Alguém me pode dar uma ajuda?

Ir em baixo

Alguém me pode dar uma ajuda?

Mensagem por Acarvalho em Sex Jan 26 2018, 19:40

Olá boa noite,
Peço desculpa mas sou nova no fórum e não sei bem se este é o melhor local para fazee este post. Caso não seja desde já as minhas desculpas.
Tenho uma filha com 15 anos que me pediu para ir aprender a tocar guitarra. Estive a informar-me de locais e encontrei uma escola na minha área de residência. Consegui falar com o professor de guitarra que me perguntou se já tinha-mos alguma guitarra ao qual lhe disse que ainda não e que gostaria muito inclusive de uma ajuda nesse campo pois não tenho ideia que guitarra comprar. O senhor falou-me na Alhambra 1c. Falou também na marca yamaha ou António Carvalho (apc será isso?)....mas não me falou em referências mais concretas.Só me disse que há umas equivalentes à Alhambra dessas outras duas marcas que também são muito boas e rondam os mesmos preços dessa 1c.
Será que me podem dar uma ajuda? Sabem qual será a melhor guitarra para a miuda começar? Essa alhambra 1c será realmente a melhor? Tem noção quais serão essas equivalentes que ele fala?( referências delas)
Muito obrigada Smile
Acarvalho

Post Count : 3
Guitarra : Non
Guitarrista : Indefinido

Re: Alguém me pode dar uma ajuda?

Mensagem por Slider56 em Dom Jan 28 2018, 14:50

Depende do orçamento previsto.Como tudo na vida,o barato sai sempre caro,mas neste caso em que a aprendizagem ainda não começou,não faz sentido investir num instrumento caro,porque se não houver continuidade e interesse,depressa fica uma guitarra encostada a um canto.

Tanto a Alhambra como a Yamaha são marcas de referência com provas dadas da qualidade e fiabilidade dos seus produtos.A ter em atenção que os modelos de entrada de gama (os mais baratos...) não costumam ter muita qualidade apesar dos preços baixos/aliciantes.No meu entender,acho que um instrumento de gama média seria bem mais adequado por dois motivos:

1º - A gama média já tem uma qualidade de construção mais cuidada,e oferece mais garantias de bom desempenho no médio/longo prazo.

2º - Se a vontade/determinação em aprender/evoluir na guitarra forem pertinentes/sérias e não um desejo de momento que acaba por passar com o tempo,então vale a pena investir num instrumento de boa qualidade,porque os mais baratos com a proverbial falta de qualidade acabam por desmotivar quem está a aprender pela primeira vez.

Não ando muito dentro dos preços actuais,mas deixo aqui duas referências em termos de lojas onde se podem adquirir guitarras com um mínimo de qualidade:

Lismúsica,na Rua José Falcão à Praça do Chile em Lisboa,e a Musifex na Póvoa de Santo Adrião muito perto do Pingo Doce.

Ambas as lojas poderão eventualmente ter o que procura.

Quanto à APC por motivos particulares,não recomendo nem me pronuncio.

Is baile ina bhfuil an croí...
Gura slán an scérlai
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11192
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo

Mensagem por Acarvalho em Dom Jan 28 2018, 15:34

Obrigada Slider Wink

Pois ele (professor) falou na alhambra 1C. Estive a ver na net e já vi que rondam os 200 e tal euros. Ele também falou que abaixo desses preços também não deveriam ser grande coisa Smile
Acarvalho

Mensagem por guitargold em Dom Jan 28 2018, 20:35

Concordo plenamente com o slider, tanto a yamaha como a alhambra são boas escolhas, no mínimo para começar uma yamaha c40 e isto entrando mesmo por baixo não querendo gastar muito dinheiro e sem comprometer o inicio do estudo do instrumento mas curto prazo se a sua filha gostar ira ter de ser substituida por outra .

Quanto á APC sou da mesmo opinião do slider, mas eu até explico sem problemas o motivo de não recomendar a ninguém essa marca, tenho 3 instrumentos deles " viola de cordas de aço, guitarra portugeusa e ukulele bartino " e dois deles tem os mesmos problemas, com o tempo as madeiras tem secado, ou seja utilizaram madeiras" verdes " para a confecção dos instrumentos e estão a abrir rachas e os trastes já cresceram um pouco, atenção que são instrumentos bem cuidados e com cerca de 6/7 anos de forma alguma era para acontecer tal coisa até porque tenho mais guitarras mais velhas até e que estão perfeitas.

Quando tive a loja apareceu-me um senhor dos seus 70 e poucos anos com uma APC para trocar as cordas onde o nut tinha pelo menos, menos meio centímetro do que devia, ou seja ficava com as cordas juntas de mais e o instrumento estava terrível, o cliente garantiu-me que o instrumento veio assim de fabrica então dada a minha experiência com a marca não recomendo.

off: Para acabar a electrónica é a chinessise mais rasca que conseguiram encontrar na china, enfim eu devia ter ido para a Cort.
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5168
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead

Mensagem por Schmeichel em Seg Jan 29 2018, 04:07

O Slider e o Guitargold já disseram o essencial e subscrevo tudo o que eles disseram.

No que diz respeito à Alhambra, é A marca internacional de referência em guitarras clássicas (nem sei se fabricam guitarras de outro tipo). Tenho uma que é excelente, mas não serve de comparação porque pertence a uma gama totalmente diferente (em qualidade e naturalmente em €€€).
Por pouco mais dinheiro em relação à 1C encontra no OLX guitarras de gama mais alta (nomeadamente 3C) por um valor marginalmente superior. Valeria a pena mas convém garantir que faz o negócio em mão e examinar cuidadosamente a guitarra tendo atenção ao estado das madeiras, do cavalete e das pestanas, dos trastos e analisar possíveis empenos do braço (que levem a trastejamento). Mesmo ao comprar uma nova deverá ter atenção a esses detalhes.

Yamaha é uma marca com menos tradição em guitarras clássicas em relação a outros instrumentos, mas regra geral a qualidade não decepciona face ao preço pago (value for money). Só toquei um par de vezes com uma clássica da Yamaha (que era de um colega meu do conservatório, já lá vão uns 30 anos), que também era uma guitarra de estudo e de uma gama de entrada, e lembro-me que fiquei bastante bem impressionado com a guitarra: era super-confortável e tinha bom som. Mas isso já foi há imenso tempo, como disse.

O melhor seria falar com o professor para ele lhe explicar os principais detalhes a ter em atenção (há verificações importantes e simples de se fazer) e visitar as lojas que o Slider indicou para escolher a guitarra que melhor se enquadre no orçamento e qualidade que procuram. Atenção que nestas gamas baixas nem sempre a qualidade é uniforme, por isso se puderem ver mais de um exemplar do mesmo modelo seria o ideal.

Schmeichel
ADMINISTRADOR

Post Count : 3412
Guitarra : G&L; Vintage; Epiphone
Guitarrista : Lead

http://schmeichel72.hi5.com

Mensagem por guitargold em Seg Jan 29 2018, 04:11

O melhor seria falar com o professor para ele lhe explicar os principais detalhes a ter em atenção (há verificações importantes e simples de se fazer) e visitar as lojas que o Slider indicou para escolher a guitarra que melhor se enquadre no orçamento e qualidade que procuram. Atenção que nestas gamas baixas nem sempre a qualidade é uniforme, por isso se puderem ver mais de um exemplar do mesmo modelo seria o ideal.

De facto algo extremamente importante, cuidado com o " Á esta guitarra é de exposição, vou ao armazém buscar uma nova fechada na caixa" se isso acontecer peça para abrir a caixa e examine bem essa guitarra novamente, especialmente se for APC
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5168
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead

Mensagem por Acarvalho em Seg Jan 29 2018, 04:52

Obrigada a todos pelas dicas. Eu sou uma “bazaroca” no assunto Smile
Assim já fico com uma ideia. Depois do que li já percebi que a apc não será a melhor escolha. não quero que a miuda tenha uma guitarra que daqui a meia dúzia de meses comece a dar de si. Prefiro dar um pouco mais (€) e que ela tenha uma coisa melhor do que poupar uns trocos e ela ficar mal servida mas também não me quero esticar muito pois os miudos nesta idade hoje gostam de uma coisa e amanhã já não gostam (a adolescência é tramada) Very Happy
Esta semana já vou dar um saltinho ás lojas que aconselharam e tratar do assunto a ver se a miuda começa aa aulingas este mês que vem Wink
Mais uma vez obrigada
Acarvalho

Mensagem por Slider56 em Seg Jan 29 2018, 05:33

Disponha sempre,Anabela.Estamos aqui por carolice e para ajudar! Fixe

Is baile ina bhfuil an croí...
Gura slán an scérlai
Slider56
ADMINISTRADOR