ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Limpar fretboard (e guitarra) - que aconselham?

+4
Fype_7
.:Rodrigo:.
Slider56
NateCordova
8 participantes

Ir para baixo

Limpar fretboard (e guitarra) - que aconselham? Empty Limpar fretboard (e guitarra) - que aconselham?

Mensagem por NateCordova Sex Fev 24 2012, 05:10

Boas

Tenho uma jackson King V que comprei usada e vou lhe fazer um setupzito, mas primeiro preciso de limpar a nhanha toda de 3 anos no fretboard Razz E do corpo da guitarra também.

Que recomendam para tirar a sujidade da escala? (é rosewood)

PS: NAO me refiro a HIDRATAR a escala, para isso eu tenho o lemon oil Wink
NateCordova
NateCordova
Aprendiz de guitarra

Post Count : 58
Idade : 33
Localização : Cacém
Guitarra : Epiphone Les Paul Standard Plus Top c/ JB4 e SH-2
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Limpar fretboard (e guitarra) - que aconselham? Empty Re: Limpar fretboard (e guitarra) - que aconselham?

Mensagem por Slider56 Sex Fev 24 2012, 07:04

Isto:

http://www.lismusica.pt/?product=7067
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Limpar fretboard (e guitarra) - que aconselham? Empty Re: Limpar fretboard (e guitarra) - que aconselham?

Mensagem por NateCordova Sex Fev 24 2012, 07:47

isso parece bom. Em alternativa a isso, que posso arranjar se nao quiser gastar dinheiro? é que apenas quero limpar, ate pode ser algum produto caseiro que nao faça mal a madeira nem deixe residuos tramados ,etc.
NateCordova
NateCordova
Aprendiz de guitarra

Post Count : 58
Idade : 33
Localização : Cacém
Guitarra : Epiphone Les Paul Standard Plus Top c/ JB4 e SH-2
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Limpar fretboard (e guitarra) - que aconselham? Empty Re: Limpar fretboard (e guitarra) - que aconselham?

Mensagem por Slider56 Sex Fev 24 2012, 08:00

Eu tenho cá em casa uma cena que até limpa a alma,embora não seja o mais indicado : SuperGel.

É um producto que se vende em bisnagas ou boiões,e que serve para limpar,desencardir tudo e mais alguma coisa,mas convém ler bem as instruções,porque se limpa e desengordura quase instantâneamente,deve ter uma composição algo agressiva...

No ano passado tive cá uma guitarra para limpar e fazer setup.Estava ultra-suja,cheia de pó,alguma oxidação no hardware,mas surpreendentemente até tocava e não soava mal.Desmontei-a toda,meti as peças metálicas no banho do desmerdificador (Mobil Penetrating),limpei o pó,e quando cheguei à escala,também pensei no produto 01 da Dunlop,mas como só tinha um resto,lembrei-me do SuperGel.
Deitei um pequena quantidade num pano,e esfreguei com muito cuidado a escala em rosewood,e deixei actuar cerca de 5 minutos.Quando fui a remover aquilo,nem precisei de raspar a porcaria acumulada junto aos trastes;saiu tudo e deixou a escala limpa.Claro que tive de limpar e remover quaisquer indício do gel,e depois de seca,passei o tal óleo de limão (também da Dunlop),para além do tudo o resto.

Este tipo de gel usa-se muito em oficinas de automóveis,porque já se sabe que se sujam as mãos naquele ambiente.Os mecânicos compram aos boiões de 1 , 2 ou 5 kilos porque sai mais barato e dura que se farta.

Também se molhares um pano em alcool e passares na escala,casa a casa,ajuda a dissolver a porcaria acumulada.Depois é aplicares os condicionadores do costume.
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Limpar fretboard (e guitarra) - que aconselham? Empty Re: Limpar fretboard (e guitarra) - que aconselham?

Mensagem por .:Rodrigo:. Sex Fev 24 2012, 09:31

supergel é o que usamos no andebol para tirar resina das maos! realmente essa porcaria é um diluente do caraças

quando ao da dunlop, já usei e recomendo!
.:Rodrigo:.
.:Rodrigo:.
ADMINISTRADOR

Post Count : 4122
Idade : 28
Localização : Évora/Setúbal
Guitarra : Schecter Demon 6 (eléctrica) + Yamaha C40 (clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Limpar fretboard (e guitarra) - que aconselham? Empty Re: Limpar fretboard (e guitarra) - que aconselham?

Mensagem por Fype_7 Sex Fev 24 2012, 09:40

Slider, quando mergulhadas as peças metálicas em lubrificantes desse tipo nao ficam demasiado gordurosas?
Fype_7
Fype_7
Guitarrista viciado

Post Count : 813
Idade : 30
Localização : Vagos
Guitarra : Ibanez RG270DX, Ibanez RG3570z , Ibanez PF10, Pablo Romero (Clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 04/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Limpar fretboard (e guitarra) - que aconselham? Empty Re: Limpar fretboard (e guitarra) - que aconselham?

Mensagem por Slider56 Sex Fev 24 2012, 09:52

Não porque eu não uso WD40 nem parecido.Ainda tenho duas latas de spray Mobil Penetrating,que ajuda a soltar peças ferrugentas,e no final,limpa-se muito bem com um pano embebido em alcool para remover quaisquer resíduos.De seguida,pego na dremel e com uma escova em feltro,dá-se o acabamento final nas peças.Se houver alguma ponta de oxidação,uso a escova circular em arame fino.

Normalmente estes sprays têm uma base de petróleo,o que pode deixar alguma gordura como tu dizes,mas o Mobil era dos menos "gordos",se bem que há sprays dedicados a desengordurar e limpar,nomeadamente para electrónica,mas custam mais caro.
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Limpar fretboard (e guitarra) - que aconselham? Empty Re: Limpar fretboard (e guitarra) - que aconselham?

Mensagem por Fype_7 Sex Fev 24 2012, 09:55

Mas ao polir nao se vai estar a retirar a ferrugem mas também o produto anti-oxidante?
Fype_7
Fype_7
Guitarrista viciado

Post Count : 813
Idade : 30
Localização : Vagos
Guitarra : Ibanez RG270DX, Ibanez RG3570z , Ibanez PF10, Pablo Romero (Clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 04/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Limpar fretboard (e guitarra) - que aconselham? Empty Re: Limpar fretboard (e guitarra) - que aconselham?

Mensagem por Slider56 Sex Fev 24 2012, 10:04

O produto só serve para soltar a sujidade e oxidação,porque se raspares a seco podes danificar alguma peça.Aquilo entranha-se nos locais mais impensáveis e solta peças que colam com a porcaria e não só.Não basta pegar,lixar e já está;tem de ser com muito cuidado,porque na maioria dos casos,é tudo die-cast(metal injectado) e danifica-se com muita facilidade.
Quando se apanha material a sério (metal forjado),oh pá...fosse tudo assim,não só se limpa muito melhor,como também este tipo de hardware é muito mais resistente à corrosão e oxidação,mas não está livre de acontecer,se o dono da guitarra não tiver o mínimo cuidado de higiene!
Deixar a porcaria acumular é o pior que pode acontecer a qualquer guitarra,amp,pedal,cabos,micros,etc...
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Limpar fretboard (e guitarra) - que aconselham? Empty Re: Limpar fretboard (e guitarra) - que aconselham?

Mensagem por NateCordova Sex Fev 24 2012, 10:06

Alcool é o que tá mais à mão, é perigoso usar na escala?

ps: adorei a historia xD

E eu tambem usei super gel no andebol, aquilo é bue potente!!! mas nao tenho nada disso aqui Neutral pa isso compraria a cena da dunlop Razz

Estou a pensar em usar alcool, alguem contra XD?
NateCordova
NateCordova
Aprendiz de guitarra

Post Count : 58
Idade : 33
Localização : Cacém
Guitarra : Epiphone Les Paul Standard Plus Top c/ JB4 e SH-2
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Limpar fretboard (e guitarra) - que aconselham? Empty Re: Limpar fretboard (e guitarra) - que aconselham?

Mensagem por Slider56 Sex Fev 24 2012, 10:15

Desde que não afogues a escala ou lhe pregues uma buba,tudo bem... Razz molha o pano e esfrega casa a casa;se necessário,e com muito cuidado,usas uma lâmina de Xacto de lado como raspador e ao de leve para remover porcaria da escala.Usa-se no sentido das cordas e devagar para não lixar a escala nem os dedos...!

Faz isso com calma que a guitarra não foge... Twisted Evil
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Limpar fretboard (e guitarra) - que aconselham? Empty Re: Limpar fretboard (e guitarra) - que aconselham?

Mensagem por FoxTy Sex Fev 24 2012, 10:27

Não sei se é o indicado... pelo o que eu tenho lido o álcool etílico faz com que a madeira seque mais rapidamente, o que não é nada bom, já tenho visto quem utiliza-se aquelas malhas de aço ou palha de aço muito fininhas para limpar a escala(não é que concorde muito), também a quem use nafta(fluído daqueles isqueiros tipo zipo) que deve ser o melhor destas opções, mas o ideal seria mesmo comprares um produto...
já agora, fizeste algum setup na guitarra nestes últimos 3 anos?
FoxTy
FoxTy
Aprendiz de guitarra

Post Count : 35
Idade : 29
Localização : porto
Guitarra : ibanez grx70dx; stagg c542 bk;
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 15/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Limpar fretboard (e guitarra) - que aconselham? Empty Re: Limpar fretboard (e guitarra) - que aconselham?

Mensagem por Richy Sex Fev 24 2012, 10:28

Olha eu quando não tenho o liquido da Dunlop à mão, uso daqueles toalhetes tipo dodot e tenho-me dado bem.

Uso daqueles mais básicos sem grandes perfumes

boas limpezas
Richy
Richy
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 211
Idade : 42
Localização : Lisboa / Carregado
Guitarra : Ibanez RG / Fender Stratocaster / Epiphone Les Paul / (Richy Custom) Natural Strat / Dallas Acoustic
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 24/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Limpar fretboard (e guitarra) - que aconselham? Empty Re: Limpar fretboard (e guitarra) - que aconselham?

Mensagem por Slider56 Sex Fev 24 2012, 11:27

Desde que não estrague a madeira nem outra parte qualquer da guitarra e faça bem a limpeza,não é por aí que a guitarra fica suja.Depois de se limpar,é sempre conveniente aplicar algum condicionador de madeira ou óleo de limão.
As madeiras expostas,neste caso o rosewood/pau-rosa,nunca devem andar nem sujas nem demasiado secas ou encharcadas;há um limite para manter a madeira suficientemente hidratada para não estalar,mas não tanto que possa provocar deformações ou empenos...

Essa dos toalhetes já me tinha lembrado;pelo menos é um detergente inócuo e inofensivo.Também há aqueles toalhetes de limpeza dos tabliers dos automóveis (multi-usos) que servem para tirar as primeiras camadas de...merdum/pó/suor,etc...(vendem-se nos supermercados e estações de serviço)


Última edição por Slider56 em Ter Jan 17 2017, 14:56, editado 1 vez(es)
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Limpar fretboard (e guitarra) - que aconselham? Empty Re: Limpar fretboard (e guitarra) - que aconselham?

Mensagem por Squinta Ter Jan 17 2017, 11:42

Não deve ser usado qualquer produto que humedeça a madeira.
Se tiver que ser um líquido, que seja de evaporação rápida, por exemplo, benzina.
Squinta
Squinta
Aprendiz de guitarra

Post Count : 28
Idade : 62
Localização : Guarda
Guitarra : Fender American Deluxe Stratocaster HSS;Gibson Les Paul Traditional 2013; Ibañez JEM70V SFG; Ibañez AS 50.
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 23/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Limpar fretboard (e guitarra) - que aconselham? Empty Re: Limpar fretboard (e guitarra) - que aconselham?

Mensagem por mpexus Ter Jan 17 2017, 12:38

Limpar fretboard (e guitarra) - que aconselham? Y5av0
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Limpar fretboard (e guitarra) - que aconselham? Empty Re: Limpar fretboard (e guitarra) - que aconselham?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos