ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quais os materiais e softwares necessários!

4 participantes

Ir para baixo

Quais os materiais e softwares necessários! Empty Quais os materiais e softwares necessários!

Mensagem por maseumaseu Seg maio 28 2018, 13:21

Viva amigos!
Não encontro nenhum tópico sobre as minhas dúvidas, por isso aqui vai!
Tentei fazer uns vídeos para o YouTube, mas a coisa correu mal ...
Coloquei um micro no amplificador e foi horrível.
Pergunto:

1. Qual o melhor e mais barato microfone que conhecem que posso usar para captar o som de uma guitarra clássica?
2. Esse som, pode ir directamente para o PC, ou tem de passar no amplificador?
3. Qual o software que usam para captura de som?

Quanto mais barato melhor, porque ... já sabem, não é?

Um abraço!
maseumaseu
maseumaseu
Guitarrista de garagem

Post Count : 280
Idade : 58
Localização : Lisboa
Guitarra : Epiphone ES335, Jackson Spectra Bass JS3, Fender CD60CE, APC GA100CW, SonoraSGN450
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 13/01/2014

https://www.youtube.com/@maseumaseu

Ir para o topo Ir para baixo

Quais os materiais e softwares necessários! Empty Re: Quais os materiais e softwares necessários!

Mensagem por PedroGRock Seg maio 28 2018, 14:48

Pau para toda a obra é o classico da shure sm57

Mas agora poem se uma questao importante, tas a usar alguma interface? Ou tas a ligar directo ao pc ?
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Quais os materiais e softwares necessários! Empty Re: Quais os materiais e softwares necessários!

Mensagem por maseumaseu Seg maio 28 2018, 16:30

Liguei através de um micro de guitarra ao amplificador, depois coloquei um micro (muito fraco) do amplificador ao pc.
maseumaseu
maseumaseu
Guitarrista de garagem

Post Count : 280
Idade : 58
Localização : Lisboa
Guitarra : Epiphone ES335, Jackson Spectra Bass JS3, Fender CD60CE, APC GA100CW, SonoraSGN450
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 13/01/2014

https://www.youtube.com/@maseumaseu

Ir para o topo Ir para baixo

Quais os materiais e softwares necessários! Empty Re: Quais os materiais e softwares necessários!

Mensagem por PedroGRock Seg maio 28 2018, 17:30

Aquilo que estava a perguntar era como estás a ligar o micro ao pc. Eu durante muito tempo gravei com um micro relativamente fraco, mas obtia resultados minimamente aceitaveis. Mas utilizo um interface. Cono tas a ligar o micro ao pc?
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Quais os materiais e softwares necessários! Empty Re: Quais os materiais e softwares necessários!

Mensagem por maseumaseu Ter maio 29 2018, 11:27

É através da entrada fémea do pc (Há uma entrada para os fones e outro para o micro). O micro é aquele que se usava antigamente para se falar pelo Mirc. Desculpa a minha ignorância, Pedro!
maseumaseu
maseumaseu
Guitarrista de garagem

Post Count : 280
Idade : 58
Localização : Lisboa
Guitarra : Epiphone ES335, Jackson Spectra Bass JS3, Fender CD60CE, APC GA100CW, SonoraSGN450
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 13/01/2014

https://www.youtube.com/@maseumaseu

Ir para o topo Ir para baixo

Quais os materiais e softwares necessários! Empty Re: Quais os materiais e softwares necessários!

Mensagem por Slider56 Ter maio 29 2018, 16:10

Dava jeito comprares um interface USB com entradas de micro e linha.Não custam muito caro e poupam imensas chatices e dores de cabeça!

Deixo-te aqui duas sugestões:


http://www.musifex.pt/behringer-ucg102-guitar-link

http://www.musifex.pt/m-audio-m-track-2x2

Há muito mais,mas os preços daqui para a frente sobem rápidamente! A minha primeira sugestão é o chamado pau-para-toda-a-obra e à falta de melhor desenrasca.O segundo,não sendo nada de especial,traz algumas vantagens com adicção de software extra e já ouvi um a funcionar num laptop modesto e gostei do que ouvi.

A escolha é tua...! Neutral
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Quais os materiais e softwares necessários! Empty Re: Quais os materiais e softwares necessários!

Mensagem por PedroGRock Qua maio 30 2018, 00:43

Pronto, era ai que eu queria chegar. O ideal será adquirires uma interface usb. Se nao tiverea dinheuro para gastar a behringer é uma opçao razoavel. Se puderes gastar mais qualquer coisa, eu aconselho as presonus usb. Estao a cerca de 90€ na thomann e sao superiores as m audio
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Quais os materiais e softwares necessários! Empty Re: Quais os materiais e softwares necessários!

Mensagem por PedroGRock Qua maio 30 2018, 02:39

Em realaçao a softwares. Aponto ja uma desvantagem ao pro tools q vem com a m audio. Apesar do pro tools ser dos daw mais utilizados e para mim o melhir, o que vem com a m audio, so funciona mesmo com essas m audio. Se um dia trocas de placa, deixas de cinseguir usar o pro tools. Eu no teu caso ia para a pre sonus, sao superiores as m audio e tambem trazem um sofware, o studio one e funciona com qualquer placa
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Quais os materiais e softwares necessários! Empty Re: Quais os materiais e softwares necessários!

Mensagem por maseumaseu Qua maio 30 2018, 09:13

Obrigado Slider e Pedro!
Conclusão: Guitarra vai ao interface e este liga ao PC, certo?
Finalmente começo a entender ...
Mais uma vez obrigado, amigos!
maseumaseu
maseumaseu
Guitarrista de garagem

Post Count : 280
Idade : 58
Localização : Lisboa
Guitarra : Epiphone ES335, Jackson Spectra Bass JS3, Fender CD60CE, APC GA100CW, SonoraSGN450
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 13/01/2014

https://www.youtube.com/@maseumaseu

Ir para o topo Ir para baixo

Quais os materiais e softwares necessários! Empty Re: Quais os materiais e softwares necessários!

Mensagem por guitargold Qua maio 30 2018, 10:20

No geral o Slider e o Pedro já disseram tudo no entanto vai aqui mais uma opinião .

Se é só para isso aconselho isto http://www.musifex.pt/behringer-umc22 é barato e tem um pré da MIDAS com uma qualidade exlente para o preço eu tenho a versão maior o umc1820 e não o troco por nada, compra um sm57 e ficas com uma qualidade bastante aceitável a um preço super baixo, software para edição o bom e velho reaper que para alem de ser gratuito,funcionar em tudo o que seja pc, é leve, aceita plugins e midi ainda tens milhares de tutoriais na net sobre ele Wink
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Quais os materiais e softwares necessários! Empty Re: Quais os materiais e softwares necessários!

Mensagem por maseumaseu Qua maio 30 2018, 13:10

Obrigado amigo guitargold! Todas as boas ideias são bem vindas! Lentamente começo a entender o funcionamento disto! Cumps!
maseumaseu
maseumaseu
Guitarrista de garagem

Post Count : 280
Idade : 58
Localização : Lisboa
Guitarra : Epiphone ES335, Jackson Spectra Bass JS3, Fender CD60CE, APC GA100CW, SonoraSGN450
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 13/01/2014

https://www.youtube.com/@maseumaseu

Ir para o topo Ir para baixo

Quais os materiais e softwares necessários! Empty Re: Quais os materiais e softwares necessários!

Mensagem por guitargold Qua maio 30 2018, 13:33

Qualquer duvida é só dizeres é para isso que o pessoal aqui está
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Quais os materiais e softwares necessários! Empty Re: Quais os materiais e softwares necessários!

Mensagem por maseumaseu Sex Jun 01 2018, 09:27

Viva amigos!
Quero agradecer a vossa ajuda (Slider, Pedro e GuitarGold) neste passo que dei nos mundos dos interfaces e pequenos estúdios.
Hoje fui ao Musifex, uma vez que os exemplos que me deram eram todos desta loja, e posso dizer que foi um atendimento 5*. O pessoal é muito simpático, simples e sabem do que falam. Mais, não andam para ali a tentar enganar qualquer tenrrinho, como eu, que não percebe nada daquilo. Adorei! Acabei por comprar o U-Phoria UMC22, que deve servir para aquilo que quero, e fui tratado como se tivesse comprado o topo de gama de um Marschall ou Peavey. Fantástica loja! Agora amigos, vou-me retirar e fazer justificar a despesa nesta nova máquina! AHAHAH BONS RIFS!!!!Quais os materiais e softwares necessários! P1160710
maseumaseu
maseumaseu
Guitarrista de garagem

Post Count : 280
Idade : 58
Localização : Lisboa
Guitarra : Epiphone ES335, Jackson Spectra Bass JS3, Fender CD60CE, APC GA100CW, SonoraSGN450
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 13/01/2014

https://www.youtube.com/@maseumaseu

Ir para o topo Ir para baixo

Quais os materiais e softwares necessários! Empty Re: Quais os materiais e softwares necessários!

Mensagem por guitargold Sex Jun 01 2018, 09:36

Já lá comprei dois amps, um Marshall MG que agora está com o meu baixista e o peavey VK, o meu VK pertenceu a uma serie que vinha com uma placa manhosa e teve de ser substituída, foram 5 estrelas, desde ai nunca mais deu um unico problema por mais pequeno que fosse, já lá vão 12 anos.

Acho que fizeste a compra certa, relação qualidade preço é otima, não te vai arrepender Wink
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Quais os materiais e softwares necessários! Empty Re: Quais os materiais e softwares necessários!

Mensagem por Slider56 Sex Jun 01 2018, 13:31

Vou aproveitar o balanço deste tópico e acrescentar isto:

Muito em breve vou adquirir um novo interface audio;as escolhas serão entre o M-Audio M-Tracks 2X2M ou o  Focusrite 2i4.

http://m-audio.com/kb/article/2272

https://global.focusrite.com/usb-audio-interfaces/scarlett-2i4

Vou ter de escolher entre estes dois por uma simples razão: para além da excelente qualidade dos preamps e demais specs,ambos trazer portas MIDI em formato Din o que para mim vai ser uma mais-valia (tenho um teclado controlador antigo,Primax Midistorm M-4900 de 61 teclas,e aquilo só tem portas do tipo joystick DB15,pré-USB).Nos próximos dias vou comprar dois cabos antigos que me irão permitir ligar o Primax ao interface.

https://www.biocomp.net/o72270.htm

Também tenho aqui um M-Audio Keyrigg 49 ,mas este já tem porta usb (liga directamente ao portátil!). Wink

Os preços andam quase ela por ela,e apesar do Focusrite ser superior ao M-Audio,tenho de pesar cuidadosamente os prós e os contras acerca do software incluído ou bundle de um e de outro.

De resto já tenho uma colecção relativamente considerável de instrumentos virtuais em formato Standalone...   Fixe

Os meus DAW's actuais são o ProTools e o Reaper! Twisted Evil
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Quais os materiais e softwares necessários! Empty Re: Quais os materiais e softwares necessários!

Mensagem por guitargold Sex Jun 01 2018, 18:07

Boa sorte na escolha que vai ser tramada lol

Eu tenho sorte a minha umc1820 tem a ligação Din, embora possa ligar por usb o meu umx61 tambem da behringer perfiro ligar ao interface, menos cabos espalhados menos uma porta usb ocupada e é só felicidades, é por estas e por outras que eu estou super feliz com a minha placa e não a troco, só tenho pena de não conseguir encontrar um pre de 8 vias baratuxo com ADAT para a converter em 16 vias, assim deixava a bateria sempre 100% micada, mas prontos vou ter de me safar assim
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Quais os materiais e softwares necessários! Empty Re: Quais os materiais e softwares necessários!

Mensagem por Slider56 Dom Jun 03 2018, 16:59

Em tempos esteve cá por casa um belíssimo interface firewire de 8in/8 out da MOTU que me deu imenso jeito,muito especialmente num velho Mac que entretanto vendi.Aquilo fosse com o Logic Pro ou o ProTools,era um verdadeiro estudio virtual.

Como já encostei à box definitivamente (reformado!),deixei de ter necessidades tão avançadas,e mais a mais tive de devolver o interface ao dono,um amigo de longa data que ainda anda na estrada.

Nos dias que correm,contento-me com estes dois controladores de teclas (Primax e M-Audio) e mais dois synths já com alguns anos mas com uma considerável panóplia de sons.A juntar às guitarras,efeitos e mais alguns extras (Boss BR80),ando a tratar de tirar da gaveta alguns projectos pessoais que ficaram em stand-by,a maioria New Age e Prog. Não preciso de muita tralha; só o estado de espírito certo,tempo e sossego! O resto acontece naturalmente... Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Quais os materiais e softwares necessários! Empty Re: Quais os materiais e softwares necessários!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos