Rusty Guitars! Ajuda!

Ir em baixo

Rusty Guitars! Ajuda!

Mensagem por Benreeps em Sab Jun 23 2018, 10:31

Boas Pessoal,

Estive uns 4 anos afastado das guitarradas. Embarassed E agora deu-me a pica para voltar a tocar. A situação é a seguinte, fui desenterrar o meu material de guitarra e digamos que não está tudo nas melhores condições. Tenho as guitarras quase todas com os parafusos todos enferrujados algumas inclusive com ferrugem nos pickups, a que me assusta mais é a minha Start, que tem dois dos parafusos que prendem o neck muito ferrugentos. Já andei a ler na net que se pode enfiar os parafusos todos em coca-cola, também já vi pessoal a fazer outras misturas para tirar a ferrugem dos pickups. scratch

Mas ando com medo de começar, por isso venho então pedir umas dicas ao pessoal mais experiente antes de começar a fazer dispara-tes. Já alguém teve numa situação parecida? como limparam a ferrugem? será preciso trocar parafusos por uns novos? ( Assim que conseguir vou por fotos das guitarras )

Uma outra pergunta que aproveito para meter é: e as partes que supostamente são para mexer, tipo tunners e assim, meteram WD-40 para cima?

Benreeps

Post Count : 11
Guitarra : Fender Strat CP 60s; Ibanez Rg 2550z; Vintage V100
Guitarrista : Indefinido

Re: Rusty Guitars! Ajuda!

Mensagem por Scorp em Dom Jun 24 2018, 14:47

Tudo o que é hardware podes tirar e colocar de molho com WD40 1 dia ou 2, mexes a mistura de vez em quando para ficar tudo bem "demolhado".
Passado esse tempo retiras, esfregas bem , com uma escova de dentes velha por exemplo, e limpa todo o excedente do WD40. Vais ver que ficam praticamente como novos!!!

Post Count : 3594
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead

Mensagem por Benreeps em Dom Jun 24 2018, 20:17

Obrigado pela dica. Estava a começar a pensar que este forum estava morto! e andava inclusive à procura de outros fóruns para onde esta malta pudesse ter fugido.

Vou ver se consigo fazer isso. Já estou a imaginar as dores de cabeça que vou ter para voltar a meter tudo no sítio. Shocked

Entretanto já limpei os frets à strat e meti-lhe umas cordas, depois de inspeccionar bem está não estava assim tãoooo má a nível de ferrugem, por isso decidi por esta a funcionar para ter algo onde ir tocando enquanto vou arranjando as outras. ( Não vou mentir, o ar meio enferrujado dos parafusos no pickgard, até lhe dão um toque "vintage" que não desgosto de todo hehehe)

Também notei que pelo menos uma está com problemas a nível de electrónica. É uma Ibanez AS 73, que pareçe ter o pick up da Bridge como se não tivesse output nenhum quando o switch está na sua posição, mas se eu "empurrar" o switch um pouco mais na direcção correta, ele funciona normalmente (só enquanto tou a segurar o switch). É como se o switch não chegasse a 100% à posição bridge. Mas não faço a menor ideia de como resolver o problema. Switch novo talvez? ou poderá ser uma questão de alguma soldadura que está meio solta ou assim?
Benreeps

Mensagem por Scorp em Seg Jun 25 2018, 14:33

Experimenta primeiro retirar esse switch, limpa-o bem e volta a soldar, revê tb as soldas que vão dos pickups e dos pots para o switch. Por vezes é o suficiente. Caso continue a dar problemas e depois de teres a certeza que o problema está mesmo no switch então o melhor será substituir.

Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass

Mensagem por Benreeps em Qui Jun 28 2018, 13:09

Estive a ver uns videos de pessoal a mexer na eletronica desta guitarra em especifico. E pelos vistos estou tramado. É que a uma Lespaul tem o compartimento específico para abrir na parte de trás e chegar ao switch, mas esta ibanez é uma história diferente tem que se puxar a eletronica pelos F-holes e voltar a encaixa-la pelos mesmo.

Mesmo assim vou tentar puxar o Switch para fora este FDS. E desfazer e re-fazer as soldaduras para ver se o problema despareçe. Só espero que seja ai o problema e não nós humbuckers.
Benreeps

Mensagem por Slider56 em Ter Jul 03 2018, 16:16

Atenção...não metas os potenciómetros no WD40! Usa um spray limpa contactos de electrónica ou na pior das hipóteses compras novos (CTS chega e sobra,mas se conseguires pots da DiMarzio tanto melhor! Wink

Is baile ina bhfuil an croí...
Gura slán an scérlai
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11214
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo

Mensagem por Benreeps em Sab Jul 07 2018, 11:02

Muito Obrigado Pela dica Slider! Até agora ainda não tive tempo para avançar com nada nisto, mas quando recomeçar, vou ver se arranjo esse spay. Very Happy
Benreeps

Mensagem por Scorp em Dom Jul 08 2018, 14:19

Nos metais que continuem com alguma ferrugem após a sauna no WD40 podes limpar com Duraglit, é excelente para limpar metais manchados e com alguma oxidação.

Facilmente encontras nas drogarias.

Mensagem por Velut Umbra em Ter Jul 17 2018, 07:58

Cuidado com o duraglit nos cromados...
Velut Umbra
Guitar Hero

Post Count : 1281
Guitarra : Maison Flying V FV500, Harley Benton DIY Flying V, Squier Hello Kitty Stratocaster, Ibanez RX170d
Guitarrista : Ritmo

Mensagem por Scorp em Sab Jul 21 2018, 13:58

Uso regularmente duraglit nos cromados e nunca tive qq problema...

Qual é o motivo Velut?

Mensagem por guitargold em Sab Jul 21 2018, 19:01

Tive um problema identico com uma epiphone g400 xtreme que comprei, sinceramente não acho que esse seja o caminho certo, a ferrugem ira voltar mais tarde ou mais cedo exactamente nos mesmos pontos onde já se picou, eu troquei TODOS os parafusos da guitarra, entrada de jack que tambem estava oxidada, ficou muito melhor e tão rapidamente não me volto a preocupar com esse problema.
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5245
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead

Mensagem por Benreeps em Seg Jul 23 2018, 17:49

Entao mais vale deixar a ferrugem?
Benreeps

Mensagem por PedroGRock em Ter Jul 24 2018, 11:22

Com 50€ refazes a electeonica da guitarra. Switch, pots, condensadores e jack tudo novo. Parafusos, trocas todos também. Principalmente os que seguram os pickups ao pick guard.

Limpa bem a ponte e ve se a pestana tem sugidades nas ranhuras das cordas, assim resolves alguns problemas relacionados com afinaçao.

Compra lã de aço 0000 e fita de pintor. Isolas a guitarra bem isolada, principalmente pickups e deixas só os trastes descobertos. Depois passa a lã de aço nos trastes para os limpar. Se forem escalas em rosewood, oleo de limao em cima com um papel e depois retiras o excesso, escalas em maple, um pano humido qb e consegues limpar toda a sugidade da escala.

Com isto ficas com uma guitarra como se tivesse saido de fábrica. Eu faço este tratamento as minhas de 6 em 6 meses, mas para já basta fazeres uma vez por ano
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 904
Guitarra : afinada

Mensagem por Velut Umbra em Sab Ago 04 2018, 05:10

Scorp, alguns cromados (de material low budget) não estão bem ligados ao metal e é o mesmo que passar lixa.
Já estraguei um tremolo de uma vester assim.
Velut Umbra
Guitar Hero

Post Count : 1281
Guitarra : Maison Flying V FV500, Harley Benton DIY Flying V, Squier Hello Kitty Stratocaster, Ibanez RX170d
Guitarrista : Ritmo

Mensagem por Scorp em Qui Ago 09 2018, 14:27

ok, por acaso nunca tive qq problemas, mesmo com material de qualidade mais duvidosa.

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: