ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PA ativo

5 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

PA ativo  Empty PA ativo

Mensagem por davidmaciel93 Seg Jan 30 2012, 10:05

boas pessoal,
tenho uma duvida e gostava de ouvir opinioes sobre experiencias proprias etc.
estou a pensar em comprar um PA ativo e vi este na thomann http://www.thomann.de/pt/behringer_eurolive_b215d_bundle.htm
já com mesa de mistura e tripés etc, é o que está em 1º lugar no ranking de vendas mas nao tenho muita experiencia sobre a marca BEHRINGER mas este até dava jeito porque já vem com mesa amplificada mas pela qualidade de som HK também tem este http://www.thomann.de/pt/hk_audio_soundhouse_onelucas01.htm mas o pack BEHRINGER cada coluna diz que manda "550W" e HK "150W os top" e "300W" o sub. mas ao comprar HK já tenho de comprar mesa à parte e até podia comprar a tal mesa BEHRINGER do primeiro link, eu quero comprar para continuar a tocar em festas , bares etc , que acham pessoal?
davidmaciel93
davidmaciel93
Aprendiz de guitarra

Post Count : 39
Idade : 30
Localização : Braga
Guitarra : LAG Spring
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 28/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

PA ativo  Empty Re: PA ativo

Mensagem por Slider56 Seg Jan 30 2012, 10:14

É assim...

antes de mais nada,um P.A. seja pequeno ou grande é uma ferramenta de trabalho e não um brinquedo.Convinha saber qual o teu orçamento (quanto é que queres gastar),e acima de tudo para que fim se destina.Se for para animar bares e espaços semelhantes,é uma coisa;se for para o ar livre,a conversa já se altera em todos os aspectos.Também saber o que queres lá ligar (karaoke,dj's,bandas,etc...)


Conta lá com para a malta ajudar no que puder... Smile
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

PA ativo  Empty Re: PA ativo

Mensagem por davidmaciel93 Seg Jan 30 2012, 10:39

no maximo 800/900€, é para ligar tipo o portatil nos intervalos , 2 guitarras pelo menos e 2 micros, por isso convinha comprar uma mesa com 8/12 canais, principalmente destina.se a bares , festas , etc mas claro qe se for para um concerto ao ar livre em que haja pessoas a 20 metros de distancia nao convinha ser um PA com baixos W..
davidmaciel93
davidmaciel93
Aprendiz de guitarra

Post Count : 39
Idade : 30
Localização : Braga
Guitarra : LAG Spring
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 28/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

PA ativo  Empty Re: PA ativo

Mensagem por Slider56 Seg Jan 30 2012, 11:48

O som ao ar livre tem tendência a dispersar-se,por muitos motivos:o vento,temperatura,local onde se instala o equipamento,condições acústicas epor aí fora.Não é por acaso que alguns sistemas de P.A.'s ao ar livre movem alguns milhares de watts e têm arrays de colunas direccionadas para vários pontos dos recintos,mas isso é outra coisa...!

Para o teu caso específico,considera para começares um top e um sbwoofer de cada lado,com uma potência média de 300 a 500 watts para cada top e cerca de 800 a 1000 watts para cada sub.Não quer dizer que os vás puxar ao limite,mas convém ter sempre potência de reserva (depois explico-te porquê).

Uma mesa de mistura deve ter qualidade,e número de vias suficiente para tudo o que precisares.As Behringer até nem são más dentro da gama em que se inserem,mas há bem melhores por pouco mais dinheiro.

Dá uma volta pelo site da Thomann e vê em colunas activas,ou sistemas de P.A. activos as marcas HK,Behringer entre outras.Mesas de mistura recomendo Soundcraft no mínimo.
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

PA ativo  Empty Re: PA ativo

Mensagem por davidmaciel93 Seg Jan 30 2012, 12:22

eu mandei 2 links de PA, o que dizes deles? o meu orçamento é relativamente baixo
davidmaciel93
davidmaciel93
Aprendiz de guitarra

Post Count : 39
Idade : 30
Localização : Braga
Guitarra : LAG Spring
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 28/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

PA ativo  Empty Re: PA ativo

Mensagem por Slider56 Seg Jan 30 2012, 13:34

Eu vi...

o primeiro link é de facto o mais económico,se bem que já traz mesa de mistura,é o "elo mais fraco";o material da Behringer é relativamente económico e mais de metade é pouco fiável.Não quer dizer que não trabalhe bem,mas está muito longe de ser material profissional.
O segundo link já diz respeito a uma marca com algum peso,se bem que muito melhor em todos os aspectos,já te ia obrigar a comprar uma mesa de mistura,mas ficavas mais bem servido...!

Se optares pelo segundo pack,e comprares uma mesa de mistura à parte,já era um bom começo,porque as Behringer dentro de portas safam o trabalho (se o espaço interior não for demasiado amplo,e se não tiver uma acústica muito lixada).A HK ,apesar de ser um equipamento de gama baixa-média,já é mais a sério,mais robusta,tem melhor desempenho,e naturalmente...custa mais caro...!


Se puderes fazer um esforço extra,vai para o segundo pack da HK,e compra uma destas mesas de mistura:

http://www.thomann.de/pt/mackie_profx12.htm

ou

http://www.thomann.de/pt/mackie_cfx_12_mkii.htm

ou

http://www.thomann.de/pt/soundcraft_efx_8.htm

menos que isto,já é brincar e sujeitares-te a ter problemas;se não sabes,ficas a saber que o barato sai sempre caro... No

Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

PA ativo  Empty Re: PA ativo

Mensagem por davidmaciel93 Seg Jan 30 2012, 13:45

mas tipo uma cena qe reparei é qe cada coluna da Behringer manda 550w e da HK manda apenas 150W cada top Neutral
davidmaciel93
davidmaciel93
Aprendiz de guitarra

Post Count : 39
Idade : 30
Localização : Braga
Guitarra : LAG Spring
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 28/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

PA ativo  Empty Re: PA ativo

Mensagem por Slider56 Seg Jan 30 2012, 13:51

Não te iludas com isso; a Behringer é nítidamente inferior em todos os aspectos.

O que conta são os dB's e não os watts;no caso da Behringer apesar da potência indicada,aquilo não é real;no caso da HK,a amplificação está centrada no módulo do subgrave e distribui a potência maior para os graves e o sufiiente para os tops que tratam dos médios e agudos;estas frequências não têm de ter a mesma potência que os graves,por não necessitam de deslocar grandes massas de ar;é uma questão de dinâmica e headroom.

Vai a lojas que tenham equipamentos semelhantes e pede demonstração como deve ser.E já que falamos em lojas também podias dar uma vista de olhos pela Sonigate que tem equipamentos dentro do teu orçamento,e se calhar mais opções.

Fazer som não é mexer nos botões;é muito mais que isso.Este tipo de equipamentos são brinquedos aos olhos de profissionais,e a única coisa digamos...atractiva são os preços baixos,mas cuidado com o que compras... Neutral

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se a tua primeira intenção é teres um equipamento para tocares em bares e passares alguma música,então a primeira opção desenrasca na boa e é a mais económica.Agora se queres começar a fazer som para outros,então já começa a ficar curto...!
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

PA ativo  Empty Re: PA ativo

Mensagem por davidmaciel93 Seg Jan 30 2012, 17:00

mas tipo, a Behringer desenrrasca mas eu quero uma cena qe dure, nao vale apena investir 700€ e daqui a 1 ou 2 anos nao ter rendimento do PA ou investir 1000 ou 1100€ e ficar com um PA para daqui a 10 anos ainda bombar, por isso é qe estou a tentar esclarecer pq tipo, eu nao estou mt dentro dos preços e assim de PA e vi aqueles, tu com 1000€ o qe compravas se o intuito fosse bares, festas, casamentos, som proprio , etc?
davidmaciel93
davidmaciel93
Aprendiz de guitarra

Post Count : 39
Idade : 30
Localização : Braga
Guitarra : LAG Spring
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 28/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

PA ativo  Empty Re: PA ativo

Mensagem por Schmeichel Seg Jan 30 2012, 17:06

Movido para esta secção por se enquadrar aqui.
Schmeichel
Schmeichel
ADMINISTRADOR

Post Count : 3529
Idade : 52
Localização : Portugal
Guitarra : G&L; Vintage; Epiphone
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 13/07/2009

http://schmeichel72.hi5.com

Ir para o topo Ir para baixo

PA ativo  Empty Re: PA ativo

Mensagem por Slider56 Ter Jan 31 2012, 07:32

Para esse tipo de actividades que descreveste,eu esperava um pouco mais,ia fazendo poupanças e investia um pouco mais a sério,porque não chega ter um P.A. básico só para encher um palco e pista de dança:por vezes tens de ter vários pontos cobertos.

Casamentos - acontece muitas vezes haver mais do que uma zona de som :para as entradas,aperitivos,zona das fotografias,etc,e lá dentro onde se almoça/janta com a mesa dos noivos,etc, costuma ser o "prato-forte" com pista de dança,etc.

Só aqui já pdes ver que não é assim tão simples como isso,e não estou a falar d salões de banquetes grandes,por isso obriga-te a teres de espalhar colunas nos sítios certos par distribuir som por igual.Não caias na tentação de puxar o som para ser ouvido ao fundo da sala tendo o P.A. ao nível do palco!!! pale Incomoda e muito quem está por perto!

Para serviço de bares,um par de colunas amplificadas e uma mesa de mistura mínimamente decente,bons cabos e bons tripés safam a onça na boa,mas tem de ter um mínimo de qualidade.Considera o tal kit mais barato para começares e vais fazendo alguns trabalhinhos discretos e vais juntando guito.Sempre que possível,avalia bem o local onde vais trabalhar,não vá acontecer chegares a um salão e em vez de 2 irias precisar de 6 ou 8 colunas...! Não dês nenhum tiro no escuro,ok?

Quanto à questão de teres a médio/longo prazo um P.A. decente que podes utilizar nas mais diversas condições,isso é um investimento que judiciosamente gerido,pode ser positivo e dar lucro,mas não sai barato.

Tens mais hipóteses na Thomann,mas em termos de mesas de mistura evita as Yamaha,Phonic e Peavey (desenrascam,mas não convencem).A Behringer,como já te disse lá atrás,desenrasca e faz bem o serviço por pouco dinheiro.A Soundcraft,a Mackie e Allen &Heath já são marcas fidedignas com provas dadas,apesar de um pouco mais caras.


Ajudou? Smile
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

PA ativo  Empty Re: PA ativo

Mensagem por davidmaciel93 Ter Jan 31 2012, 10:08

lá está, mas se optar pelo pack da behringer se calhar vou estar a perder alguma qualidade comparada ao PA da HK e por exemplo a esta mesa http://www.thomann.de/pt/mackie_profx12.htm nao?
davidmaciel93
davidmaciel93
Aprendiz de guitarra

Post Count : 39
Idade : 30
Localização : Braga
Guitarra : LAG Spring
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 28/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

PA ativo  Empty Re: PA ativo

Mensagem por chicobass Ter Jan 31 2012, 10:10

Tive um projecto a uns tempos acustico em bares pequenos e usava este conjuto yamaha que antigamente vinha com suportes http://www.musicstore.com/pt_PT/PTE/PA/Altifalantes/Yamaha-Stagepas-500-Kompakt-PA-System/art-PAH0005326-000
e mais uma coluna skytec pare retornos e dava muito bem
chicobass
chicobass
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 202
Idade : 33
Localização : Viseu
Guitarra : Gibson Thunderbird IV, Vintage v100
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 26/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

PA ativo  Empty Re: PA ativo

Mensagem por davidmaciel93 Ter Jan 31 2012, 11:53

mas o slider acabou de dizer qe mesas Yamaha eram de evitar..
davidmaciel93
davidmaciel93
Aprendiz de guitarra

Post Count : 39
Idade : 30
Localização : Braga
Guitarra : LAG Spring
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 28/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

PA ativo  Empty Re: PA ativo

Mensagem por chicobass Ter Jan 31 2012, 12:06

Para o projecto que era dava bem. Mas o Slider ele tem uma opnião mais bem fundamentada que eu. Daqueles que ja usei (que n foram mt) adorei o Norton que tinha uma banda onde tive uns tempos a substituir um membro
chicobass
chicobass
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 202
Idade : 33
Localização : Viseu
Guitarra : Gibson Thunderbird IV, Vintage v100
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 26/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

PA ativo  Empty Re: PA ativo

Mensagem por Slider56 Ter Jan 31 2012, 15:04

Eu desaconselho a Yamaha nestas gamas baixas,porque tem pouca qualidade e é insuficiente para certas circunstâncias.É óbvio que a Yamaha tem grandes maquinões,mas os preços são um bocado abusadores...!

Não é fácil reunir um determinado conjunto de material diverso,colunas,amps,mesa de mistura,cabos e acessórios relacionados com um orçamento desses;só uma mesa de mistura razoável e já pronta para tudo e mais alguma coisa passa fácilmente os 1500 euros e não é nada de especial apesar de fazer bem o trabalho.
Trabalhei cerca de 35 anos no som de estrada (é outra onda,bem sei...),e sei o que a casa gasta,seja a nível de concertos ou pequenas sonorizações.Os equipamentos não são baratos,e os acessórios também não.Felizmente que existem gamas mais acessíveis como o que se encontra na Thomann,mas nem tudo o que é económico é necessáriamente bom,ou dura muito tempo...!

Não é fácil,bem sei e respeito muito a malta que quer começar e vê-se com um orçamento limitado,e ainda por cima a crise actual não ajuda nada... No
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

PA ativo  Empty Re: PA ativo

Mensagem por stryyy Ter Jan 31 2012, 18:55

Eu tenho PA activo phonic com 200w para tocar em bares com um par de colunas. Foi um investimento que pouco passou dos 500 euros ja há dois anos e parece ainda durar muito mais. Sem contar que o PA tem equalizadores independentes para a monição e para as colunas do publico e ainda trás uns reverbs e ecos. Devias ver também as Phonic estou satisfeitissimo.
stryyy
stryyy
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 236
Idade : 34
Localização : Setúbal
Guitarra : Epiphone Les Pauls Custom Alphine White
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 17/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

PA ativo  Empty Re: PA ativo

Mensagem por davidmaciel93 Qua Fev 01 2012, 05:38

qe mesa tens?
davidmaciel93
davidmaciel93
Aprendiz de guitarra

Post Count : 39
Idade : 30
Localização : Braga
Guitarra : LAG Spring
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 28/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

PA ativo  Empty Re: PA ativo

Mensagem por davidmaciel93 Qua Fev 01 2012, 05:42

achas que ficava mal servido com o PA da bheringer já com a mesa deles ? 640€ , achas mau?
nunca trabalhei com essa marca..
davidmaciel93
davidmaciel93
Aprendiz de guitarra

Post Count : 39
Idade : 30
Localização : Braga
Guitarra : LAG Spring
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 28/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

PA ativo  Empty Re: PA ativo

Mensagem por Slider56 Qua Fev 01 2012, 09:52

As mesas da Behringer são réplicas da Mackie mas de baixo custo.São equipamentos de entrada de gama.económicos e safam as coisas,mas não são fiáveis para andar na estrada a torto e direito.A Phonic partilha muita coisa da Yamaha,mas nestas gamas também sofre do mesmo problema.

Não quer isto dizer que não faça o trabalho,mas é um bocado limitado.O melhor que tens a fazer é ires às lojas e experimentares ou pedires para te demonstrarem o que cada equipamento faz;não basta blá-blá-blá de vendedor.Tens de ver e ouvir o que as coisas fazem e saberes se é aquilo que te serve ou não.Marcas low cost há às carradas,e a bem ou a mal lá vão servindo.Agora equipamento mais a sério,já é outra história e outros preços...

Por exemplo,uma coluna fora de série,e que vale bem o preço pedido é esta:

http://www.lismusica.pt/?product=7715 só é pena ser algo puxada no preço,mas vale o que pesa em ouro e desempenho!!!!
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

PA ativo  Empty Re: PA ativo

Mensagem por davidmaciel93 Qua Fev 01 2012, 12:05

com 1000€ o que compravas?
davidmaciel93
davidmaciel93
Aprendiz de guitarra

Post Count : 39
Idade : 30
Localização : Braga
Guitarra : LAG Spring
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 28/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

PA ativo  Empty Re: PA ativo

Mensagem por davidmaciel93 Qua Fev 01 2012, 12:07

o mal é que perto de barcelos não há lojas com este equipamento, mandei um email à faminho e a unica coisa que eles tem é isto
SIST. DB ENTERTAINER SD - 1.200,00 €
(Composto por 2 tops OPERA 210D e 1 Grave SUB 05 )
davidmaciel93
davidmaciel93
Aprendiz de guitarra

Post Count : 39
Idade : 30
Localização : Braga
Guitarra : LAG Spring
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 28/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

PA ativo  Empty Re: PA ativo

Mensagem por Slider56 Qua Fev 01 2012, 14:36

Eu compreendo o teu problema... Neutral

no teu caso,com 1000€ eu aproveitava o primeiro kit,o da Behringer.Para começar já tens colunas e mesa de mistura;o resto,tripés cabos e extras não sai muito caro e já podes começar a trabalhar e a juntar guito.Depois e com muita cautela vais fazendo uma lista do que precisas,e a pouco e pouco vais evoluindo...!

Já sabemos que há carradas de coisas bem melhores,mas infelizmente o velho ditado prevalece :"Não há dinheiro,logo não há palhaços!" No

Tudo tem um começo,e começar por baixo com calma e cabeça fria,é sempre melhor que começar por cima à parva sem saber para que lado se virar.Nunca dês um passo maior que o comprimento da perna:se tens um equipamento mais modesto,não te aventures em grandes espaços,porque depois metade do recinto fica "às escuras" e isso dá mau aspecto e os cliente por certo não ficarão satisfeitos...! Um passo de cada vez,ok? Smile
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

PA ativo  Empty Re: PA ativo

Mensagem por davidmaciel93 Qui Fev 02 2012, 12:13

sim claro, muito obrigado mesmo slider Very Happy
aquele conjunto já traz tripés de colunas Very Happy
davidmaciel93
davidmaciel93
Aprendiz de guitarra

Post Count : 39
Idade : 30
Localização : Braga
Guitarra : LAG Spring
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 28/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

PA ativo  Empty Re: PA ativo

Mensagem por Slider56 Qui Fev 02 2012, 16:16

Então já é um começo,podes já começar a fazeres bares e espaços pequenos e vais juntando guito para o futuro!

Lembra-te do que te disse lá atrás: se estás a pensar em eventos mais arrojados,tens de ter opções para mais do que um local.O caso dos casamentos em que os aperitivos são numa sala e o copo de água e bailarico noutra já te obriga a teres pelo menos dois kits independentes.
Mais lá para o futuro,quando já tiveres um P.A. decente e com capacidade para espaços maiores,as colunas que vais comprar agora servem sempre de monitores,extensão do som da sala principal para outra sala adjacente,etc...topas...? Wink

Um bom investimento faz-se com cautela,devagarinho,a pouco e pouco e sem dar nas vistas...! Twisted Evil
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

PA ativo  Empty Re: PA ativo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos