ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedals Analógicos e suas vantagens!

+6
Velut Umbra
bytewax
kouros
CrazyVai
Slider56
RenatoGeorge
10 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Pedals Analógicos e suas vantagens! - Página 2 Empty Re: Pedals Analógicos e suas vantagens!

Mensagem por kouros Qua Fev 17 2016, 08:05

Com o volume nos concertos e o tipo de som à Metallica (mais EMG's), difícil seria notar-se alguma diferença.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pedals Analógicos e suas vantagens! - Página 2 Empty Re: Pedals Analógicos e suas vantagens!

Mensagem por mpexus Qua Fev 17 2016, 08:06

E quando era analógico notavas alguma diferença? Ou melhor notas alguma diferença em qq concerto? ora nem mais Very Happy
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Pedals Analógicos e suas vantagens! - Página 2 Empty Re: Pedals Analógicos e suas vantagens!

Mensagem por kouros Qua Fev 17 2016, 08:08

Foi o que eu disse.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pedals Analógicos e suas vantagens! - Página 2 Empty Re: Pedals Analógicos e suas vantagens!

Mensagem por PedroGRock Qua Fev 17 2016, 08:23

E como os Metallica existem muitas outras mandas do panorama mundial. Tanto Fractal como Kemper, já há muita gente a usar disto por esse mundo fora.

Numa escala muito mais pequena, vamos restringir a coisa a portugal, e vou por na mesa 2 nomes.
André Antunes
João Barbosa (Anselmo Ralph)

Estes 2 senhores da guitarra ao vivo usam ambos Fractal e têm os dois um som do \"trabalho\"!

Basicamente são só vantagens.
O som é sempre o mesmo, não factor nenhum que influencie o som. Há muita alminha que não sabe isso, mas o simples facto de estar sol ou fazer chuva, já vai alterar o som. Fora outros factores como o palco, se é na rua ou dentro de casa.
Com este tipo de equipamentos, o som que te chega aos Inears, vai ser sempre igual.

Montar equipamentos: em vez de demorares 30 min ou 1h a montar um amplificador, deixar as valvulas aquecer, passar não sei quantos cabos até a pedalboard, micar as cabs.

Válvulas, outra dor de cabeça (e fonte de despesa). É preciso estar regularmente a fazer consultas de rotina ao amp para ver se está tudo em ordem, principalmente aquela malta que faz muita estrada e tem 300 concertos por ano.

E no fim, mas o mais importante para todos, poupar dinheiro.
Se não estou em erro, AXE FX 2, mais o controlador, fica na casa dos 2000/2500€.

Imaginemos um gajo que use MesaBoggie.
Uma cabeça Triple Rec custa 2500€. Depois há que comprar também alguns efeitos. Imaginemos, um delay Eventide, podemos também ir buscar as modulações da Eventide e depois mais um Wah.
Nos Eventide, gastamos a volta de 1000€, mais o wah, 200€

Estamos a falar de cerca de 3700€, só em equipamentos. Fora todos os cabos e umas 2 revisões anuais ao material para nunca ficar apeado.

E estou a falar de uma coisa simples. Posso falar noutro nome bem conhecido do panorama musical portugues. Arrisco dizer que este homem tem uns bons 10000€ (a ser meiguinho) de material. Apenas falando em efeitos e amplificação. Porque sendo ele coleccionador de guitarras, e contando com isso, o numero sobe bastante.

Para um simples musico amador, como eu, fico bastante contente com o meu rig 100% analógico, mas agora se levasse isto a nivel profissional e dependesse disso para pagar as minhas contas, sem duvida alguma que optava optava por uma Fractal, power amp e uma 4x12 em stereo (e aqui a coluna ia ser só para me ouvir em palco)
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Pedals Analógicos e suas vantagens! - Página 2 Empty Re: Pedals Analógicos e suas vantagens!

Mensagem por PedroGRock Qua Fev 17 2016, 08:25

aos que tem facebook, vejam este video e digam me se notam alguma diferença no som.

https://www.facebook.com/jcmbarbosa/videos/vb.1479877520/10204969140696467/?type=3&theater

Mr. João Barbosa

Nem se trata dos pick ups nem nada disso, simplesmente a qualidade de uma Fractal está lá.

Tanto faz ser uns EMG como serem uns stock de uma squier bullet.
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Pedals Analógicos e suas vantagens! - Página 2 Empty Re: Pedals Analógicos e suas vantagens!

Mensagem por kouros Qua Fev 17 2016, 08:45

Claro que faz diferença. Com EMG as guitarras soam todas ao mesmo.

Mesmo sem falar de EMG, naturalmente os pickups fazem diferença pois são eles que fecham o circuito do amp.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pedals Analógicos e suas vantagens! - Página 2 Empty Re: Pedals Analógicos e suas vantagens!

Mensagem por PedroGRock Qua Fev 17 2016, 08:53

sim os pick ups fazem diferença, claro que fazem.
Agora a questão das guitarras soarem todas aos mesmo com EMG's já não sou dessa opinião.
Até porque conheço gente que usa EMG's, mas usa os da maneira correcta, não poem o gain no prego e afins. é preciso saber configurar as coisas.
E infelizmente há muito boa gente, que não o sabe fazer
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Pedals Analógicos e suas vantagens! - Página 2 Empty Re: Pedals Analógicos e suas vantagens!

Mensagem por kouros Qua Fev 17 2016, 08:57

EMG em Metallica, Slayer e afins... tudo a mesma coisa, trocam de guitarra em palco só pela estética mesmo.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pedals Analógicos e suas vantagens! - Página 2 Empty Re: Pedals Analógicos e suas vantagens!

Mensagem por mpexus Qua Fev 17 2016, 09:05

Neste momento tenho um Duncan Distortion na Schecter mas quando la tive os 81/60 notava bem a diferença do som do 81 em na Schecter para o som do 81 na Ibanez. Os EMG nivelam mais o som da guitarra mas não ficam todos iguais.

Agora o giro é que se nota mais a diferença entre Pickups quando se esta a tocar do que depois a ouvir a Track.. então em Mix não notas nada do que é o que... pode ser um PUP de 30€ ou um de 200€ (coff... barenuckles coff...)

ps: nunca tive um BK e só estou a "irritar" a malta dos Pups de Boutique (ai que chique) Very Happy
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Pedals Analógicos e suas vantagens! - Página 2 Empty Re: Pedals Analógicos e suas vantagens!

Mensagem por kouros Qua Fev 17 2016, 09:12

Quando tocas em casa é natural que todas as guitarras façam diferença. A não ser que toques com headphones bem isolados, uma parte considerável do som que estarás a ouvir é o som acustico da guitarra.

Por isso é que depois de se gravar soa sempre diferente.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pedals Analógicos e suas vantagens! - Página 2 Empty Re: Pedals Analógicos e suas vantagens!

Mensagem por mpexus Qua Fev 17 2016, 09:22

Eu do que noto a diferença está na vibração do corpo que sinto por estar encostada ao meu corpo, mais propriamente a minha barriga/torax pois toco sentado e acho que já nem consigo tocar de pé Very Happy

Ao vivo quem está do lado de lá a assistir não nota o que é o quê, mesmo quando eles fazem sounchecks e ouves os Techs (ou mesmo os músicos) a tocar em varias guitarras soam todas ao mesmo.
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Pedals Analógicos e suas vantagens! - Página 2 Empty Re: Pedals Analógicos e suas vantagens!

Mensagem por edybar Qua Fev 17 2016, 12:09

Bem, e um ajuste aos ouvidos? Smile Uma Gretch soa a Gibson que soa a Fender em concerto, e porque o volume está muito alto? Só se consegue com muito trabalho!!! E não estou a ver o interesse. Temos grandes exemplos de guitarristas que, em palco, usam uns 2 amps e uns 2 efeitos (Clapton), poucos amps e 50 000 efeitos (Edge) ou poucos efeitos e 10 amps (Knopfler). Ora, se tudo soasse ao mesmo...


No meu caso, eu gosto de sons mais vintages. Gosto de Fuzz Faces, Big Muffs... Não gosto tanto das distorções modernas. Prefiro-os porque têm vida, parecem animais por domesticar. Imagino que sim, que um Axe Fx possa simular com alguma qualidade estas coisas, até porque são peças geniais precisamente pelo facto dos circuitos serem muito simples e isso pode ser simulado. Gostava realmente de experimentar. De repente... convertia-me. Mas ainda estou convicto que faz sentido conjugar o melhor dos dois mundos e que o analógico faz certas coisas melhor que o digital e vice versa. Neste momento, o meu setup de casa é todo analógico. A minha eléctrica preferida de casa também caminha para o "vintage", tem quase 25 anos. A minha GT-10 partiu hoje para fazer feliz outro dono! :)l!! E eu ainda estou à procura de um pedal de distorção que realmente me agrade.

Para terminar... parece que as vantagens do analógico para o digital, do pedal versus rack, do simuladores de amps versus vários amps acabam por cair no mesmo: compromisso entre estes vectores: qualidade, custo, flexibilidade e objectivos. Certo?
edybar
edybar
Aprendiz de guitarra

Post Count : 32
Idade : 52
Localização : Mafra
Guitarra : Aceito ofertas...
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 05/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Pedals Analógicos e suas vantagens! - Página 2 Empty Re: Pedals Analógicos e suas vantagens!

Mensagem por mpexus Qua Fev 17 2016, 12:35

Eu acho que recaem sobre Custo/Beneficio e "Simplicidade".

Um Preset é sempre o mesmo seja em que Aparelho for, soa sempre igual, depois de programado está feito. Os custos inicialmente são possivelmente mais altos (ou não) mas depois compensam ao longo do tempo ou até sair um modelo novo, mas ao sair o modelo novo o antigo não deixa de trabalhar como muita gente pensa Wink

Ainda se está muito na fase de o Digital imitar o Analógico, mas isso vai mudar e vai ser num "piscar de olhos", lembrem-se o que eram Digital Amps há 10 anos atrás e hoje até com free VST's se tem melhor qualidade... imaginem daqui a 10-15 anos. O realmente interessante será quando o Digital fizer coisas que seriam quase impossíveis ou mesmo impossíveis em Analógico... e continuo a dizer, Amps High Gain sem ruído é algo que irá aparecer, mark my words Very Happy

Já agora e se tiveres paxorra para veres 10min:




Se não souberes quem o Andy Sneap é, uma googlada rápida diz-te mais do que eu estar aqui a escrever Very Happy
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Pedals Analógicos e suas vantagens! - Página 2 Empty Re: Pedals Analógicos e suas vantagens!

Mensagem por kouros Qua Fev 17 2016, 13:03

Já há algum tempo que apenas uso TSE 808 e S-Gear. Se me pusessem à frente gear real o meu objectivo seria replicar esse som.

O S-Gear facilita bastante a "des-digitalização" do som.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pedals Analógicos e suas vantagens! - Página 2 Empty Re: Pedals Analógicos e suas vantagens!

Mensagem por mpexus Qua Fev 17 2016, 13:14

Eu vou comprar o BadMoneky só para fazer uns testes (dai querer algo barato), pq na realidade não me vejo a ligar o gajo e a usar sempre com VST's quando o TSE 808 (ou similar) deve ser 99.9% daquilo Very Happy
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Pedals Analógicos e suas vantagens! - Página 2 Empty Re: Pedals Analógicos e suas vantagens!

Mensagem por kouros Qua Fev 17 2016, 13:26

Emular chips (fets, opamps, diodos, etc) é relativamente simples e os resultados são bons. (ou seja, simples pedais)

Emular tubas e os efeitos de capacitância, parasitância e pintelhância é que já requer um algoritmo muito mais complexo e maior capacidade de processamento.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pedals Analógicos e suas vantagens! - Página 2 Empty Re: Pedals Analógicos e suas vantagens!

Mensagem por mpexus Qua Fev 17 2016, 14:12

Isso dizem é uma das razões pq não há AxeFX e Kemper em VST's Wink

Isso e o cracalhanço que eu estimo que seja a razão principal até pq em tempos houve uma beta do Axe FX em VST
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Pedals Analógicos e suas vantagens! - Página 2 Empty Re: Pedals Analógicos e suas vantagens!

Mensagem por kouros Qua Fev 17 2016, 14:19

Acho que as cabs desses equipamentos são IR's simples. Se fossem tipo Nebula ainda iriam necessitar de mais processamento..

Eu não acredito nisso, para mim é apenas pelo crackanço e por ser um all-in-one, o que evita chatices de utilizadores a utilizarem hardware fraco ou mal configurado.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pedals Analógicos e suas vantagens! - Página 2 Empty Re: Pedals Analógicos e suas vantagens!

Mensagem por mpexus Qua Fev 17 2016, 14:26

Sim as Cabs são IR's e são os IR's que tu quiseres. Rosen, Ownhammer, Redwirez, whatever.

O Cpu do Axe é uma merda qq XPTO e ao que parece é das coisas que mais encarece o produto.

Eu por exemplo gostaria que os tipos do Kemper lançassem cá para fora um Kemper mini, não daria para fazer Profiles mas poderias importar (comprar) profiles feitos no Kemper que já existe. Sim isto seria um rombo nas vendas, mas poderiam limitar a 5-10 Presets e nada mais.

Se o fizessem e fosse mais acessível, tipo 400-500€ eu tinha um. Já pensei dizer isto aos tipos do Kemper, mas eles iriam cagar bem de alto em mim pois para eles fazer o que fazem e um Mini iria ser o mesmo e perderiam vendas no Pro Very Happy
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Pedals Analógicos e suas vantagens! - Página 2 Empty Re: Pedals Analógicos e suas vantagens!

Mensagem por kouros Qua Fev 17 2016, 14:32

Se é pelo que a malta diz, o S-Gear é muito mais barato que isso e há muita gente a dizer que é melhor que o Axe-Fx em termos de realismo.

Ainda tens a vantagem de puderes usar cabs Nebula para os dois milímetros extra de eventual realismo (com a devida taxa de CPU aplicada Laughing )
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pedals Analógicos e suas vantagens! - Página 2 Empty Re: Pedals Analógicos e suas vantagens!

Mensagem por mpexus Qua Fev 17 2016, 14:38

Bem decidi ser muita maluco e não é que enviei a minha "ideia" para os tipos do Kemper Very Happy

Sei que vão ler e dizer: AHAHAHAHAHA, espera sentado para não te cansares Very Happy
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Pedals Analógicos e suas vantagens! - Página 2 Empty Re: Pedals Analógicos e suas vantagens!

Mensagem por Slider56 Qua Fev 17 2016, 15:31

Kouros escreveu:EMG em Metallica, Slayer e afins... tudo a mesma coisa, trocam de guitarra em palco só pela estética mesmo.

Assim de repente,lembraste-me um concerto há poucos anos ;foram 3 horas de encher bem a a orelha e cada vez que mudavam de guitarras (...e não foram poucas!),independentemente dos respectivos processos de sinal,personal tunnings,etc,sentia-se/ouvia-se mudanças significativas.Estou a falar dos Eagles quando passaram pelo Pavilhão Atlântico.

Pelo que tenho lido nos últimos anos,até nem têm muito processo de sinal e o backline é relativamente espartano,mas o resultado é do melhor!

Verdade seja dita,que não me recordo de uma outra banda a mudar tanto de guitarras como eles! Twisted Evil
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pedals Analógicos e suas vantagens! - Página 2 Empty Re: Pedals Analógicos e suas vantagens!

Mensagem por PedroGRock Qui Fev 18 2016, 03:14

Bem, se ainda havia dúvidas sobre a qualidade e fidelidade dos equipamentos digitais, esse video do Andy Sneap veio tirar essas dúvidas a muita gente.

Isto daqui a uns anos, pedais e amplificadores a válvulas, com qualidade, vai ser tudo equipamentos boutique.

Neste momento estou a gravar um EP com a minha banda e tudo o que é guitarras e baixos, está tudo a ser gravado com uma POD HD500X. E o som é do \"trabalho\"!
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Pedals Analógicos e suas vantagens! - Página 2 Empty Re: Pedals Analógicos e suas vantagens!

Mensagem por pmf.c Qui Fev 18 2016, 03:29

Ainda acho o analógico/digital na guitarra parecido com o que aconteceu na fotografia.
o digital é mais prático, profissionalmente é o futuro, mas á 'qualquer coisa' nas fotos analógicas/equipamentos guitarra analógicos que não se conseguem replicar digitalmente.
E é essa 'qualquer coisa' que me faz continuar analógico.
pmf.c
pmf.c
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 111
Idade : 55
Localização : Lisboa, Alcochete
Guitarra : LP, SG, Strat
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Pedals Analógicos e suas vantagens! - Página 2 Empty Re: Pedals Analógicos e suas vantagens!

Mensagem por mpexus Qui Fev 18 2016, 03:41

Isso é saudosismo... nenhum profissional de fotografia quer voltar ao tempo do Analógico Wink
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Pedals Analógicos e suas vantagens! - Página 2 Empty Re: Pedals Analógicos e suas vantagens!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos