ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...!

+20
samc
John B
kanubas
Scorp
guitargold
Rafael99
csp96
Heretic
nunixcip
citrinus
johnfrusciante
Oscarense
nanjos
jota jota
gstring
allgood
sylvester
Slider56
Ricardo Matias
Kaz
24 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...! Empty SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...!

Mensagem por Convidad Ter Mar 01 2011, 07:35

Boas pessoal

Bem para quem gosta de blues ou quer fazer uns efeitos "marados" pode sempre arranjar um slide.... mas nao tens dinheiro?
nao tens lojas ao pé de ti? nao te apetece dar 6~10 euros por um tubinho de metal? Ok então tenho a solução para ti!

Com as ferramentas certas e um bocadinho de paciência têm um slide à maneira que vos pode ajudar a tocar musicas como a "Free Bird"


-Aviso desde já!- Ninguém no fórum incluindo eu nos responsabilizamos por danos físicos que vocês possam causar a vocês ou a terceiros, peçam sempre ajuda/autorização aos vossos pais antes de usar as ferramentas deles, pode vos poupar sermões e feridas que possam causar se não tiverem cuidados. Fica também o aviso se forem menores...Não mexam em ferramentas eléctricas, se gostam de tocar guitarra façam tudo para manterem os dedos.



Materiais

SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...! Materiaiscustom
By link931

-serrote-(pode ser trocado por uma serra eléctrica, por exemplo de disco rotativo)-não usar os de madeira-
-tubo de metal-(no meu caso foi cobre)-é essencial ver se o tubo cabe no dedo, e não fica nem demasiado largo nem demasiado apertado-
-fita métrica-(pode ser trocado por régua)-vai servir para para por as marcações do tamanho no tubo-
-caneta-preferência bico de feltro
-esfregão verde-
-lixa

1º Passo-Medições
SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...! Vertamanhoparaoslidecus
By link931

Primeiro vão ver qual é o tamanho que vocês querem para o slide, é essencial que saibam se o vosso dedo cabe dentro do tubo.

SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...! Marcarotubocustom
By link931

Assim
Aproveitem e vejam se o tubo não tem muitas deformações, nem arranhões profundos, mais tarde podem partir cordas...

2º Passo-O Corte

Antes de cortarem o tubo tomem medidas de protecção, como luvas e óculos de protecção de usarem uma serra de disco rotativo, a ultima coisa que querem é não poder tocar por ter perdido um dedo...
Ao cortar, tenham a mão firme para não darem golpes no tubo.

SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...! Depoisdecortarcustom
By link931


3º Passo-A Limpeza

Agora vem a parte mais importante se o tubo não for novo, este passo pode ser descartado se o tubo foi adquirido numa loja e está em boa condição, mas apenas a limpeza.

SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...! Esfregarotuboparalimpar
By link931

Encham um recipiente com água bem quente e algum detergente para tirar "gorduras indesejadas"
Com o esfregão verde, tirem toda a porcaria no tubo, esfreguem também nas extremidades do tubo para tirarem as arestas mais cortantes, acreditem que ajuda.

SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...! Depoisdelimpocustom
By link931
Depois de limpo fica assim.

4º Passo-Lixar

Agora com uma lixa de grão fino, por exemplo, lixa de água, esfreguem mais uma vez as extremidades do tubo e por dentro, para terem certeza que não se vão cortar quanto estiverem a tocar.
Lixem por dentro e por fora se for preciso.

SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...! Lixarpordentroparaparat
By link931

5º Passo-Usar o slide

Se chegaram a este passo...Parabéns, têm o vosso próprio Slide, não é bacano?
Usar um slide abre um mundo de possibilidades que não podem podem fazer com os vossos dedos mas também vos fecha portas, como "shredar"...Yup preparem se para ficarem com um dedo teso de tal maneira que nem uma escala pentatónica podem fazer(podem usar tanto o anelar como o mindinho).
O que importa é que se divirtam e toquem blues à maneira Cool

SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...! Prontoatocarcustom
By link931

Para personalizar ainda mais podem pegar numa caneta permanente(das que se usa nos Cds) e escrever algo que queiram.
Só não aconselho tintas porque têm tendência a abafar o som e a ficarem com riscos

Boas Guitarradas!!!


---admin edit---
Este tópico está agora fixo! bom trabalho!
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...! Empty Re: SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...!

Mensagem por Kaz Ter Mar 01 2011, 09:37

ta porreiro! fixei-te o tópico
Kaz
Kaz
ADMINISTRADOR

Post Count : 1971
Idade : 45
Localização : Barcelos - Portugal
Guitarra : Epiphone SG Special
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 28/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...! Empty Re: SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...!

Mensagem por Ricardo Matias Ter Mar 01 2011, 09:49

Fixe!! Grande ideia!! Tenho é que procurar como tocar com slide, também há o truque da bela da garrada da mini a fazer de slide mas isso ainda e mais limitador
Ricardo Matias
Ricardo Matias
Guitar Hero

Post Count : 1520
Idade : 30
Localização : Alenquer
Guitarra : Fender Squier Telecaster & SX Standard Series (Tipo ST)
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 29/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...! Empty Re: SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...!

Mensagem por Slider56 Ter Mar 01 2011, 10:02

Boa malha,sim senhor!!!

Eu pessoasalmente,só uso slides de metal maciços (tonebars) para table-steel's,porque as cordas são de calibres assustadores (entre .015 e .018 para a 1ªcorda).Nas guitarras convencionais,uso desde há muito slides em porcelana polida da Jim Dunlop,mais precisamente os Mudslides.Recentemente,ofereceram-me um short slide assinatura Joe Perry de que gosto muito.

Já experimentei de tudo e a única concessão que faço por fora,seria slides de vidro muito grosso e denso,com peso adequado;as guitarras a usar com slide,é conveniente que tenham um pouco mais de altura de cordas na escala,para que os slides não encalhem nos trastres.Encordoamentos quanto maior o calibre,maior a distância à escala e melhor o som!!!!

Slide on!! Twisted Evil
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...! Empty Re: SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...!

Mensagem por sylvester Ter Mar 01 2011, 10:07

Bom tópico, com boas dicas para um home made slide.

@Slider56, esses slides de metal maciço são do género dos que o David Gilmour usa na lapsteel?
sylvester
sylvester
Guitarrista de garagem

Post Count : 404
Idade : 39
Localização : Tondela | Almada
Guitarra : [Alhambra 1P] [Squier Stratocaster Classic Vibe 50's]
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 26/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...! Empty Re: SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...!

Mensagem por Slider56 Ter Mar 01 2011, 12:01

sylvester escreveu:Bom tópico, com boas dicas para um home made slide.

@Slider56, esses slides de metal maciço são do género dos que o David Gilmour usa na lapsteel?

Exactamente!Podes tocar table-steel com outro tipo de slides,mas faz sempre falta um peso-pesado em cima daquelas cordas,e nunca um slide oco.
Tenho pelo menos umas 4 ou 5 tonebars todas diferentes e que provocam sonoridades diferentes também,mas o meu som ideal,seja neste tipo de guitarras,ou nas convencionais,é sempre denso e mellow...! Twisted Evil
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...! Empty Re: SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...!

Mensagem por sylvester Ter Mar 01 2011, 12:12

Slider56 escreveu:
Tenho pelo menos umas 4 ou 5 tonebars todas diferentes e que provocam sonoridades diferentes

Então, para além do material (cerâmico, metal ou vidro) e do facto de ser oco ou maciço, que mais pode influenciar o som de cada slider?
sylvester
sylvester
Guitarrista de garagem

Post Count : 404
Idade : 39
Localização : Tondela | Almada
Guitarra : [Alhambra 1P] [Squier Stratocaster Classic Vibe 50's]
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 26/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...! Empty Re: SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...!

Mensagem por allgood Ter Mar 01 2011, 12:33


Slider56 quando fazes uma demonstração para a gente ver e ouvir ?
allgood
allgood
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 203
Idade : 60
Guitarra : Vintage,Epi,Fender,Maya,J&D,Washburn,Echo,Hofner
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...! Empty Re: SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...!

Mensagem por Slider56 Ter Mar 01 2011, 14:47

Tá difícil;não tenho camera em condições,mas até gostava... Very Happy
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...! Empty Re: SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...!

Mensagem por gstring Ter Mar 01 2011, 15:04

Eu acho que se o Slider visse o que eu chamo de slide até lhe dava uma coisinha má! X|
gstring
gstring
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 136
Idade : 27
Localização : Almada
Guitarra : Fender Squier Affinity Series, Admira Virtuoso
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...! Empty Re: SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...!

Mensagem por Slider56 Ter Mar 01 2011, 15:13

Asseguro-te que ao fim destes anos todos,já nada me espanta.Desde o Johnny Winter a "slidar" com um canivete ou um pedaço de tubo de latão ou cobre,já nada me espanta.É certo que também os diversos materiais produzem sons diferentes,mas cada um com os seus gostos pessoais...
Quando comecei há muitos anos com o vício do slide,não foi em guitarras convencionais,mas sim por causa da table-steels de que sempre gostei.O meu pai tem alguns LP's em vinil de guitarristas americanos e hawaiianos que foram e são mestres neste tipo de instrumentos.Já nem vou para os mais virtuosos com instrumentos de sonho,e muito complexos de dominar,mas muito cedo comecei a pôr guitarras convencionais na horizontal e...nunca mais parei Very Happy

Atenção que eu não toco slide guitar a tempo inteiro,mas de vez em quando e quando necessário,tenho sempre um ou dois slides à mão/dedo de semear... Twisted Evil

Algumas referências a consultar: Bob Brozman,Ry Cooder,Jerry Byrd,Sol Hoopii,Paul Franklin,Micky Moody,Sony Landreth,Xavier Rudd,entre outros tantos...
fica aqui o Senhor responsável por eu gostar tanto deste tipo de guitarras: Jerry Byrd



Última edição por Slider56 em Ter Mar 01 2011, 15:31, editado 1 vez(es)
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...! Empty Re: SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...!

Mensagem por allgood Ter Mar 01 2011, 15:19

Slider56 escreveu:Tá difícil;não tenho camera em condições,mas até gostava... Very Happy

A imagem tb não é o mais importante, apesar de que gostava de ver. Gravas que a gente desculpa a qualidade Smile . Nunca percebi como as pedal steel guitar funcionam....e as lap só imagino. Nunca tive oportunidade de mexer numa sequer.


allgood
allgood
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 203
Idade : 60
Guitarra : Vintage,Epi,Fender,Maya,J&D,Washburn,Echo,Hofner
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...! Empty Re: SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...!

Mensagem por gstring Ter Mar 01 2011, 15:22

Eu tenho que arranjar um slide em condições, ou de vidro ou de cerâmica
gstring
gstring
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 136
Idade : 27
Localização : Almada
Guitarra : Fender Squier Affinity Series, Admira Virtuoso
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...! Empty Re: SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...!

Mensagem por Slider56 Ter Mar 01 2011, 15:58

allgood escreveu:
Slider56 escreveu:Tá difícil;não tenho camera em condições,mas até gostava... Very Happy

A imagem tb não é o mais importante, apesar de que gostava de ver. Gravas que a gente desculpa a qualidade Smile . Nunca percebi como as pedal steel guitar funcionam....e as lap só imagino. Nunca tive oportunidade de mexer numa sequer.



As pedal ou table-steels são um verdadeiro tratado de engenharia e mecânica!!!

As mais simples têm 3 pedais e dois knee-levers para um simples braço com 8 a 10 cordas.As mais complexas podem ter até 4 escalas independentes,até 10 pedais mais os knee-levers ,e custam uma nota muitíssimo negra!!!
A minha é uma Sho-Bud 8 ,de 8 cordas,3 pedais e dois knee levers e custou-me a módica quantia de 700€,e tive de a restaurar aos poucos;comprei-a a um utilizador do SteelGuitar Fórum há muito tempo,mas não é nada de especial apesar da marca.
Só por curiosidade,ficam aqui algumas fotos para teres uma ideia das meninas...

1-Uma Emmonds semelhante à minha:
SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...! Shobud

2-Eu à volta da minha '68er numa de slide:
SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...! Onslideguitar

3-Um verdadeiro must:
http://bb.steelguitarforum.com/userpix/6753_steel_009_2.jpg
http://www.claudelanglois.com/instruments/Wiesner.jpeg


isto são só exemplos diversos do mundo das steel guitars!
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...! Empty Re: SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...!

Mensagem por allgood Qua Mar 02 2011, 04:32


Pronto....já só falta o audio...... Wink
txs slider
allgood
allgood
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 203
Idade : 60
Guitarra : Vintage,Epi,Fender,Maya,J&D,Washburn,Echo,Hofner
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...! Empty Re: SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...!

Mensagem por jota jota Qua Mar 02 2011, 04:40

Mereces uma palheta! Fixe
jota jota
jota jota
Moderador

Post Count : 2192
Idade : 34
Localização : Beja
Guitarra : Yamaha Pacifica | Jackson DK2 Dinky | Admira Rosario
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 19/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...! Empty Re: SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...!

Mensagem por nanjos Qua Mar 02 2011, 05:16

Como não há nenhum emoticon com um slide tens que levar Palheta +1
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 49
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...! Empty Re: SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...!

Mensagem por Slider56 Qua Mar 02 2011, 05:17

jota jota escreveu:Mereces uma palheta! Fixe

Epá...pode ser antes uma thumbpick...? Twisted Evil
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...! Empty Re: SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...!

Mensagem por Oscarense Qua Mar 02 2011, 10:18

Grande topico, vai ajudar muita gente! Toma la Palheta +1
Oscarense
Oscarense
Guitarrista dedicado

Post Count : 578
Idade : 28
Localização : Amadora
Guitarra : Ashton AGC35
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 09/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...! Empty Re: SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...!

Mensagem por johnfrusciante Qua Mar 23 2011, 20:23

Espectáculo!

Assim que possivel vou fazer o meu slide. Depois mostro como ficou Cool
johnfrusciante
johnfrusciante

Post Count : 23
Idade : 37
Localização : Fafe
Guitarra : ESP Ltd KH-203
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 14/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...! Empty Re: SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...!

Mensagem por citrinus Seg Abr 04 2011, 13:51

eu fui ao meu vizinho q tem um armazem de aluminios e em 2 minutos me fez 3 slides á maneira Very Happy
citrinus
citrinus
Guitar GOD

Post Count : 3105
Idade : 29
Localização : Lisboa
Guitarra : epiphone gothic explorer; squier telecasterobey propaganda; squier strat
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 11/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...! Empty Re: SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...!

Mensagem por Ricardo Matias Seg Abr 04 2011, 14:27

Ehehe pena não me teres trazido um... Dava-lhe bom uso, ando-me a interessar por "slidar" Twisted Evil
Ricardo Matias
Ricardo Matias
Guitar Hero

Post Count : 1520
Idade : 30
Localização : Alenquer
Guitarra : Fender Squier Telecaster & SX Standard Series (Tipo ST)
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 29/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...! Empty Re: SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...!

Mensagem por citrinus Seg Abr 04 2011, 14:28

podes crer!! dava-te um na boa!! qd vieres cá eu dou-te!!


Última edição por citrinus em Seg Abr 04 2011, 14:31, editado 1 vez(es)
citrinus
citrinus
Guitar GOD

Post Count : 3105
Idade : 29
Localização : Lisboa
Guitarra : epiphone gothic explorer; squier telecasterobey propaganda; squier strat
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 11/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...! Empty Re: SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...!

Mensagem por Ricardo Matias Seg Abr 04 2011, 14:30

Ya se tiver que ir ainda é esta semana! Não me apetece muito mas o trabalho assim o pede.
Ricardo Matias
Ricardo Matias
Guitar Hero

Post Count : 1520
Idade : 30
Localização : Alenquer
Guitarra : Fender Squier Telecaster & SX Standard Series (Tipo ST)
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 29/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...! Empty Re: SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...!

Mensagem por nunixcip Ter Abr 12 2011, 17:16

Link93 tá muito fixe o tópico. Tambem fiz um slide. Aliás 2 porque o primeiro bocado de tubo que o meu pai me cortou tinha 10 cm só depois é que eu cortei em dois, um de 4 cm e outro de 6 cm de altura. Depois esfreguei com palha de aço e ficou a brilhar.
SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...! Dsc00988mp

E ficou um slide á maneira a custo zero. Um dia destes pode ser que corte o gargalo a uma mini para fazer um slide de vidro. Very Happy

Abraços Nunixcip
nunixcip
nunixcip
Guitarrista viciado

Post Count : 910
Idade : 28
Localização : vagos
Guitarra : ibanez grg270b, acustica: pablo romero
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 11/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...! Empty Re: SLIDE GUITARS - tudo a respeito deste mundo à parte...!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos