(classica); Technics KN6000(synth)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 17/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre pots Empty Re: Duvida sobre pots

Mensagem por Slider56 Dom maio 06 2012, 15:22

Se os pots estão muito elevados,tens de nivelar isso;alguns pots só trazem uma porca enquanto que outros trazem duas.neste último caso é fácil:desenrosca-se a porca de baixo,e juntamente com as anilhas nivela-se de modo a ter o pot mesmo rés-vés à superfície,mas com espaço suficiente para teres uma anilha a bater no pickguard e a porca de retenção logo a seguir.

No caso dos pots que só trazem uma porca,bem...aqui a solução é fazer altura com anilhas por debaixo do pickguard,mas convém que a anilha que encosta por debaixo do pickguard seja serrilhada;por cima leva a tal anilha lisa e a porca de retenção.

Podes ter controles individuais por cada pickup (volume e tone);quanto ao coil-splitting(desligar uma bobine de um humbucker qualquer),tanto podes usar um mini-switch,como podes até usar pots com switches agarrados (push-pull) e fazem o mesmo.A escolha é tua!
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre pots Empty Re: Duvida sobre pots

Mensagem por Cyborkie Dom maio 06 2012, 15:43

Coil splitting era fixe mas dá para usar ao mesmo tempo que o dptp on/on para ligar humbucker e neck ?

Só tem uma porca, mas vou fazer uma de duas coisas, arranjar outra porca e meto por baixo ou então meto um bocadinho de "sbugas" entre a carcaça do pot e a PG
Cyborkie
Cyborkie
Guitarrista de garagem

Post Count : 399
Idade : 31
Localização : Almada
Guitarra : Squier Bullet HSS/Alhambra 1C
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 14/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre pots Empty Re: Duvida sobre pots

Mensagem por Z3D Dom maio 06 2012, 15:50

HB middle? mas a tua guitarra não é HSS?
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre pots Empty Re: Duvida sobre pots

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos