ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Corda da guitarra partiu-se

4 participantes

Ir para baixo

Corda da guitarra partiu-se  Empty Corda da guitarra partiu-se

Mensagem por nbaptista Qua Ago 14 2019, 13:12

Hoje ao pegar na minha Yamaha verifiquei que uma das cordas estava partida. Agora tenho que falar com a casa, mas gostava de saber como a guitarra está na garantia se me trocam a corda sem custos. A garantia abrange as cordas? Será que tenho que optar pelas cordas originais?
nbaptista
nbaptista
Aprendiz de guitarra

Post Count : 49
Idade : 61
Localização : Coimbra
Guitarra : YYamaha C 30 M
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 17/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Corda da guitarra partiu-se  Empty Re: Corda da guitarra partiu-se

Mensagem por guitargold Qui Ago 15 2019, 15:16

entao vamos lá a isto:)

As cordas são consumíveis, e como qualquer tipo de consumivel não estão na garantia, alias as cordas que vem com as guitrras por norma sao de uma qualidade super baixa, basicamente apenas as vendem com cordas porque sem as cordas seriam mais complicadas de vender/testar. pensa nas cordas como os tinteiros de uma impressora, ou o oleo de um carro, usas-te e chegou ao fim de vida delas e tem de ser trocadas.

se fosse algum problema com as madeiras, com afinadores, colagens do corpo ou electronica a garantia poderia cobrir algumas destas coisas, cordas partidas não cobre.

aproveita troca as cordas todas, manda fazer um setup " ou faz tu mesmo se conseguires " e mete a menina a cantar como deve ser, pois acredita com as cordas que ela trazia de origem certamente que nao tinhas o melhor som dela.
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Corda da guitarra partiu-se  Empty Re: Corda da guitarra partiu-se

Mensagem por Schmeichel Ter Ago 20 2019, 15:04

Numa guitarra clássica, então, as cordas fazem uma diferença ainda maior.

Compra umas boas cordas e vais ver que vale bem a pena. As minhas cordas de eleição em relação preço-qualidade são as D'Addario Pro Arte (por exemplo, gosto muito mais dessas do que das Savarez, que são mais caras). As Dragão não aconselho, mas usei quando comecei a tocar e não foi por aí que soei (muito) pior. Very Happy

Procura numa loja de música em Coimbra, mas a Fnac tem:
https://www.fnac.pt/Jogo-de-Cordas-de-Guitarra-Classica-EJ46-Instrumento-Musical-Instrumentos-Acessorios-Cordas/a1072166

Outra alternativa é comprares vários conjuntos (para teres portes grátis e porque vêm embalados de uma maneira para durar) online porque consegues melhores preços. Mas aconselho-te a experimentares de diferentes marcas / gamas antes de avançares para uma encomenda mais numerosa.

IMPORTANTE: compra cordas de nylon, não metas cordas de aço nessa guitarra (ou em qualquer guitarra clássica).
Schmeichel
Schmeichel
ADMINISTRADOR

Post Count : 3528
Idade : 52
Localização : Portugal
Guitarra : G&L; Vintage; Epiphone
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 13/07/2009

http://schmeichel72.hi5.com

Ir para o topo Ir para baixo

Corda da guitarra partiu-se  Empty Re: Corda da guitarra partiu-se

Mensagem por nbaptista Qua Ago 21 2019, 16:32

Comprei as EJ 45, que tal? Tensão normal, quais as vantagens das tensões fortes?
nbaptista
nbaptista
Aprendiz de guitarra

Post Count : 49
Idade : 61
Localização : Coimbra
Guitarra : YYamaha C 30 M
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 17/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Corda da guitarra partiu-se  Empty Re: Corda da guitarra partiu-se

Mensagem por Schmeichel Qua Ago 21 2019, 17:35

Boa!

Tensões mais fortes tendencialmente projectam mais som e são menos propensas a trastejamentos (por terem uma amplitude de vibração inferior devido à maior tensão a que as cordas estão sujeitas). Também são mais agressivas para com os dedos.

Já li que tensões mais fortes produzem um som menos rico em harmónicos, mas não sei se concordo (há muitos anos que uso cordas de tensão forte e a noção que tinha até era a oposta).

Acho que ficas bem com as cordas de tensão normal. Foi uma boa opção.
Schmeichel
Schmeichel
ADMINISTRADOR

Post Count : 3528
Idade : 52
Localização : Portugal
Guitarra : G&L; Vintage; Epiphone
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 13/07/2009

http://schmeichel72.hi5.com

Ir para o topo Ir para baixo

Corda da guitarra partiu-se  Empty Re: Corda da guitarra partiu-se

Mensagem por PedroGRock Sáb Ago 24 2019, 08:28

isso é como já disseram, as cordas sao consumiveis e tem um tempo de vida util, sao neu caso sao sensivelmente 4h de concerto. ou seja, cordas novas em 3 guitarras cada vez que vou tocar (fdx, eu tenho uma torneira na ponta de cada dedo, é fdd)

mas vai te habituando, que isso vais ter das trocar regularmente, porque elas começam a perder propriedadces ao fim de algum tempo (que pode ser mais ou menos tempo, depende do tempo que toques, da humidade no sitio onde tocas, se transpiras das maos, etc). começam a perder o timbre, deixam de aguentar a afinaçao e desafinam constantemente e como já compropvaste, podem partir pelas mais diversas razoes
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Corda da guitarra partiu-se  Empty Re: Corda da guitarra partiu-se

Mensagem por nbaptista Sex Ago 30 2019, 14:32

Por acaso tenho 2 guitarras, uma mais antiga que nunca me dêu problemas. Esta partiu-se a corda, mas pelos vistos isso acontece de vez em quando.
nbaptista
nbaptista
Aprendiz de guitarra

Post Count : 49
Idade : 61
Localização : Coimbra
Guitarra : YYamaha C 30 M
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 17/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Corda da guitarra partiu-se  Empty Re: Corda da guitarra partiu-se

Mensagem por Schmeichel Dom Set 01 2019, 03:28

Partir uma corda não é um problema, é uma coisa normal. A não ser que esteja a acontecer com cordas novas.

Aconteceu com uma guitarra acústica que tenho, em que colocava cordas novas mas ao afinar a 1ª corda - Mi agudo - partia sempre. E "por coincidência" no mesmo sítio: no buraco do tuner onde a corda entrava. Concluí que devia haver ali uma aresta afiada que ao afinar e colocar a corda em tensão acabava por a partir. Com uma lima fininha alisei aquilo e nunca mais parti uma corda.

Mas o normal é ir-se trocando as cordas quando há sinal de desgaste - o primeiro sinal é o som perder brilho, mas olhando para alguma oxidação das cordas também dá para perceber.
Schmeichel
Schmeichel
ADMINISTRADOR

Post Count : 3528
Idade : 52
Localização : Portugal
Guitarra : G&L; Vintage; Epiphone
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 13/07/2009

http://schmeichel72.hi5.com

Ir para o topo Ir para baixo

Corda da guitarra partiu-se  Empty Re: Corda da guitarra partiu-se

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos