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Som de Matamp/early Orange (testes e perspectivas)...

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Mensagem por MarlonMorais Sex Abr 27 2012, 18:42

Aviso desde já: CSB content.
















Bem... eu e o pessoal do melhor sítio que existe em TODA a internet estamos hoje a falar sobre conseguir atingir aquele som épico que é criado quando um Matamp ou um Orange dos verdadeiros está mesmo a ferver e a borbulhar com volume. Esse som (the Green sound) é criado por factores específicos e eu estou à procura de chegar perto desse som com o meu setup porque aparentemente não há pedal que chegue perto sequer desse som. As características desse som aos meus ouvidos - move muito muito muito ar e vibra as colunas como ninguém, é um som relativamente claro mas muito aberto. E, aqui é que as coisas ficam interessantes - o som deles tem MUITO pouca compressão em relação à maioria dos amplificadores. Ou seja, a distorção é muito pouca e aquele som clássico é mesmo volume puro a vibrar pelas colunas e ar a ser movido, não apenas um factor de gain puro, como se poderia pensar ao ouvir um.

O que eu estou a pensar em fazer - usar o fuzz com o qual eu tiro melhor esse tipo de som (embora o "meu" som com ele não seja esse) e experimentar fazer boost a ele com um Melx V2 Fuzz (ou não) e, muito mais importante, um pedal de EQ para baixo japonês antigo da Boss para fazer boost a certas frequências. Quero descobrir em que frequências opera aquela tonalidade e qual é a melhor maneira de mover muito muito ar usando isso.



Material que vai ser usado:

Marshall JMP MVM (100w) > Fender Bassman 50 2x15
Ampeg AMG100 + Vintage VS6
Black Arts Toneworks Pharaoh
Boss GE-7b
Melx V2 Fuzz
(talvez) Fender FRV-1 reverb







Se estiverem interessados neste tipo de som vão dando uma olhada por aqui. SE eu tiver sucesso com a experiência até vou fazer um walkthrough com fotos do processo.

E, mesmo que não resulte em nada, será garantidamente passado com o deus que reside dentro de um amplificador estilo vintage de 100w ligado a volumes de fazer ganir os cães e fuzz. Should be fun.





Também podem ver a conversa, até agora e posterior, a partir daqui - o meu moniker neste site é "Poltergeist":

http://acapella.harmony-central.com/showthread.php?2666148-The-Doom-Room-HCFX-Edition/page1295
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Mensagem por ricardoferreira Sáb Abr 28 2012, 03:39

Acério? Tem pouca distorçao? Jesus...
Eu para tirar um som a lembrar isso tenho que meter o gain aos maximos, se bem que fico com uma tonalidade bem awesome.

E eu tbm adorava ter um som dos Greens e dos Orange, por isso este topico provavelmente vai-me ajudar Very Happy
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Mensagem por MarlonMorais Sáb Abr 28 2012, 05:38

Digo-te desde já que vais precisar de um amplificador grande e musculado para isso não é nenhum combo ou head+uma 212 (pelo menos uma 212 normal) que vai tirar um som desses de qualquer maneira, isso deixo desde já como uma certeza. E não é muito gain que te vai dar esse som, essa é uma outra certeza absoluta que tenho.

De resto vou fazer o meu melhor.


Última edição por MarlonMorais em Sáb Abr 28 2012, 05:58, editado 2 vez(es)
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Mensagem por RafaelPires Sáb Abr 28 2012, 05:39

Muito bom Very Happy vou seguir este tópico com atenção Very Happy
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Mensagem por .:Rodrigo:. Sáb Abr 28 2012, 05:59

interessante... boa sorte com isso!
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Mensagem por ricardoferreira Sáb Abr 28 2012, 06:18

Tambem com o orçamento que tinha o jet city por mim foi a melhor coisa que arranjei
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Mensagem por MarlonMorais Sáb Abr 28 2012, 06:22

E não há nada de errado com isso.

Mas é uma questão de física. Precisas de muito headroom, muito volume, colunas eficientes com caixas com um som profundo para mover aquela quantidade toda de ar, daí é que vem o som também, para lá do circuito específico do amplificador (que é algo que vou tentar emular mas não pode ser substituído). Vibração e ar a ser movido, não gain.
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Mensagem por ricardoferreira Sáb Abr 28 2012, 06:29

Eu sempre pensei que eles puxavam o gain aos berros para fazer aquele som fuzzy
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Mensagem por MarlonMorais Sáb Abr 28 2012, 06:36

É uma noção comum, mas errada.



Esse é apenas um exemplo do som. Mas é o meu som favorito com esses amps.

Eu provavelmente vou acabar por usar o Pharaoh para puxar um porradão de volume, mas vou meter o pedal muito perto de limpo e depois tentar encontrar e puxar as frequências certas e ainda mais volume com o EQ.
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Mensagem por .:Rodrigo:. Sáb Abr 28 2012, 07:33

já agora, de quantos km é o raio de segurança para não f*der os ouvidos? xD
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Mensagem por MarlonMorais Sáb Abr 28 2012, 07:41

Se estiveres no espaço provavelmente só terás uma redução de capacidade auditiva na volta dos 40%.
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Mensagem por RafaelPires Sáb Abr 28 2012, 08:12

ahaha liga ao joey demaio para lhe pedires emprestado o amp :') ahah lol!
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Mensagem por Ricardo Matias Sáb Abr 28 2012, 09:26

Brutal! Força nisso Twisted Evil
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Mensagem por lourenco599 Sáb Abr 28 2012, 10:32

Pergunto-me se com uma 4*12 com Eminence Swamp Thang's conseguirias obter o resultado mais facilmente, ou simplesmente ficar surdo. Laughing
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Mensagem por MarlonMorais Sáb Abr 28 2012, 10:37

quando tiver uma 6x12 da DCC Engineering com Celestion K-100's logo descobrimos Laughing
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Mensagem por lourenco599 Sáb Abr 28 2012, 10:40

Também serve, realmente. O teu Marshall ligado a uma 2*15 + uma 6*12... Vai ser giro vai... Até em Marrocos se vai ouvir Stoner e Doom. Laughing
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Mensagem por MarlonMorais Sáb Abr 28 2012, 10:44

Quero dois setups, para guitarra: uma 6x12 com K-100's e a minha 2x15 com altifalantes mais potentes mas com as mesmas características tonais a 16ohms e uma 4x12 a 16ohms com V-30's ou algo do género (para ter várias opcções por onde escolher) em cima disso. E mais um Sunn ou Matamp. Ou os dois, preferivelmente.

Swamp Thangs também seriam uma boa escolha.


Última edição por MarlonMorais em Sáb Abr 28 2012, 14:32, editado 1 vez(es)
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Mensagem por lourenco599 Sáb Abr 28 2012, 10:46

Eu a muito longo prazo, sonho meter Swamp Thangs no meu combo. Creio que ficaria melhor servido do que com as colunas que tenho. A treta, é que não tenho modo de ouvir o som limpo que eles podem proporcionar.
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Mensagem por MarlonMorais Sáb Abr 28 2012, 10:49

há testes de comparação com vários modelos no youtube. não sei se tem dos Swamp Thangs, mas vale a pena procurar.
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Mensagem por Scorp Sáb Abr 28 2012, 16:04

Ora aqui está um tópico bem interessante!!!

Por acaso se há coisa que gosto é aquele som bem quente com muito headroom, tivesse eu material e espaço para me poder igualmente aventurar nestas experiencias...

Vou estar atendo ao desenvolvimento da coisa e à demanda pelo som perdido.

Força Marlon, boa sorte e vai partilhando Fixe
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Mensagem por MarlonMorais Sáb Abr 28 2012, 16:14

Felizmente na Europa ainda se arranja Orange vintage a um bom preço (está um stack OR120 no OLX a 1500€). E no Ebay.uk arranjam-se mais baratos.

E um Matamp GT-1 (um dos modelos que eles ainda fazem com specs vintage), feito à mão e costumizável em termos de funções e estética custa cerca de 1000£ com um prazo de espera de 3-5 meses. Eu acho um excelente preço para um amplificador com esse som, volume, qualidade, e feito dessa maneira.
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Mensagem por Ricardo Matias Seg Jun 04 2012, 16:45

Novidades sobre isto, há?
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Mensagem por MarlonMorais Seg Jun 04 2012, 16:48

já tenho algum progresso, mas acho que ainda não cheguei bem lá, ainda tenho que fazer mais uns testes de EQ, etc...... também vou receber mais uns pedais de fuzz em breve e quero fazer testes com esses para ver se os resultados são mais favoráveis.

mas já obtive bons resultados com o Pharaoh+EQ.
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Mensagem por Ricardo Matias Seg Jun 04 2012, 16:50

Depois conta ao pessoal como correu e mete aí uns clips de audio
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Mensagem por ricardoferreira Ter Jun 05 2012, 13:42

Desculpa a pergunta parva, mas porque o uso de um EQ? Para chegar o mais perto possivel de um matamp/orange?
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